O que fazer em Utrecht, na Holanda

O que fazer em Utrecht, na Holanda: roteiro de 1 dia

Planejando sua viagem pela Holanda? Que tal inserir Utrecht no seu roteiro pelo país? Localizada na região central da Holanda, Utrecht é daquelas cidades imperdíveis, com todas as condições para agradar aos mais diversos perfis de viajantes. Além da boa localização que possibilita o fácil acesso de trem em menos de 1 hora partindo de cidades maiores como Amsterdam ou Rotterdam, há muito o que fazer em Utrecht. Mesmo um roteiro de apenas 1 dia é capaz de contemplar o que há de mais interessante na cidade e suas principais atrações.

Em seus 2 mil anos de história, Utrecht pode ser descrita como uma antiga cidade universitária construída em torno da Domtoren, a maior torre de Igreja de toda a Holanda e o maior orgulho dos moradores locais. O crescimento da cidade nos arredores da magnífica torre de 112 metros de altura consolidou-se em um centro histórico dos mais incríveis, patrimônio mundial da UNESCO por conta da atmosfera medieval inconfundível.

Para dar ainda mais charme à cidade, há uma extensa rede de canais cortando todo o centro histórico. O maior deles é o Oudegracht ou “antigo canal”, construído no século XII para mudar o curso do rio Oude Rijn. O mais curioso é que os canais de Utrecht estão abaixo do nível da cidade, e os estaleiros construídos à partir do século XIII funcionam hoje como um segundo conjunto de ruas, como se a cidade tivesse dois andares. Nesses estaleiros, os espaços para armazenamento dos barcos que corriam por baixo das ruas e casas da cidade hoje abrigam bares, restaurantes, lojas e até residências particulares. Por conta disso, os passeios de barco pelos canais ou a experiência de sentar-se para tomar uma cerveja à beira da água ganha ares especiais em Utrecht.

Muita gente costuma dizer que Utrecht é “uma versão menor e ainda mais intimista de Amsterdam“, por conta dos inúmeros canais, dos passeios de barco, dos charmosos cafés e restaurantes e da arquitetura típica das casas. Quer entender porque vale a pena incluir Utrecht no seu roteiro de viagem pela Holanda? Então confere o nosso roteiro com todas as dicas sobre o que fazer em Utrecht em 1 dia.

Estação Utrecht Centraal

O roteiro se inicia por uma das portas de entrada da cidade: a Estação Utrecht Centraal. A principal estação de trem da cidade fica relativamente próxima ao centro histórico de Utrecht e normalmente é possível ir caminhando até o hotel (para quem pretende passar 1 ou mais noites na cidade) ou já começar a explorar a cidade.

Dica de hotel em Utrecht: Nós ficamos hospedados no bom e barato Court Hotel City Centre, na melhor localização de Utrecht.

Utrecht Centraal - Estação de trem da cidade
Utrecht Centraal – Estação de trem da cidade

Um detalhe interessante é que a própria estação já é uma das atrações da cidade. A arquitetura moderna do teto repleto de aberturas circulares representa com maestria esta cidade que convive bem entre o histórico e o contemporâneo.

Domplein (Praça da Igreja) | O que fazer em Utrecht

Em Utrecht todos os caminhos levam até a Domplein, e não há lugar melhor para começar a explorar a cidade. A Praça da Dom (Igreja) é a maior e mais importante da cidade, e concentra algumas das principais atrações como a Domtoren, a Domkerk e a Utrecht University (Universidade de Utrech). É na Domplein também que está o centro de informações turísticas da cidade (VVV Utrecht Info Centrum). Sempre recomendamos dar uma passadinha nesses locais para obter informações, mapas e comprar ingressos para as atividades da cidade.

VVV Utrecht Info Centrum (escritório de turismo de Utrecht)
Endereço: Domplein 9
Email: [email protected]
Site: www.visit-utrecht.com

Domtoren (Torre da Igreja)

Localizada na praça central – a Domplein – a Domtoren é uma monumental torre gótica que pode ser vista de praticamente qualquer parte da cidade, marcando seu lugar nas paisagens de Utrecht há centenas de anos. Quando se fala em “coração do centro histórico”, em Utrecht ele certamente está na Domtoren.

A torre construída no século XIV foi projetada para ser parte integrante da Domkerk, a principal Igreja da cidade. Entretanto, o projeto original nunca foi de fato concluído por questões financeiras, e a igreja ficou incompleta durante muitos anos até que uma violenta tempestade de verão em 1674 destruiu o esqueleto da nave que ligaria a Igreja e a torre. Desde então a Domtoren e a Domkerk passaram a coexistir como edifícios separados, e assim permanecem até hoje.

Os exatos 112 metros de altura conferem a Domtoren o título de edifício mais alto de Utrecht e de torre de igreja mais alta de toda a Holanda. Sem dúvidas a Domtoren é a atração mais conhecida da cidade, um verdadeiro ícone de Utrecht!

Subida na Domtoren (visita guiada)

Além de vista e fotografada por fora, a torre ainda pode ser conhecida por dentro. Uma das principais atividades em Utrecht é justamente a visita guiada pela Domtoren, cujo ponto alto é literalmente a subida até o topo da torre. Claro que para isso é preciso estar com o fôlego em dia para encarar os 465 degraus.

Os tickets para fazer a subida guiada podem ser comprados no VVV Utrecht Info Centrum (centro de informações turísticas) que fica próximo a entrada da torre, na própria Domplein. A atividade costuma acontecer todos os dias, de hora em hora (das 10h às 17h) e tem duração de exatamente 1 hora. A visita guiada é feita nos idiomas holandês e inglês.

Durante a subida da Domtoren o guia faz diversas pausas nos diferentes níveis da torre para contextualizar alguns fatos e dados históricos sobre o edifício e sobre a cidade como um todo. Uma das etapas mais interessantes é no andar dos sinos e carrilhões. Ao todo são quatorze sinos pesando mais de 31 toneladas – algo difícil de encontrar em outras igrejas da Europa. O carrilhão é o sistema que aciona os sinos e permite que sejam executadas diferentes melodias.

Mas o momento mais esperado de atividades como essas é quando chegamos ao ponto mais alto e temos a vista panorâmica da cidade, certo? Afinal, é para isso que encaramos os 465 degraus! Na plataforma de observação da Domtoren é possível ver a Igreja e a praça bem de cima, além de toda a extensão da cidade de Utrecht. O visual é muito bonito e é possível circular com calma por toda a plataforma. A tela de segurança atrapalha um pouco na hora das fotos e vídeos, mas a experiência real de observação (que é o mais importante) vale a pena!

Ouvir os sinos da Domtoren

Para quem ficou curioso em ouvir os sinos da Domtoren, durante o ano todo eles costumam ser acionados aos sábados entre 11h e 12h. De abril a novembro isso acontece também às sextas, das 12:30 às 13:30.

Mas especialmente nos meses de julho e agosto (verão em Utrecht) acontece o evento De Utrechtse Klokkenspel Vereniging – uma espécie de concerto realizado todas as segundas. Nessa época a dica é estar nos arredores da Domtoren ao final do dia, quando os sinos executam desde músicas clássicas até canções populares de artistas como Queen, Abba entre outros. Nós estávamos por lá justamente nesse período e é incrível ver a praça lotada com os locais admirando o som emitido pelo conjunto de sinos.

Domkerk: a catedral gótica de S. Martinho | O que fazer em Utrecht

Ainda na Domplein bem próximo à torre fica a Domkerk, ou Catedral de São Martinho. Como já contamos, a Domkerk começou a ser construída em 1245 e deveria ser integrada a Domtoren, mas hoje são atrações separadas.

Domkerk - A catedral gótica de S. Martinho
Domkerk – A catedral gótica de S. Martinho

Por ser uma igreja “sem torre”, sua fachada não é tão imponente. Mas o interior de estilo gótico (aberto à visitação gratuita) impressiona por conta dos belos vitrais que deixam a igreja bem iluminada por luz natural. Chamam a atenção também os muitos túmulos luxuosamente decorados. Nos sábados à tarde são realizados concertos gratuitos bem populares na cidade (infelizmente não passamos o sábado por lá).

Utrecht University (Universidade de Utrecht)

Outra importante atração da Domplein é a Utrecht University, ou Universidade de Utrecht. Fundada em 1636, a universidade é uma das melhores e mais antigas da Holanda. Sua presença na cidade é responsável por atrair muitos jovens de toda a Europa, o que certamente contribui para atmosfera jovial de Utrecht (e para a grande quantidade de bares ao longo de seus canais). O edifício em si é belíssimo, um dos mais bonitos da cidade.

Caminhar pelas ruas do centro histórico | O que fazer em Utrecht

Ao seguir da Domplein em direção ao Oudegracht (antigo canal), aproveite para caminhar um pouco sem rumo pelas ruazinhas do centro histórico. Repare nas ruas com calçamento de pedras, na arquitetura das casas, no vai-e-vem das bicicletas, enfim, na vida acontecendo em Utrecht. 🙂

Canais de Utrecht – Oudegracht (antigo canal) | O que fazer em Utrecht

O centro histórico de Utrecht é todo recortado por pequenos canais. O principal deles é o Oudegracht ou “antigo canal”, que percorre praticamente toda a zona central. Ao caminhar pelas margens do canal para cima ou para baixo no mapa de Utrecht, você vai se apaixonar ainda mais pela atmosfera da cidade. Em ambas as margens do canal encontram-se alguns dos mais importantes edifícios da cidade, incluindo a Stadhuis (a prefeitura). Além disso, como já comentamos, os canais de Utrecht ficam abaixo do nível da cidade, e os estaleiros à beira da água funcionam como um segundo conjunto de ruas, como se a cidade tivesse dois andares. De um lado a outro do canal você vai encontrar bares, restaurantes e lojas de todos os tipos.

Canais de Utrecht e os bares à beira da água
Canais de Utrecht e os bares à beira da água

Mas se caminhar pelas margens do canal já é divertido, imagine poder navegar por eles e ter um ponto de vista único da cidade? Em Utrecht, além dos tradicionais passeios barco, é possível também alugar uma canoa e remar por conta própria pelos canais.

Passeio de barco (Rederij Schuttevaer)

Passeios de barco são bem populares em toda cidade com rios ou canais na Europa, e Utrecht não é diferente. Por mais de 50 anos, a empresa Rederij Schuttevaer oferece ​​passeios de barco pelos canais de Utrecht. Durante o passeio (a partir de 1 hora de duração), é possível revisitar por um novo ângulo as principais atrações do centro histórico – com informações complementares em cada ponto.

Passeio de barco (Rederij Schuttevaer)
Passeio de barco (Rederij Schuttevaer)

Rederij Schuttevaer
Oudegracht 85
www.schuttevaer.com

Aluguel de Canoas (Kanoverhuur Utrecht)

Nós quase sempre fazemos o passeio de barco convencional, mas em Utrecht a possibilidade de fazer o passeio em uma canoa por conta própria chamou a nossa atenção. Foi assim que descobrimos a Kanoverhuur Utrecht, uma empresa de aluguel de canoas para passeios nos canais de Utrecht.

Aluguel de canoas | Imagem: www.visit-utrecht.com

A empresa fica justamente em um dos antigos estaleiros e é possível contratar o serviço na hora. O custo varia em função do tempo de duração escolhido, mas é uma opção sempre mais em conta do que o passeio de barco convencional.

Nós fizemos o passeio em cerca de 2 horas, tempo suficiente para uma volta completa pelo centro histórico. Claro que antes de sair pedimos todas as dicas da melhor rota a fazer e mapeamos tudo no nosso aplicativo de mapas. A seguir, algumas fotos do percurso na perspectiva da canoa:

A atividade em si não tem grandes riscos, mas é necessário ter noções de como remar em uma canoa ou caiaque. Além disso, é bom estar com o preparo físico em dia. Para mais informações, acesse o site da empresa:

Kanoverhuur Utrecht
Oudegracht 275
kanoverhuurutrecht.nl

Tomar uma cerveja nos bares à beira do canal

Depois de passear pelo Oudegracht, nada mais merecido do que uma bela cerveja local em um dos bares ou cervejarias à beira do canal, certo? Ainda mais após 2 horas remando em uma canoa, como foi o nosso caso! 🙂 São muitas as opções de escolha, mas uma boa sugestão é a Stadskasteel Oudaen, um restaurante que funciona em um antigo castelo medieval ao longo do Oudegracht e que ainda fabrica sua própria cerveja.

Stadskasteel Oudaen
Endereço: Oudegracht 99, 3511 AE Utrecht, Países Baixos

Museum Speelklok | O que fazer em Utrecht

Quer incluir um museu no seu roteiro de 1 dia em Utrecht? A dica é um museu super característico da cidade, o Museum Speelklok, especializado em um tema super específico: instrumentos musicais antigos que funcionam de maneira automática.

A história desses instrumentos começou no século XVI, na Holanda, com o uso de carrilhões de igrejas. Ao longo dos séculos, o desejo geral das pessoas de se envolverem com a música levou à invenção de todos os tipos de instrumentos musicais que tocavam automaticamente: relógios musicais, caixas de música e os tradicionais órgãos de rua holandeses, lindamente decorados.

A visita pode ser realizada no seu próprio ritmo ou com a ajuda de um guia que traz todas as informações sobre a história de cada instrumento. O mais legal é que não precisa ser nenhum especialista no assunto para se encantar com os mecanismos e com o som das canções reproduzidas por esses aparatos antigos. Uma experiência que nos remete ao passado e que agrada tanto adultos quanto crianças.

Stadhuis – Prefeitura de Utrecht | O que fazer em Utrecht

Ainda nas margens do Oudegracht está a Stadhuis (prefeitura de Utrecht). O edifício tem elementos que remetem a sua fundação no ano 806, mas desde então passou por inúmeras reformas e restaurações. Dessa forma, o prédio simboliza não apenas a história da cidade mas também sua atmosfera de modernidade.

Prefeitura de Utrecht | Imagem: site oficial da prefeitura

Não chegamos a entrar no edifício, mas o mais curioso é que em Utrecht e em boa parte da Holanda o conceito de prefeitura é ser ‘aberta para todos’. Isso inclui, por exemplo, a possibilidade de utilizar a prefeitura como um salão de festas ou casamentos, uma prática comum na cidade. 🙂

Jantar em Utrecht: Belgisch Biercafé Olivier Utrecht

Apesar de estarmos na Holanda, a dica para o jantar em Utrecht é um restaurante local de estilo belga: o Belgisch Biercafé Olivier Utrecht. Não apenas para os amantes de uma boa cerveja, mas especialmente para quem adora conhecer restaurantes clássicos e históricos. Ninguém pode negar que o Belgisch Biercafé Olivier seja bastante peculiar – afinal, o local onde o restaurante funciona no passado foi uma Igreja em Utrecht. Sim, uma antiga igreja que se transformou em um restaurante situado na rua Achter Clarenburg, próximo ao centro histórico de Utrecht. E o maior número possível de elementos da igreja de 1860 foi preservado: o altar, as abóbadas e o órgão.

O local tem uma extensa lista de cervejas belgas e também da região de Utrecht. No cardápio, pratos belgas como mexilhões e fritas. Se quiser saber mais, leia o nosso post completo sobre o Belgisch Biercafé Olivier Utrecht.

+ Leia também: Onde comer em Utrecht – sugestões de bares e restaurantes

Utrecht à noite: caminhe pela cidade iluminada

A melhor forma para encerrar a noite em Utrecht é redescobrindo a cidade durante a noite. O projeto Wandeltocht Trajectum Lumen propõe um roteiro noturno pelas principais atrações do centro histórico, uma espécie de visita guiada interativa. Através de um aplicativo do projeto, é possível seguir um roteiro por até 19 instalações de arte luminosa aplicadas em pontos históricos de Utrecht. O aplicativo também fornece informações sobre as obras de arte, artistas e a própria cidade.

Mapa do trajeto noturno em Utrecht (Wandeltocht Trajectum Lumen)

O trajeto completo leva 50 minutos (cerca de 2,5 km), mas é possível fazer apenas parte dele. Abaixo, algumas fotos da Domtoren e das pontes de Utrecht que fazem parte do circuito de arte luminosa.

Assim termina o nosso roteiro de 1 dia com dicas sobre o que fazer em Utrecht, na Holanda. A seguir, algumas últimas informações práticas para a sua viagem. 🙂


Onde ficar em Utrecht

O Court Hotel City Centre é nossa dica de onde ficar em Utrecht. Hotel moderno e confortável, além de ter a melhor localização e um buffet de café da manhã maravilhoso. Para encontrar esse e outros hotéis na cidade pelos melhores preços, consulte o mapa abaixo:

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Utrecht

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais