14 de maio de 2020

O que fazer em Interlaken, na Suíça: roteiro de 2 dias na cidade mais famosa dos alpes suíços

Um dos principais destinos turísticos da Suíça, Interlaken é a cidade mais famosa da lindíssima região alpina de Bernese Oberland. Situada em meio às águas cristalinas dos lagos Thun e Brienz (daí o nome “inter”+”laken”) e cercada por alpes nevados, Interlaken é ponto de partida para os principais passeios dessa região. Seja de trem, barco, funicular, teleférico ou até mesmo opções mais ousadas como paraglider, a cidade conhecida como a “Capital da Aventura” na Suíça oferece muitas atividades e é uma ótima opção como “cidade-base” para desbravar outros vilarejos próximos como Wilderswil, Grindelwald ou Lauterbrunnen. Para conseguir aproveitar o que Interlaken tem de melhor, sugerimos uma estadia de pelo menos dois dias inteiros – um inteiramente dedicado à cidade e outro para o passeio de 1 dia até o Jungfraujoch/Top of Europe. Nesse post iremos te ajudar a decidir o que fazer em Interlaken e montar seu roteiro de 2 dias por lá. Segue com a gente! 🙂

Leia também:
+ Onde ficar em Interlaken
+ O que fazer em Grindelwald: roteiro de 1 dia

O que fazer em Interlaken: Dia 1

O primeiro dia é todo dedicado a atividades e passeios que podem ser realizados na própria cidade de Interlaken e arredores. No mapa abaixo estão marcados os principais pontos a serem visitados e uma estimativa do percurso total (cerca de 2,5 km de caminhada).

Mapa: o que fazer em Interlaken

Harder Kulm

Comece o dia em Interlaken pelo passeio de funicular até o topo da montanha Harder Kulm. Do alto de seus 1.322 metros é possível ter uma bela visão aérea da cidade e observar os lago Brienz e Thun, bem como montanhas como Eiger, Mönch ou Jungfrau. Especialmente se o dia estiver com céu limpo, o visual é impressionante, uma experiência verdadeiramente inesquecível!

Curtindo o Harder Kulm em Interlaken
Curtindo o Harder Kulm em Interlaken

O passeio até o topo do Harder Kulm é daqueles “obrigatórios” para quem vai até Interlaken. A atividade como um todo dura entre 1h e 1h30, e todas as etapas do passeio valem muito a pena.

Harder Kulm
Plataforma de observação: Harder Kulm

Para saber todos os detalhes sobre o passeio, confira no post completo:
+ Harder Kulm: saiba como é o passeio de funicular até o topo de Interlaken

Passeio de Barco pelos lagos Brienz e Thun

Da estação de funicular Harderbahn até a estação de trem Interlaken Ost são cerca de 10 minutos de caminhada. De lá partem boa parte dos passeios de barco pelos lagos Brienz e Thun, outra das atrações mais procuradas de Interlaken. Boa parte do trajeto até a estação pode ser feito margeando o trilho de trem e as águas do rio Aar, justamente no trecho que faz a ligação entre os dois lagos. O trecho é lindo e vale fazer pequenas pausas para curtir e admirar a beleza do cenário.

Caminhando pela margem do rio Aar, em Interlaken
Caminhando pela margem do rio Aar, em Interlaken

Os tipos de passeio de barco disponíveis dependem bastante da época do ano em que ocorrerá a sua viagem. Em novembro, quando estivemos pela última vez em Interlaken, a quantidade de passeios era bem restrita. Já no verão (principalmente de maio a agosto) os passeios acontecem com grande frequência. Basicamente, existem dois tipos principais de passeios de barco: os passeios de curta duração e os passeios de dia inteiro.

Para esse roteiro de apenas dois dias, recomendamos fazer um passeio como este, o Cruzeiro de 1 Hora Segunda Classe no Lago Brienz. De curta duração, ele não toma tanto tempo do roteiro e dá uma bela primeira impressão do Lago Brienz.

Mas é claro que, para quem é fã desse tipo de atividade, os passeios de maior duração são mais completoss. Existem opções como o Bilhete de 1 Dia de Barco no Lago Thun e Brienz onde o turista pode passar o dia embarcando e desembarcando à vontade nas várias paradas do barco, inclusive conhecendo outras cidades bem interessantes como Spiez e Thun.

Passeio de barco em Interlaken
Passeio de barco em Interlaken

Detalhe importante: que estiver viajando com um passe de trem da Eurail como o Eurail Global Pass ou com o Swiss Pass pode ter descontos ou até gratuidade, a depender do passeio de barco escolhido.

Höheweg, a avenida principal de Interlaken

Interlaken possui duas estações principais: a Interlaken Ost (leste) e a Interlaken West (oeste). Após o passeio de barco, a sugestão é caminhar pela avenida principal da cidade, a Höheweg, que faz a ligação direta entre as duas estações (consequentemente entre os dois extremos de Interlaken). O trecho total é de cerca de 1,5 km, o que em uma caminhada direta daria aproximadamente 20 minutos. Ao longo do caminho, algumas pontos merecem atenção, como os arredores do belo parque Schlosspark. Em seus jardins floridos, destacam-se a bela Katholische Kirche (a Igreja Católica de Interlaken) e o Schlosskirche, antigo mosteiro do século XII. Um pouco mais afastado mas com direito a uma linda vista para a Igreja Católica está o Japanischer Garten Interlaken, um pequeno e bem arrumado jardim japonês.

Schlosskirche, Schlosspark e Japanischer Garten Interlaken
Schlosskirche, Katholische Kirche, Schlosspark e Japanischer Garten Interlaken

Seguindo pela Höheweg, o movimento frenético dos parapentes / paragliders aterrissando são o sinal de que você está chegando ao Höhematte. Essa grande área descampada é ponto de encontro para quem está em busca da aventura de voar de Parapente Acompanhado pelos céus de Interlaken. Ficamos só do chão, observando. Mas para quem curte esse tipo de experiência, imagino que poucas vezes terá um cenário de fundo tão impressionante quanto o visual dos alpes nevados de Interlaken.

Höhematte: parque onde aterrissam os voos de parapente / paraglider
Höhematte: parque onde aterrissam os voos de parapente / paraglider

Mas não são só os amantes de aventura que tiram proveito do Höhematte. Em um dia de céu azul, a região fica bem movimentada de pessoas praticando esportes, pais brincando com os filhos, e até um grupo de senhores jogando bocha.

Marktgasse e centro comercial de Interlaken

Na sequência, ainda seguindo pela avenida principal, o aumento na concentração de lojas e restaurantes indica que estamos nos aproximando do centro comercial de Interlaken. Dentre as cidades da região, Interlaken é a que oferece as melhores opções de compras – em especial de roupas e acessórios de inverno. Mas não espere encontrar nenhuma pechincha. Lembre-se que a Suíça é um país caro, e compras em Interlaken é para quem estiver disposto a gastar um bom dinheiro.

De qualquer maneira, vale a pena bater perna por essa zona da cidade, em especial pela Marktgasse, a principal rua de compras. Ali estão as principais lojas de roupas e de produtos típicos, como relógios e canivetes suíços, chocolates e souvernirs em geral.

Centrinho de Interlaken

Uma boa opção em termos de custo benefício são os supermercados da Suíça, em especial os da Coop, a principal rede presente em Interlaken. O maior e mais legal deles fica no outro extremo da cidade, bem na estação Interlaken Ost. Mas no centro existem lojas menores do Coop onde é possível comprar bons produtos locais sem gastar tanto.

Wilderswil

Se não estiver disposto a investir seu tempo em compras e ainda restar pelo menos 1 hora de dia claro pela frente, temos uma dica de atividade extra: visitar a pequena comuna de Wilderswil. Com apenas 2300 habitantes, Wilderswil fica a poucos minutos de ônibus ou trem a partir de Interlaken. Visitá-la seria quase como ir a um bairro um pouco mais distante, tamanha a proximidade e facilidade de se locomover entre as duas cidades. Lembrando que quem se hospeda nos hotéis de Interlaken recebe um passe de transporte gratuito, e esse passe dá direito ao transporte até Wilderswil.

E por que vale a pena sair da badalada Interlaken para visitar a pacata Wilderswil? Porque apesar da proximidade, são cidades inteiramente distintas. Em Wilderswil todas as casas são construídas em madeira, autênticos chalés suíços, bem ao estilo conto de fadas. Além disso, sua atmosfera de cidade de interior e a baixa quantidade de turistas fazem ela parecer mais próxima do que seria “a vida como ela é” na região alpina. Uma hora é tempo suficiente para caminhar pelo centrinho e conhecer o básico de Wilderswil.

Caminhando pela comuna de Wilderswil, vizinha a Interlaken
Caminhando pela comuna de Wilderswil, vizinha a Interlaken

Para encerrar esse primeiro dia em Interlaken, duas sugestões de restaurante: se você curtiu o clima rústico de Wilderswil e quer experimentar a verdadeira comida alpina, não deixe de conhecer o restaurante Edelweiss. O local é frequentado por locais, tem todos os pratos típicos da culinária local e tudo que é servido à mesa é produzido pelos produtores rurais dos arredores. Já para quem optar por jantar em Interlaken e quiser variar um pouco da culinária da Suíça, nossa dica é o autêntico restaurante italiano Sapori. Para saber mais sobre ambos os restaurantes, o que pedir, preços, é só conferir nosso post de dicas de onde comer.

+ Onde comer em Interlaken, Grindelwald e Wilderswil: 3 restaurantes na região alpina da Suíça

O que fazer em Interlaken: Dia 2

Após conhecer o essencial de Interlaken no primeiro dia, nossa sugestão para o segundo dia é o passeio de 1 dia inteiro mais famoso da região alpina da Suíça: Top of Europe / Jungfraujoch.

Jungfraujoch / Top of Europe

Uma das atrações mais procuradas por quem viaja pela Suíça é o passeio de trem até o Jungfraujoch, um passo de montanha situado a 3.571 metros acima do nível do mar. O passeio recebe o sugestivo nome ‘Top of Europe pelo fato de ser justamente este o ponto mais alto de toda a Europa onde é possível chegar de trem. Isso por si só já seria motivo suficiente para tornar o Jungfraujoch – Top of Europe um importante atrativo turístico. Afinal, no alto da montanha é possível encontrar gelo e neve em qualquer época do ano, além de contemplar vistas exuberantes de geleiras e demais belezas que só a região alpina da Suíça pode oferecer.

Top of Europe: ponto mais alto da Europa onde é possível chegar de trem
Top of Europe: ponto mais alto da Europa onde é possível chegar de trem
Curtindo o friozinho no ponto mais alto da Europa
Curtindo o friozinho no ponto mais alto da Europa

Mas o passeio até o Jungfraujoch – Top of Europe vai muito além de uma subida de trem até o ponto mais alto da Europa para observar a vista. A visita até o Jungfraujoch é na verdade uma experiência completa pela região alpina da Suíça, com duração de cerca de 6h a 8h. Isso inclui viajar de trem por paisagens de tirar o fôlego e parar para conhecer pequenas cidades e vilas alpinas que parecem saídas de um cartão postal ao longo de todo o dia. Merecem destaque as cidades de Grindelwald e Lauterbrunnen, duas joias da região alpina da Suíça. É possível descer do trem para conhecê-las – tudo incluso no passeio.

A vila alpina de Grindelwald
A vila alpina de Grindelwald

Para conferir todos os detalhes do passeio ao Top of Europe, confira nosso post completíssimo!

+ Jungfraujoch: passeio de trem nos alpes da Suíça até o Top of Europe

Assim termina nosso roteiro de 2 dias em Interlaken, na Suíça. Se ainda tiver um dia extra nessa região, não deixe de conhecer mais a fundo a linda vila alpina de Grindelwald.

+ Leia também: O que fazer em Grindelwald


Onde ficar em Interlaken

A principal dica sobre onde ficar em Interlaken é pesquisar por hotéis ou opções de hospedagem que fiquem o mais próximo possível de uma das duas estações de trem: a Interlaken Ost ou a Interlaken West. Ou entre elas, ao longo da Höheweg, a principal avenida do centro da cidade que corre paralela ao rio Aar e que liga as duas estações. No mapa abaixo dá pra entender um pouco melhor a geografia da cidade e a disposição dos principais hotéis.

Booking.com

Nossa dica pessoal é o Lindner Grand Hotel Beau Rivage, um hotel às margens do rio Aar que fica a 300 metros da estação Interlaken Ost e ao lado da estação de onde parte o funicular até o Harder Kulm.


Como chegar em Interlaken

Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Suíça. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem até Interlaken ou passes de trem pela Suíça com a Eurail

Se preferir utilizar carro alugado como já mencionamos antes, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as principais empresas de aluguel de carros na Europa.

+ Compare os preços de aluguel de carro pela Europa com a RentCars

Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja por toda a Europa. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Augusto

Augusto

Jornalista e professor, viajando sempre em busca de novas cervejas, de boa comida e das melhores promoções.

  • Instagram
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.