O que fazer em Spello, na Úmbria: bate-volta a partir de Assis, na Itália
O que fazer em Spello: bate-volta a partir de Assis

O que fazer em Spello, na Úmbria: bate-volta a partir de Assis, na Itália

Sabe aquela Itália do imaginário, das cidadezinhas charmosas e cenários deslumbrantes? Se é em busca disso que a Itália entrou nos seus planos de viagem, que tal incluir a região da Úmbria no roteiro? Conhecida como “Il cuore verde d’Italia” (coração verde da Itália) por conta de sua paisagem de montanhas e florestas, a Úmbria oferece opções diversas e encantadoras. É o caso de sua capital Perugia, ou da medieval e religiosa Assis, que não podem faltar em nenhum roteiro pela região. E que tal incluir um bate-volta a partir de Assis até um pequeno e charmoso vilarejo a somente 12 km de distância e com muita história pra contar? Estamos falando de Spello, a pequena comuna italiana que é um perfeito exemplar de tudo aquilo que buscamos ao eleger a Itália como destino de viagem. Essa joia da Úmbria pode ser completamente visitada em cerca de 2 ou 3 horas e é o destino perfeito para um bate-volta na região em uma manhã ou uma tarde.

+ Leia também: o que fazer em Assis?

Nesse post, preparamos uma sugestão de itinerário para quem deseja incluir Spello como um destino de bate-volta. É um roteiro que pode ser feito em cerca de 3 horas, podendo variar para mais ou para menos dependendo do seu ritmo ao explorar a cidade. Ideal para uma manhã ou uma tarde livre na viagem pela Úmbria. Quer conferir o que fazer em Spello? Então é só seguir com a gente! :).


Bate-volta de Assis para Spello

Depois do café da manhã no Hotel Pallotta em Assis, pegamos o ônibus (linha C) até a estação e de lá tomamos o trem até Spello, cidade histórica e vizinha de Assis. O trajeto entre as duas cidades pode ser realizado tanto de trem como de ônibus. Ambos acabam levando cerca de 30 minutos no trajeto até Spello (o trem é mais rápido mas a estação fica na parte baixa de Assis, ao passo que o terminal rodoviário fica na parte alta, bem no centro histórico). Nós optamos por ir de trem e voltar de ônibus (E415), por conta dos horários de cada um.

Dica de economia: Para quem pretende conhecer mais cidades da região da Umbria, uma super dica de economia é o Umbria.GO. Basicamente é um bilhete integrado para viagens ilimitadas por toda a região, válido para ônibus urbanos e suburbanos, passeios de barco, metrôs, funiculares e até trens intermunicipais por toda a Úmbria. É possível adquirir a sua versão do cartão com validade para 1,2,3 ou até 7 dias de utilização. O Umbria.GO pode ser comprado nas bilheterias da Busitalia e Trenitalia da região de Umbria ou nos escritórios de turismo de cada cidade.

Cartão Umbria.GO, o cartão de transportes em toda a Úmbria

Chegada a Spello

Para otimizar o tempo, reservamos uma visita guiada com o pessoal da @umbriatourism, o escritório de turismo da região. Logo na chegada a Spello fomos recebidos pelo nosso guia, o Michele Tomassoni (lê-se Mikele! Na Italia este é um nome masculino assim como Daniele). Para quem quiser, o instagram dele é @umbriaguide.

Nosso guia, o Michele Tomassoni (@umbriaguide)

Ou seja, esse roteiro é cheio de dicas de quem mais entende de Úmbria: um guia local! 🙂

Porta Consolare

Da estação de trem de Spello vai uma pequena caminhada de 5 minutos até chegar em uma das portas de entrada da antiga cidade murada, a Porta Consolare. Estima-se que a Porta Consolare tenha sido construída ainda no ano 40 a.C como uma entrada formal para a cidade, até este momento ainda sem muros. A torre medieval com o relógio (à direita) e a casa à esquerda foram construídas posteriormente, já sobre fundações romanas. Fato é que o belíssimo “cartão de visitas” de Spello impressiona.

Porta Consolare em Spello: principal porta de entrada da cidade

Nesse momento já é possível notar que a cidade de fato preserva muito da Roma Antiga em seus monumentos e atrações. Arquitetura, história e ruas floridas são a marca registrada do primeiro ao último minuto da estada em Spello.

Casas e ruas floridas

Falando em flores, uma das características mais marcantes de Spello são os balcões floridos e bem cuidados de quase todas as casas e ruelas da cidade. Muito disso é fruto de um concurso realizado pela prefeitura. O “Finestre, balconi e vicoli fioriti” (Janelas, sacadas e becos floridos) elege todos os anos as melhores decorações das casas e ruas de Spello. As vencedoras recebem placas para celebrar o feito.

Sacadas e ruas floridas em Spello. Nas paredes, as placas das últimas premiações em uma das ruas mais premiadas.
Sacadas e ruas floridas em Spello. Nas paredes, as placas das últimas premiações em uma das ruas mais premiadas.

Isso gera uma competição saudável entre os moradores, que embelezam com o maior esmero possível seu patrimônio. E o pessoal leva isso muito a sério! Durante a nossa pequena estada na cidade, presenciamos vários moradores realmente cuidado das plantas e de cada detalhe para deixar tudo impecável. O resultado é um processo de embelezamento urbano natural, barato, e que atrai turistas para o vilarejo. Achamos genial a ideia!

Chiesa Santa Maria Maggiore

Como acontece em quase toda cidade medieval europeia, as Igrejas também merecem destaque em Spello. Mesmo sendo um pequeno vilarejo, são duas importantes igrejas. A maior e mais importante delas é a Santa Maria Maggiore, que infelizmente estava fechada para restauração quando visitamos – só foi possível admirar por fora.

Chiesa Santa Maria Maggiore em Spello
Chiesa Santa Maria Maggiore em Spello

Localizada na Piazza Matteotti, a Igreja de Santa Maria Maggiore foi construída nos séculos XII e XIII sobre os restos de um altar sagrado. A fachada é caracterizada por um portal românico do século XIII em mármore, além da torre que preserva os sinos originais de 1200 e 1400. Para quem tiver a sorte de conseguir visitar também o interior, destaque para obras valiosas como os afrescos do século XVI do pintor italiano “Il Pinturicchio”. Em seu altar-mor também é possível observar dois afrescos de um dos mais famosos pintores da região: Pietro Perugino.

Chiesa San Lorenzo Martire

A outra Igreja do centrinho de Spello é a linda San Lorenzo Martire – linda por dentro e por fora. A data e as circunstâncias de sua fundação não são totalmente certas, mas estima-se que sua construção tenha se iniciado em 1120, a pedido dos próprios moradores que inclusive teriam custeado as obras.

Igreja San Lorenzo Martire em Spello
Igreja San Lorenzo Martire em Spello

Museo delle Infiorata

Desde 1831, o nono domingo depois da Páscoa em Spello é dedicado a um evento chamado Infiorata del Corpus Domine. Nesse dia, todos os anos, as ruas de Spello são recobertas por tapetes de pétalas de flores que chegam a superar 50 metros de comprimento. Durante o evento, a cidade recebe quase 100 mil visitantes em um único final de semana! Não, nós não demos a sorte de estar em Spello justamente nessa época. Mas o Museo delle Infiorata funciona nos finais de semana do ano todo e recebe os visitantes interessados em conhecer mais sobre o evento.

Museo delle Infiorata em Spello

O museu fica na bonita Piazza della Repubblica. Com entrada gratuita, reúne fotos de edições passadas do evento, além de um esboço do projeto para o tapete da próxima edição da Infiorata. No chão, um grande tapete reproduz o desenho de uma infiorata semelhante às encontradas nas ruas durante o evento. Visita bem rapidinha e imperdível para quem está em Spello!

Porta Venere

A Porta Venere é mais um dos seis portões da cidade de Spello. O nome (Venere=Vênus) se deve à proximidade do portão com um antigo templo dedicado à deusa da beleza, Vênus. Aliás, beleza é o que não falta em suas duas torres laterais e nas paisagens que se pode observar lá de cima.

Porta Venere, em Spello

VMS – Villa dei Mosaici si Spello

O VMS – Villa dei Mosaici si Spello é um complexo do período imperial descoberto por acaso no ano de 2005, durante escavações para a construção de um novo estacionamento. Agora transformado em museu, o local era em seu passado a residência de um nobre morador da cidade (possivelmente um comerciante de azeite ou vinho por conta dos vestígios encontrados). O nome “vila dos mosaicos” se deve ao fato de toda pavimentação original do local ser decorada por mosaicos e pinturas, que foram restaurados e estão abertos a visitação (tickets podem ser comprados na hora da visita).

VMS – Villa dei Mosaici di Spello

Não é imperdível, mas é interessante pelo inegável aspecto cultural e para entender um pouco mais sobre como era a vida na região alguns séculos atrás.

Ao final da visita, nos despedimos de Spello e pegamos o ônibus de volta a Assis. Abaixo, um mapa com as principais atrações que visitamos em Spello.

Assim como a vizinha Assis, o melhor de Spello é sua arquitetura apaixonante e sua atmosfera medieval. Um lindo vilarejo que adoramos conhecer! É claro que daria pra ficar mais tempo por lá (até uma noite talvez!), e se esse for o seu caso, não deixe desbravar cada cantinho dessa cidade com calma, e de ter uma bela e típica experiência gastronômica em algum dos restaurantes da região – sentimos falta disso para fechar com chave de ouro nosso roteiro! Mas quem sabe um dia a gente volta e “completa” essa experiência? 🙂

Detalhes das ruas e casas de Spello
Detalhes das ruas e casas de Spello

Dica de onde ficar em Assis

Ainda não tem hotel em Assis? Então corre pra conferir o nosso artigo completo sobre o Hotel Pallotta Assisi. Tenho certeza que você vai adorar! E se ainda assim ficar na dúvida sobre onde se hospedar em Assis, compare todas as opções disponíveis no Booking e reserve com antecedência seu hotel em Assis!

Booking.com

No link abaixo você consegue acessar a lista completa de hotéis e apartamentos em Assis, e pode aproveitar para já garantir a sua reserva!

+ Lista completa de Hotéis e apartamentos em Assis, na Itália


Use internet ilimitada em Spello e demais cidades da Europa

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o vôo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Agora que você já sabe onde ficar em Spello, não se esqueça que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Itália. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

* 💡As dicas do Escritório de Turismo @umbriatourism foram excelentes para ajudar a planejar nosso roteiro. Fica aqui o nosso agradecimento!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários
  • Olá, adorei ver essa matéria sobre Spello, parabéns! Também acho esta cidade um encanto. Ela nos conquistou desde que viemos morar nas redondezas, e há três anos decidimos nos estabelecer definitivamente por aqui. A nossa casa fica bem pertinho da Porta Venere. Quando estiver de novo de passagem por Spello, pare aqui para tomar um café!

    • Olá MAriangela! Desculpe a demora em responder, estávamos em uma viagem pelos Mercados de Natal da Europa e só retornamos agora. 🙂 Que legal que gostou da matéria! E vamos aceitar esse convite, hein? Esperamos um dia voltar nessa região tão incrível! Bjs! 🙂

Viajar é Demais