O que fazer em Assis - roteiro de 24 horas

O que fazer em Assis em um dia: roteiro de 24 horas na cidade de São Francisco, na Itália

Famosa essencialmente como destino de peregrinação religiosa por conta de dois de seus filhos ilustres (São Francisco e Santa Clara), a linda cidade italiana de Assis (em italiano, Assisi) costuma entrar em roteiros pela Itália como um típico destino de “bate-volta” a partir de Roma. Em um primeiro momento, Assis dá mesmo a impressão de ser uma cidade que poderia ser desbravada em algumas poucas horas. Esse era o nosso plano inicial, mas em algum momento, talvez por “inspiração divina” do padroeiro da cidade, optamos por passar mais do que uma simples tarde em Assis. Foi o suficiente para Assis se tornar uma grata surpresa e uma de nossas favoritas em toda a Itália! De fato, a Basílica de São Francisco de Assis é isoladamente a maior atração da cidade. Mas há muito mais o que fazer em Assis e arredores!

Mais do que as atrações em si, o que realmente nos encantou foi a atmosfera da cidade, a arquitetura das casas com suas pedras de coloração rósea que conferem uma identidade única a Assis e a toda a Umbria. Caminhar por suas ruas estreitas é uma viagem no tempo, nos remetendo aos tempos medievais. Além disso, a “fama” por conta da Basílica de São Francisco trouxe (e ainda traz) muito turismo e consequentemente muito dinheiro para a cidade, que consegue com isso manter-se preservada tal qual uma cidade que congelou o passar dos anos.

Viver a experiência de estar em Assis é algo único. Independente da religião ou credo de cada um, a atmosfera única da cidade inspira a reflexão, sugere um tempo desacelerado, mais focado no lado humano. Um tempo de agradecer pelas escolhas e oportunidades de viajar por esse mundo afora. ⁠

Nesse post, preparamos um roteiro bem completo com um passo a passo de tudo que dá pra fazer em 24 horas em Assis. Você vai ver que além de toda a sua riqueza histórica e religiosa, Assis encanta por ser um vilarejo medieval surpreendente, repleto de paisagens e vistas de tirar o fôlego e com uma gastronomia de dar água na boca, típica da região da Úmbria. Que tal conhecer todas as principais atrações de Assis e ainda tirar um tempinho para explorar a lindíssima e vizinha Spello, um típico vilarejo da Umbria? Então segue com a gente! 🙂


Como chegar em Assis?

As três melhores formas de ir até Assis a partir de Roma são: de carro alugado; de ônibus ou de trem. Particularmente, recomendamos o trem como meio de transporte ideal para ir de Roma até Assis. Esse trecho é feito pela Trenitalia, a companhia de trem oficial do país, e os tickets para deslocamentos regionais como esse normalmente podem ser comprados até mesmo na estação de trem, no próprio dia da viagem. Em alguns casos, para preços mais em conta, o ideal é planejar com antecedência e comprar tudo online.

Caso vá fazer mais trechos de trem ao longo da viagem, aí a dica é dar uma olhada nos passes de trem da Eurail. Eles dão flexibilidade de pegar qualquer trem regional por um custo fixo e sem necessidade de reserva antecipada. Economia e praticidade.


Roteiro de 24 horas em Assis

Chegada em Assis (entre 11h e 12h)

Independente do meio de transporte escolhido, o trajeto entre Roma e Assis leva de 2h a 3h. Sendo assim, o ideal é sair o mais cedo que puder de Roma para chegar entre 11h da manhã e meio dia. Assis tem uma geografia bastante peculiar. A cidade começa em uma área plana (onde fica a estação de trem) e sobe pelas encostas do Monte Subasio. A Assis medieval e suas principais atrações ficam na parte alta, onde tudo pode ser feito a pé. Para quem vai de trem (como foi o nosso caso), da estação de Assis até a parte alta da cidade onde ficam as atrações turísticas ainda leva mais cerca de 15 minutos de ônibus (tickets individuais podem ser adquiridos na própria estação). Fique atento ao visual durante a subida, que é lindíssimo! Mal dá pra sentir o tempo passar.

Fotos tiradas da janela do ônibus na chegada em Assis
Fotos tiradas da janela do ônibus na chegada em Assis

Dica de economia: Para quem pretende conhecer mais cidades da região da Umbria, como Spello, Perugia ou Orvieto, uma super dica de economia é o Umbria.GO. Basicamente é um bilhete integrado para viagens ilimitadas por toda a região, válido para ônibus urbanos e suburbanos, passeios de barco, metrôs, funiculares e até trens intermunicipais por toda a Úmbria. É possível adquirir a sua versão do cartão com validade para 1,2,3 ou até 7 dias de utilização. O Umbria.GO pode ser comprado nas bilheterias da Busitalia e Trenitalia da região de Umbria ou nos escritórios de turismo de cada cidade.

Cartão Umbria.GO, o cartão de transportes em toda a Úmbria

Basílica de Santa Clara (Piazza Santa Chiara)

Após fazer o check in e deixar as malas no seu hotel (nós ficamos no Hotel Pallotta Assisi), é hora de desbravar a cidade! O centro histórico de Assis é formado por ruelas, escadarias e algumas ladeiras, e as atrações ficam em sua maioria bem próximas umas das outras. Não há exatamente um único percurso possível – você pode adaptar em função da localização do seu hotel, por exemplo.

Para tentar otimizar todas as atrações de Assis em 24 horas, nossa sugestão é iniciar o seu dia pela Piazza Santa Chiara. A praça é ampla e sempre bem movimentada. Ao centro uma fonte de água e um carrossel fazem sucesso entre os visitantes, em especial as crianças. Mas o grande destaque da praça é a Basílica de Santa Clara.

 Piazza Santa Chiara em Assis
Piazza Santa Chiara em Assis

Construída entre 1257 e 1265 após a morte de Santa Clara (Chiara em italiano) em torno da antiga igreja de San Giorgio, a Basílica de Santa Clara é uma igreja de estilo arquitetônico gótico, lembrando um pouco a Basílica de São Francisco de Assis.

De interior simples, o que chama mais a atenção é mesmo o seu exterior, em especial a bela fachada composta por uma estrutura de três grandes arcos laterais e recoberta por pedras brancas e rosas – típicas da arquitetura de Assis. A igreja é aberta para visitação gratuita.

Basílica de Santa Clara, em Assis
Basílica de Santa Clara, em Assis

Em um dia de tempo bom vale aproveitar a bela vista do mirante da Piazza Santa Chiara. Dali se pode observar paisagens típicas da região da Úmbria, com planícies e belos campos recortados pelas construções medievais da cidade de Assis.

Vista do mirante na Piazza Santa Chiara, em Assis
Vista do mirante na Piazza Santa Chiara, em Assis

Catedral de San Rufino (Piazza San Rufino)

Na sequência, siga até a Piazza San Rufino, outra importante praça do centro histórico de Assis. De tamanho mais modesto que a anterior, a praça também chama a atenção por ser toda em tons de cinza, branco e rosa, as típicas cores das pedras extraídas do Monte Subásio. As duas atrações de maior destaque da praça são a Fontana di San Rufino e a imponente Catedral de San Rufino.

Catedral de São Rufino (Piazza San Rufino)
Catedral de San Rufino e Fontana di San Rufino (Piazza San Rufino)

Historiadores medievais indicam que esta versão de estilo românico seria a terceira igreja já construída neste mesmo local. Em uma de suas primeiras versões, a Igreja foi utilizada para armazenar os restos mortais do bispo Rufinus de Assis, martirizado no século III. Em 1140, uma nova reconstrução foi iniciada, em projeto que durou várias décadas. Em 1571, foi a vez do interior da Catedral ser todo reformado, assumindo sua forma presente.

É difícil não se impressionar pela bela fachada toda construída com pedras da região e configurando um exemplo típico das igrejas da Úmbria do século XII. Impressiona também saber que nesse lugar, em sua pia batismal, São Francisco foi batizado em 1182 e Santa Clara em 1193. Um local de grande importância histórica.

Ainda no interior da Catedral, não deixe de visitar também a Capela do Santíssimo Sacramento, toda em estilo barroco (original de 1541) e parcialmente recoberta por lindos afrescos pintados por artistas locais. A entrada (da Catedral e da Capela) é aberta para visitação.

Rocca Maggiore

Da Piazza San Rufino é hora de seguir até um dos pontos mais altos de Assis, onde fica localizada a fortaleza Rocca Maggiore. Os primeiros registros da Rocca Maggiore datam de 1174, mas acredita-se que o local seja mais antigo do que isso. Em seu passado, a fortaleza era considerada um local sagrado e essencial para a defesa da cidade. Após sua destruição total em 1198 por conta de uma revolta popular contra o governo da época, a Rocca foi reconstruída em 1365 como um mirante, tornando-se um exemplo típico da arquitetura militar medieval. Daí por diante o local sofreu várias adaptações a cada alternância de poder na região, ao passo que seu papel defensivo aumentava em relevância. Isso justifica a inclusão de torres e bastiões ao longo de sua estrutura. Nos anos 1600, a Rocca foi completamente abandonada e permaneceu quase intacta até o século XX.

A fortaleza Rocca Maggiore, em Assis
A fortaleza Rocca Maggiore, em Assis

Atualmente a Rocca Maggiore está aberta para visitação, e é uma das atrações mais interessantes de Assis. É o tipo de atividade que costumo dizer que é “completa”: tem caminhada, tem natureza, tem paisagens maravilhosas e tem (muita) história. Simplesmente imperdível! A começar pelo caminho de subida, que apesar de envolver algumas ladeiras e pequenas escadas, não é nada que exija um preparo físico fora do comum. O que tira o fôlego mesmo é o visual! Durante o percurso é bem provável que você pare inúmeras vezes para admirar e fotografar cada cenário.

Um pouco do caminho e do visual na subida e na descida para a Rocca Maggiore
Um pouco do caminho e do visual na subida e na descida para a Rocca Maggiore

A visita em si consiste em conhecer o interior da fortaleza, desde o pátio interno, passando pelos salões que evocam temáticas inspiradas na vida medieval. Do alto de sua torre mais alta, é possível desfrutar de uma vista maravilhosa de toda a cidade de Assis que se estende por grande parte do vale da Úmbria. Em dias de céu limpo, dizem ser possível observar até cidades mais distantes como Spoleto ou até mesmo a capital Perugia.

Detalhes da visita a Rocca Maggiore em Assis
Detalhes da visita a Rocca Maggiore em Assis

A entrada para a Rocca Maggiore pode ser adquirida nas bilheterias da própria atração. O Assisi Welcome Card (cartão de descontos da cidade) oferece um preço reduzido na atração (no final do post contamos mais sobre o funcionamento do cartão). É possível ainda adquirir um bilhete integrado que inclui 3 atrações (Pinacoteca e Foro Romano além da Rocca Maggiore) e cujo valor é ainda mais reduzido. A visita a Rocca Maggiore leva de 45 minutos a 1 hora.

Santa Maria delle Rose

No caminho de volta, não deixe de passar na escondida Igreja de Santa Maria delle Rose, na via de mesmo nome. Apesar de ficar bem próxima das demais atrações de Assis, a igreja não faz parte do roteiro turístico tradicional e portanto recebe menos visitantes. De entrada gratuita e rápida visitação, a igreja exibe uma exposição permanente de Nossa Senhora inspirada na obra do artista italiano Guido Dettoni della Grazia.

Santa Maria delle Rose
Santa Maria delle Rose

Esculpida a mão, a obra ora se parece com a forma de uma pomba, ora com Maria grávida, ora com o manto de Nossa Senhora – tudo depende do ângulo em que se observa. Aliás, não apenas observa-se. É possível tocar em uma réplica da obra, numa autêntica experiência sensorial que se complementa pelo som ambiente e pelo perfume que aromatiza o ambiente. Detalhe: das várias versões da escultura expostas, duas delas utilizam madeira de espécies brasileiras: sucupira e maracatiara! Uma igreja moderna, bem diferente do habitual. A Igreja é aberta a visitação e não tem cobrança de entrada. É gratuita.

Piazza del Comune

Principal praça de Assis, a Piazza del Comune está situada onde seria o terraço do templo da cidade antiga – o que restou ainda pode ser visitado nos subsolos da praça, no Foro Romano de Assis. Com a queda do Império Romano, o renascimento da praça se deu a partir do desenvolvimento da cidade medieval, que estabeleceu sua primeira sede no Templo de Minerva em 1212 – que também existe até os dias de hoje. Apenas em 1881 a praça alcançou o tamanho e estrutura atuais, com direito até a uma belíssima fonte. Sua localização central é ponto de encontro das principais ruas vindas dos portões da cidade (Cappuccini, Moiano, Nuova, Perlici, San Francesco, San Giacomo e San Pietro). Atualmente, a praça oferece diversas opções de restaurantes como a deliciosa Trattoria Pallotta, além de lojas de artigos locais.

Piazza del Comune em Assis
Piazza del Comune em Assis

Além da praça em si ser um espetáculo de bonita, vale destacar pontualmente algumas das principais atrações:

Visit Assisi (escritório de turismo)

Na Piazza del Comune fica localizado o escritório de turismo de Assis (Visit Assisi). Sempre recomendamos visitar esses locais para obter mapas e informações atualizadas sobre a cidade.
Site: http://www.visit-assisi.it

Foro Romano

O Foro Romano de Assis consiste em uma visita aos subterrâneos da Piazza del Comune (encontrado durante escavações em 1836). Além de entender melhor a estrutura da cidade antiga, é possível observar uma série de objetos e peças originais como sarcófagos, antigas inscrições de Assis e estátuas, além de um pedaço da base original do templo antigo.

Foro Romano em Assis
Foro Romano em Assis

Dentre as atividades em Assis considero essa a mais “dispensável”. Apesar de interessante, o impacto da visita é baixo se comparado ao que encontramos em cidades maiores da Itália como Roma. A entrada para o Foro Romano pode ser adquirida nas bilheterias da própria atração. O Assisi Welcome Card (cartão de descontos da cidade) oferece um preço reduzido na atração. É possível ainda adquirir um bilhete integrado que inclui Pinacoteca e Rocca Maggiore além do Foro Romano, cujo valor é ainda mais reduzido. A visita leva cerca de 30 minutos.

Templo de Minerva (Igreja de Santa Maria sobre Minerva)

Em uma das laterais da Piazza del Comune fica o imponente Templo de Minerva – também conhecido como Igreja de Santa Maria sobre Minerva. Apesar de construído ainda no século I, sua fachada é incrivelmente bem preservada, mantendo muito de sua aparência original. Como o nome deixa evidente, o local foi construído como templo de adoração à Deusa Minerva. Somente nos tempos medievais o local foi transformado em Igreja cristã – mas a aparência de templo romano e as 6 colunas permanecem. O templo é declarado patrimônio mundial pela UNESCO.

Templo de Minerva (Igreja de Santa Maria sobre Minerva)

A visita é gratuita e bem rápida, já que o interior é pequeno – praticamente uma capela. Vale a visita.

Torre Del Popolo

O edifício ao lado do Templo de Minerva é chamado de Torre del Popolo, uma belíssima torre com um relógio. O edifício anexo é o Palazzo del Capitano del Popolo. Construído em 1275, o edifício de três andares atualmente funciona como sede dos Carabinieri (a polícia local).

Torre Del Popolo

Igreja e Casa de São Francisco (Chiesa Nuova | Casa di San Francesco)

Na pracinha ao lado da Piazza del Comune está a Chiesa Nuova, uma igreja construída em 1615 sobre o que seriam os restos da casa paterna de São Francisco de Assis. O local conta parte da historia de São Francisco. Na parte interna da Igreja há uma replica da cela onde São Francisco foi preso pelo pai para desviá-lo de sua vida como penitente e de seu amor pelos pobres. O interior ainda abriga uma estátua de madeira do Santo em oração. Do lado de fora ficam as estátuas dos pais de São francisco. Mais uma atração gratuita e de rápida visita.

Igreja e Casa de São Francisco (Chiesa Nuova | Casa di San Francesco)
Igreja e Casa de São Francisco (Chiesa Nuova | Casa di San Francesco)

Via Portica e Via S. Francesco em direção à Basílica de São Francisco de Assis

Agora é hora de finalmente seguir em direção à Basílica de São Francisco de Assis, um trajeto de cerca de 800 metros por algumas das ruas principais do centro histórico como a Via Portico e Via S. Francesco. Apesar da distância relativamente curta, reserve um tempinho a mais para o trajeto. Isso porque o caminho até a Basílica apresenta uma série de atrações:

Lojinhas de produtos locais

Por serem ruas “obrigatórias” para todos os turistas em Assis, essa é a zona que concentra a maior quantidade de lojas. E o que é possível comprar em Assis? Se você pensou em artigos religiosos e souvenirs em geral, acertou na mosca! São muitas lojinhas vendendo todo tipo de lembrancinha da cidade, e é quase impossível resistir – nós mesmos compramos alguns santinhos para a família e um azulejo pintado a mão para enfeitar nossa casa.

São muitos também os empórios e lojas de produtos alimentícios típicos da região: vinhos, frios, pães, biscoitos. Prepare-se pois a tentação será grande! 🙂
Dica: não deixe de comprar uma garrafa dos vinhos da região, como o Assisi Rosso ou o Sagrantino.

O que comprar em Assis: lojas de artigos religiosos, souvenirs e comidas típicas
O que comprar em Assis: lojas de artigos religiosos, souvenirs e comidas típicas

Mirantes e paisagens exuberantes

Pelo caminho, vez ou outra você irá se deparar com mirantes de vistas incríveis como essa da foto. Aí não tem jeito, é parar um pouquinho, contemplar e fotografar.

Arquitetura das casas e ruas de Assis

A todo momento ao longo do trajeto chama a atenção a belíssima arquitetura das casas e ruas de Assis. Mas afinal, não é pra isso que viajamos? Tem coisa melhor do que se perder pelas ruas de uma cidade medieval europeia? Um exemplo disso é essa esquina ao final da Via Frate Elia (uma referência próxima é o Hotel Minerva), que se tornou um dos cartões postais da cidade. E vai dizer que não é lindo mesmo?

Pinacoteca Comunale

Ainda na Via S. Francesco, quase na chegada à Basílica de São Francisco, está a Pinacoteca Comunale. Nos salões do Palazzo Vallemani – uma linda residência barroca, o local reúne uma exposição de afrescos medievais e renascentistas de edifícios civis e religiosos de Assis e seus arredores, além de algumas pinturas em painéis e telas dos séculos XIV a XVII. Entre as obras mais importantes está uma pintura de Maria atribuída ao artista italiano Giotto.

Pinacoteca Comunale

A entrada para a Pinacoteca pode ser adquirida isoladamente nas bilheterias da própria atração. O Assisi Welcome Card (cartão de descontos da cidade) oferece um preço reduzido na atração. Essa é também a terceira atração do bilhete integrado que inclui ainda a Rocca Maggiore e o Foro Romano, cujo valor total fica ainda mais reduzido. A visita leva cerca de 30 minutos.

Basílica de São Francisco de Assis

Finalmente a tão esperada atração! O complexo da Basílica de São Francisco de Assis é composto por duas igrejas sobrepostas – a inferior (1228-1230) e a superior (1230-1253), além de uma cripta, escavada em 1818, onde ficam os restos mortais do santo.

Basílica de São Francisco de Assis: Igreja inferior e superior

A chegada em si já é um momento bem impactante: situada em uma zona fora dos portões da cidade medieval, a Basílica reina solitária em meio ao belo cenário de fundo proporcionado pelas paisagens da Umbria.

A Basílica de São Francisco de Assis é a principal atração da cidade e responsável por atrair a milhares de peregrinos e religiosos do mundo todo. A visitação é gratuita, e todos os espaços podem ser visitados. Entretanto, fotos são permitidas somente no exterior (obviamente) e na Igreja Superior. Na igreja inferior e na cripta é expressamente solicitado que não se utilize câmeras ou celulares, apesar de termos visto algumas pessoas fotografando assim mesmo. :/

Seja qual for a sua fé, visita indispensável em qualquer roteiro em Assis. Para quem gosta de ter mais informações detalhadas ao longo da visita, é possível realizar a visita com áudio-guia à Basílica de São Francisco de Assis (serviço pago a parte). ⁠

Jantar e noite em Assis

A noite, a dica é ficar pelos arredores da Piazza del Comune. Iluminada, a praça ganha uma atmosfera ainda mais romântica e intimista. Essa é a região que concentra a maior parte dos turistas e moradores locais durante a noite, assim como alguns dos melhores restaurantes da cidade. Para provar a cozinha típica da Umbria, a dica é a Trattoria Pallotta. Já para algo mais moderno, autoral e sofisticado, não deixe de visitar a Osteria Piazzeta delle Erbe (sugerido fazer reserva com antecedência). Não tem melhor forma de fechar a noite na mágica Assis.

No mapa a seguir, um resumo de toda a programação desse primeiro dia em Assis.

Manhã do dia seguinte: Assis ou Bate-volta até Spello

Uma das vantagens de passar ao menos uma noite em Assis é poder curtir uma noite e uma manhã na cidade, algo que não acontece nos passeios de bate-volta. A sensação de acordar e abrir a janela do quarto do Hotel Pallotta Assisi no coração da cidade não tem preço. 🙂

Como esse roteiro é de 24 horas, ainda resta todo o período da manhã e temos duas sugestões para você aproveitá-lo ao máximo:

1) Continuar em Assis curtindo a cidade, fazendo umas comprinhas ou (re)visitando algo que não tenha conseguido fazer no dia anterior;

2) Pegar um ônibus ou trem até o vilarejo vizinho de Spello, outra joia da Umbria que pode ser completamente visitada em cerca de 2 ou 3 horas.

Bate-volta de Assis para Spello

No nosso caso, optamos por fazer o bate-volta até Spello e conhecer mais um vilarejo da região. Depois do café da manhã, com nosso cartão de transporte Umbria.GO pegamos o ônibus (linha C) até a estação e de lá tomamos o trem para Spello, cidade histórica e vizinha de Assis. Situada a 12km de Assis, Spello é bem pequenininha e pode tranquilamente ser visitada no período de uma manhã, em cerca de 2 horas.

Para otimizar o tempo, reservamos uma visita guiada com o pessoal da @umbriatourism, o escritório de turismo da região. Logo na chegada a Spello fomos recebidos pelo nosso guia, o Michele Tomassoni (lê-se Mikele! Na Italia este é um nome masculino assim como Daniele). Para quem quiser, o instagram dele é @umbriaguide. ⁠

Nosso guia, o Michele Tomassoni (@umbriaguide)

Spello também é uma comuna italiana da região da Umbria, com cerca de 8 mil habitantes. Sabe aquela Itália do imaginário, com cidadezinhas charmosas e cenários deslumbrantes? Pois Spello é mais um exemplar de tudo aquilo que buscamos ao incluir a Itália como destino de viagem. Quer saber todos os detalhes do que fazer em Spello?

+ O que fazer em Spello, na Úmbria: bate-volta a partir de Assis

Ao final da visita a Spello, pegamos o ônibus de volta a Assis e concluímos nosso roteiro de 24 horas. De lá, seguimos para Perugia, capital da Úmbria. Quer saber como foi? (em breve)


Dica de onde ficar em Assis

Ainda não tem hotel em Assis? Então corre pra conferir o nosso artigo completo sobre o Hotel Pallotta Assisi. Tenho certeza que você vai adorar! E se ainda assim ficar na dúvida sobre onde se hospedar em Assis, compare todas as opções disponíveis no Booking e reserve com antecedência seu hotel em Assis!

Booking.com

No link abaixo você consegue acessar a lista completa de hotéis e apartamentos em Assis, e pode aproveitar para já garantir a sua reserva!

+ Lista completa de Hotéis e apartamentos em Assis, na Itália


Onde comer e beber em Assis

Famosa pelo turismo religioso e por sua impressionante arquitetura, Assis também merece destaque quando o tema é sua gastronomia. Fizemos um post só com dicas sobre onde comer e beber em Assis.

+ Leia mais: 3 restaurantes para provar a culinária da Úmbria


Como economizar em Assis: Assisi Welcome Card

Em todos os hotéis de Assis é oferecido gratuitamente o ‘Assisi Welcome Card‘ para quem se hospeda por pelo menos 1 noite na cidade. É um cartão de boas-vindas de Assis que oferece preços reduzidos nos principais museus e atrações da cidade, além de descontos em serviços turísticos (estacionamento, táxis e visitas guiadas), em lojas e restaurantes participantes do circuito. Quase sempre os descontos são de 1 ou 2 euros, o que no final das contas dá uma bela economia na viagem.


Outras atividades em Assis


Use internet ilimitada em Assis e demais cidades da Europa

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o vôo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Agora que você já sabe onde ficar em Assis, não se esqueça que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Itália. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

* 💡As dicas do Escritório de Turismo @umbriatourism foram excelentes para ajudar a planejar nosso roteiro. Fica aqui o nosso agradecimento!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais