1 de maio de 2020

Harder Kulm: saiba como é o passeio de funicular até o topo de Interlaken, na Suíça

Não é por acaso que Interlaken é um dos principais destinos turísticos da Suíça. O nome “inter”+”laken” faz referência a posição da cidade em meio às águas cristalinas dos lagos Thun e Brienz. Ao seu redor, a imponente cadeia de alpes nevados da região montanhosa de Bernese Oberland é o complemento para um cenário de sonho. E é justamente do alto de uma dessas montanhas, a Harder Kulm, que se pode observar de um ponto de vista privilegiado todas as belezas de Interlaken reunidas, como em um cartão postal. Aliás, é impossível não apontar o passeio de funicular até o topo da montanha Harder Kulm como uma das atividades mais incríveis em Interlaken!

Harder Kulm

Se Interlaken tivesse um rei, ele residiria no Harder Kulm.

É dessa maneira que o site oficial da principal montanha de Interlaken começa a apresentação sobre o passeio até o topo da Harder Kulm. A atividade digna de um rei consiste em subir de funicular pelos 1.322 metros acima do nível do mar, de onde se pode ver o lago Brienz e o lago Thun, bem como montanhas como Eiger, Mönch ou Jungfrau. Quer saber se vale mesmo a pena? Nesse artigo, contamos com detalhes sobre a nossa experiência até o alto da Harder Kulm em Interlaken, na Suíça.

Harderbahn: estação de funicular

A estação do funicular (Harderbahn) fica a cerca de 5 minutos de caminhada a partir de uma das estações de trem de Interlaken, a Interlaken-Ost. Bem ao lado do Linder Grand Hotel Beau Rivage, hotel em que ficamos hospedados, o que facilitou ainda mais a nossa vida. 🙂

Chegamos por volta de 11h da manhã e rapidamente fizemos a troca dos nossos tickets para o passeio (adquirimos pela internet). Os tickets podem ser adquiridos na hora, mas sempre recomendamos o procedimento de comprar online para evitar possíveis filas.

+ Comprar tickets para o Harder Kulm em Interlaken

Os preços e os dias e horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano, então é sempre bom consultar a disponibilidade para se planejar.

Para quem pretende fazer outros passeios além do Harder Kulm, vale a pena consultar o site oficial da Jungfrau, a empresa responsável pelos principais passeios em Interlaken e região. Eles comercializam passes que dão acesso a todos os trens e atrações da empresa a preços promocionais.

Funicular até o topo do Harder Kulm

Após a troca dos tickets, aguardamos cerca de 10 minutos até a partida do próximo funicular rumo ao topo da montanha. O intervalo de circulação entre os funiculares também varia de acordo com a época do ano. Nossa viagem foi em Novembro (baixa temporada na região) e ainda assim o funicular partia de 30 em 30 minutos.

Funicular até o topo do Harder Kulm
Funicular até o topo do Harder Kulm

O trajeto de subida 1300 metros de altura do Harder Kulm dura exatos 10 minutos. Os funiculares são modernos e super seguros. Desde o primeiro minuto de subida, o visual é deslumbrante! Ao melhor estilo “não saber para onde olhar” pelo fato de tudo ser muito bonito: os alpes, o lago de águas azuis que vai surgindo em meio aos pinheiros da floresta, ou mesmo a própria cidadezinha de Interlaken que vai se convertendo em uma miniatura a cada metro de subida. Confesso que só o trajeto de subida e descida de funicular já valeriam a experiência.

Primeiras impressões do alto do Harder Kulm

Se a subida de funicular já revelava alguns “spoilers” do que nos aguardava, as primeiras impressões ao desembarcar e caminhar pela montanha foram ainda mais impactantes. Que lugar incrível! Uma beleza especialmente única para nós, brasileiros, que pouco temos acesso ao que Interlaken e sua montanha oferecem de sobra: alpes nevados a perder de vista e lagos de água azul cristalina. Ainda demos a sorte de pegar um dia de céu azul e sol quentinho, e dessa forma até o clima estava um friozinho bem agradável.

Vista do Harder Kulm em Interlaken
Vista do Harder Kulm em Interlaken

Desde o ponto onde desembarcamos do funicular, seguimos pela trilha que leva até a plataforma de observação. O trecho é curto, bem acessível, e seria rapidamente percorrido se não fosse pela beleza absurda do lugar ser um convite para longas pausas para fotos ou simplesmente para admirar a natureza.

Curtindo o Harder Kulm em Interlaken
Curtindo o Harder Kulm em Interlaken
Caminhando até o mirante principal do Harder Kulm
Caminhando até o mirante principal do Harder Kulm

O fato de não estar super lotado de turistas deixava a experiência ainda mais agradável, uma atmosfera de paz e tranquilidade tendo como pano de fundo uma das paisagens mais lindas que já tivemos o privilégio de observar ao vivo e a cores (e que cores!).

Harder Kulm
Chegando até a plataforma de observação na Harder Kulm

Plataforma de observação

O final da caminhada de cerca de 5/10 minutos pela trilha leva até o ponto principal do passeio: a plataforma de observação do Harder Kulm. A exatos 1.322 metros acima do nível do mar, a plataforma oferece a possibilidade de, ao mesmo tempo, vislumbrar tanto os lagos Brienz e Thun como também as cadeias de montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.

Harder Kulm
Plataforma de observação: Harder Kulm

Como é possível observar nas fotos, é aqui que a maior parte dos visitantes da atração se concentram em busca da foto (ou da selfie) ideal. A “disputa” para conseguir chegar até a ponta mais extrema da plataforma e conseguir aquela foto sem mais ninguém por perto pode demandar alguma paciência. Mas o visual é realmente ESPETACULAR.

Harder Kulm
Plataforma de observação: Harder Kulm

Restaurante: Harder Kulm Panorama

Ao lado da plataforma de observação está o pitoresco restaurante Harder Kulm Panorama. Por fora, o restaurante lembra de fato um castelo no alto da montanha. O menu traz vários pratos típicos da culinária suíça e funciona todos os dias, das 09h30 às 21h30.

Restaurante no alto do Harder Kulm
Restaurante no alto do Harder Kulm

Dizem que o local possui a combinação perfeita de uma vista fantástica, comida deliciosa e boa acessibilidade. E deve mesmo ser uma experiência incrível almoçar ou jantar em um local como esse. Mas como fizemos a visita pela manhã, depois de um delicioso café da manhã no Linder Grand Hotel Beau Rivage, estávamos ainda sem apetite para experimentar a gastronomia local. Quem sabe em uma próxima visita a Interlaken? 🙂

Avaliação final: vale a pena visitar o Harder Kulm em Interlaken?

O passeio até o topo do Harder Kulm é daqueles “obrigatórios” para quem vai até Interlaken. A atividade como um todo leva entre 1h e 1h30, e todas as etapas do passeio valem muito a pena. Não deixe de aproveitar a chance de conhecer esse cenário que certamente entrará na sua lista de paisagens mais lindas da vida.

Harder Kulm em Interlaken, na Suíça

Onde ficar em Interlaken

A principal dica sobre onde ficar em Interlaken é pesquisar por hotéis ou opções de hospedagem que fiquem o mais próximo possível de uma das duas estações de trem: a Interlaken Ost ou a Interlaken West. Ou entre elas, ao longo da Höheweg, a principal avenida do centro da cidade que corre paralela ao rio Aar e que liga as duas estações. No mapa abaixo dá pra entender um pouco melhor a geografia da cidade e a disposição dos principais hotéis.

Booking.com

Nossa dica pessoal é o Lindner Grand Hotel Beau Rivage, um hotel às margens do rio Aar que fica a 300 metros da estação Interlaken Ost e ao lado da estação de onde parte o funicular até o Harder Kulm.


Como chegar em Interlaken

Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Suíça. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem até Interlaken ou passes de trem pela Suíça com a Eurail

Se preferir utilizar carro alugado como já mencionamos antes, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as principais empresas de aluguel de carros na Europa.

+ Compare os preços de aluguel de carro pela Europa com a RentCars

Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja por toda a Europa. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Augusto

Augusto

Jornalista e professor, viajando sempre em busca de novas cervejas, de boa comida e das melhores promoções.

  • Instagram
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.