Onde ficar em Perugia: Locanda della Posta

Onde ficar em Perugia, na Itália: Locanda della Posta, o primeiro hotel da cidade

Capital da Úmbria, Perugia está ao lado de Assis como uma das cidades mais conhecidas dessa linda região da Itália. Com seus quase 3.000 anos desde a fundação, Perugia se destaca por ter conseguido conservar sua memória histórica ao mesmo tempo que assumiu características de uma cidade moderna e jovial. Nesse post, vamos te ajudar a escolher onde ficar em Perugia para aproveitar ao máximo sua estadia por lá.

Uma cidade em constante transformação que preserva atrativos únicos como arcos e poços construídos pelos Etruscos; edifícios medievais, barrocos e renascentistas, palácios, fontes, basílicas, um antigo aqueduto e até uma cidade subterrânea que pode ser visitada na Rocca Paolina. Para dar conta de conhecer tudo isso e curtir a atmosfera da cidade, uma boa localização é fundamental!

Para você que buscava por dicas de onde ficar em Perugia, chegou no post certo! A partir de agora, vamos dar algumas sugestões de hotéis e apartamentos para se hospedar na capital da Úmbria. Vamos contar também como foi nossa experiência no Locanda della Posta – Boutique Hotel, o primeiro hotel a ser fundado em Perugia!

Onde ficar em Perugia

Como em grande parte das cidades europeias, Perugia não foge a regra e tem em seu centro histórico a melhor localização possível para viajantes. Especialmente para quem tem poucos dias para explorar a cidade, o melhor é ficar bem pertinho das principais atrações.

Perugia ainda possui uma característica bem particular: a cidade não é plana, e especificamente o centro histórico fica em uma das partes altas da cidade. Já a cidade “moderna” fica na parte mais baixa. Existem até escadas rolantes e meios de transporte específicos (como o “mini metrô”) que vem justamente atender à essas condições da cidade. Isso significa que hospedar-se fora do centro histórico vai exigir mais tempo de deslocamento para visitar a maior parte da zona turística de Perugia.

Claro que com isso os hotéis e apartamentos do centro histórico acabam tendo um preço um pouco mais elevado na média, mas que na nossa opinião compensa muito pela comodidade. No mapa abaixo você pode comparar entre alguns dos hotéis e apartamentos de Perugia:

Booking.com

+ Lista completa de Hotéis e apartamentos em Perugia, na Itália

Mas mesmo nessa região é possível conseguir opções com bom custo e excelente qualidade. Para quem curte se hospedar em apartamentos, uma super dica é a Casa Malichi – Retro Apartment – Centro Storico.

Entretanto, se você quer realmente ficar em um hotel na melhor localização de Perugia, os arredores do Corso Vannucci e do Palazzo dei Priori são o que a gente pode chamar de “coração” da cidade. Nossa dica pessoal de um hotel nessa região que ofereça além da boa localização muito conforto é o Locanda della Posta – Boutique Hotel. Quer saber como foi nossa estadia por lá, e porque recomendamos esse hotel? Então é só seguir a leitura! 😉

Locanda della Posta – Boutique Hotel: fundado em 1786, o mais antigo e tradicional hotel da cidade

Ao fim do século XVIII, um antigo e luxuoso palácio é transformado em uma pousada com estábulo para os viajantes, e rapidamente se torna conhecida em toda a Europa. A placa na porta indicava “Locanda della Posta con stallamento”. Assim começa a história do hotel mais antigo de Perugia, atualmente conhecido como Locanda della Posta – Boutique Hotel. O local é portanto não apenas um simples hotel da cidade, e sim parte de sua própria história.

Onde ficar em Perugia: Fachada do Hotel Locanda della Posta
Onde ficar em Perugia: Fachada do Hotel Locanda della Posta

Entretanto, engana-se quem pensa que por conta disso seja um hotel caríssimo, ou de luxo excessivo, ou mesmo “fora de moda”. Muito pelo contrário. Com preços na média da cidade, o hotel soube manter-se alinhado com os novos tempos e encontra-se inteiramente renovado – tendo inclusive adotado um estilo contemporâneo na decoração de grande parte das áreas comuns e dos quartos, como mostraremos mais adiante.

Localizado na própria Corso Vannucci – uma espécie de Champs Élysée de Perugia – o Locanda della Posta fica dentro da chamada ‘zona de tráfego limitado’, onde as ruas são apenas para pedestres e carros não entram. Apesar disso, o acesso ao hotel é bem fácil. Se estiver de carro, são oferecidas vagas de estacionamento a poucas quadras de distância. Se estiver de trem – como foi o nosso caso – o hotel está a cerca 5 minutos de caminhada de uma das estações do mini-metrô de Perugia.

Nessa localização bastante central você estará perto de todas as principais atrações de Perugia, sendo possível desbravar a cidade a pé.

Nosso quarto no Locanda della Posta – Boutique Hotel

Ficamos em um quarto de estilo “standard” no 3° andar do hotel, com vista para o pátio interno. Esse padrão de quarto é a segunda categoria mais simples, a frente somente do “economy”. De um modo geral, podemos definir o tamanho do quarto entre pequeno e médio (cerca de 20 m²). A decoração segue estilo contemporâneo e é muito clean. Com exceção do piso em madeira, quase tudo é branco com detalhes em bege (cortinas e almofadas da cama). Algumas fotos artísticas em sépia ou preto&branco compõem a atmosfera do ambiente.

Nosso quarto no Locanda della Posta
Nosso quarto no Locanda della Posta

Nesse padrão de quarto não há grandes luxos, mas o quarto oferece todo o necessário para uma boa estadia na cidade. Com sistema de ar condicionado/aquecimento, TV e cama confortável, o quarto é silencioso e fica bem escuro com as cortinas fechadas, proporcionando ótima noite de descanso.

O banheiro surpreende por proporcionalmente ser muito amplo. A estética permanece a mesma, e basicamente tudo é branco. O espaço de chuveiro é bem amplo e conta com um chuveirão mesmo – nada daquelas banheiras antigas adaptadas. A pia é igualmente ampla e bem iluminada. São oferecidos secador de cabelo e um kit de amenities da marca Ortigia super completo, com tudo que tem direito! 🙂

Banheiro do quarto
Banheiro do quarto

Café da Manhã do Locanda della Posta

O café da manhã é servido em estilo buffet num elegante salão que parece remeter ao passado do histórico palácio onde funciona o hotel. Com detalhes em mármore, afrescos no teto e grandes janelas permitindo a entrada de luz natural, o ambiente é agradabilíssimo para iniciar sua manhã em grande estilo.

Salão de café da manhã do hotel Locanda della Posta
Salão de café da manhã do hotel Locanda della Posta

O buffet oferece uma boa variedade de pães, frios, queijos, geleias, mel, frutas frescas e secas, sucos, cereais, iogurtes e até uma torta do dia – aparentemente feita no próprio local. Alguns detalhes extras são a máquina de waffle – que o próprio hóspede pode preparar na hora – e uma processadora de sucos daquelas bem completas. Além de frutas como laranja e maça, cenouras e algumas hortaliças frescas poderiam ser utilizadas para produzir um suco bem natural e saudável.

Café da manhã - Locanda della Posta
Café da manhã – Locanda della Posta
Café da manhã - Locanda della Posta
Café da manhã – Locanda della Posta

Entre as opções quentes, ovos mexidos ou cozidos e bacon, tudo de excelente qualidade no preparo. As bebidas quentes como cafés (puro ou com leite), cappuccino e chás eram servidas na mesa sob demanda.

A impressão geral é de que tudo era muito fresco e de boa qualidade. O buffet é bem organizado e a reposição acontece com frequência, garantindo tudo bem fresco.

O que mais o hotel oferece

O wifi é gratuito e de boa qualidade tanto nos quartos quanto nas áreas comuns do hotel.

Apesar de nos quartos standard não haver cafeteira, há uma máquina Nespresso a disposição dos hóspedes em um pequeno espaço gourmet ao lado da recepção do hotel – as cápsulas são cortesia. No período da tarde, nesse mesmo espaço são oferecidos alguns biscoitos típicos da região, além de sucos ou chás gelados, em uma espécie de chá da tarde. Não é algo que substitua uma refeição, mas certamente é um gesto bem simpático para os hóspedes. Nós conseguimos aproveitar tanto o cafezinho quanto o chá da tarde durante a nossa estada por lá. 🙂

Qual o preço da diária do Locanda della Posta – Boutique Hotel

As diárias para casal no Locanda della Posta – Boutique Hotel custam a partir de 120 euros, COM café da manhã incluído.

+ Reserve agora mesmo seu quarto no Locanda della Posta – Boutique Hotel

Onde ficar em Perugia: Avaliação Final do Locanda della Posta – Boutique Hotel

Muitas vezes usamos o termo “no coração da cidade” para dizer que o hotel estava bem localizado, em uma posição bastante central. Mas poucas vezes esse termo foi tão preciso quanto na definição do Locanda della Posta – Boutique Hotel. Aliás, não é nem dizer que o hotel ESTÁ no coração da cidade. Ele É uma parte do coração da cidade, tamanha sua relevância histórica para Perugia. Mas ao invés do caminho confortável de simplesmente sentar-se na fama de ser o primeiro hotel da cidade, o Locanda della Posta se manteve atual e rejuvenescido, conciliando a modernidade e o conforto exigidos pelos tempos atuais com o profissionalismo e a competência que perduram por sua secular existência.


Dicas de atividades em Perugia


Use internet ilimitada em Perugia e demais cidades da Europa

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o vôo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Agora que você já sabe onde ficar em Perugia, na Úmbria, não se esqueça que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Itália. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais