Dia de praia em Cartagena: Punta Arenas, opção rápida e econômica para curtir o mar do Caribe
Dia de Praia em Cartagena, na Colômbia

Dia de praia em Cartagena: Punta Arenas, opção rápida e econômica para curtir o mar do Caribe

Quando planejamos nossa viagem de 3 dias em Cartagena, na Colômbia, uma das partes mais difíceis foi decidir se valeria a pena pegar uma praia por lá. Pode ser uma surpresa para muita gente, mas acredite: se o foco da sua viagem são as praias, Cartagena pode não ser o destino ideal.

Apesar de ser turisticamente “vendida” como parte do “Caribe Colombiano”, a verdade é que as praias próximas ao centro histórico e à cidade amuralhada podem decepcionar os mais praieiros. Com areia e água escuras, muitas pedras e até trechos impróprios para banho, a única praia em Cartagena que se destaca é a de Bocagrande, que fica na parte mais nova da cidade, mas que ainda assim é mais feia que 99% das praias brasileiras.

Praia de Bocagrande, em Cartagena
Praia de Bocagrande, em Cartagena (fonte: Google)

Em nossas pesquisas antes da viagem, “descobrimos” que para chegar até aquelas praias de areias brancas e águas cristalinas do nosso imaginário sobre o Caribe, seria preciso pegar um barco e se deslocar por no mínimo 1 hora e meia até alguma das ilhas relativamente próximas a Cartagena. Dentre elas, as mais famosas sem dúvida são as Islas del Rosario e Playa Blanca de Baru. Estas aparentemente tem de fato o mar com águas azuis – quando você dá a sorte de ir em um dia bom, de sol, com a maré correta e os ventos ajudando. 🙂

Mar Caribenho nas Islas Rosario
Mar Caribenho nas Islas Rosario (fonte: Google)

Entretanto, a cada relato que liamos em blogs e sites de avaliação ficávamos um pouco mais desanimados. Em relação ao Dia de Playa nas Islas Rosario, muitos se queixavam do longo tempo de viagem até as ilhas (mínimo de 1 hora e meia), barcos em condições precárias, hordas de turistas e de vendedores, areias com muito lixo e preços muito elevados. Um Dia de Playa nas Islas Rosario custará a partir de U$85 por pessoa (veja aqui o tour oferecido pela Colombia4u), e esse valor estava acima do que queríamos investir para passar um dia na praia.

Já em relação a Playa Blanca de Baru, os preços nem eram a maior questão (os passeios começam a partir de U$36 por pessoa, como no Tour de um dia oferecido pela Colombia4u). Nesse caso, vimos muita gente reclamando que por ser uma praia pública, ficava sempre lotado e era impossível ficar 5 minutos sem ser importunado pelos vendedores. Alguns relatos falavam da comida também não ser das melhores, e com poucas opções…

Tudo isso sem contar o risco de pegar um dia ruim, e mesmo uma praia linda se transformar em um passeio sem graça. Em resumo, pelos relatos, parecia um desperdício trocar um dia dos três que teríamos na mágica cidade colonial amuralhada de Cartagena (Patrimônio da UNESCO) por um “Dia de Playa” (forma como são chamados esses passeios até as praias que duram um dia inteiro).

Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Cartagena das Índias: roteiro de 3 dias
Onde ficar em Cartagena: dica de hotéis e melhores bairros
Onde comer em Cartagena: 7 sugestões de restaurantes

Dia de Playa em Punta Arenas

Foi então que encontramos uma opção mais em conta e aparentemente menos concorrida do que as ilhas mais turísticas: o Dia de Playa em Punta Arenas, na Isla de Tierra Bomba. A ilha fica a incríveis 10 minutos de barco rápido a partir de Cartagena. O passeio também era oferecido pela empresa Colombia4u (Daytours4u) e pareceu uma opção interessante para um dia de praia de Cartagena mais econômico. Com muitos relatos positivos em sites como o TripAdvisor, achamos que valia a pena arriscar. 🙂

Ao preço de U$31 por pessoa, o Dia de Playa em Punta Arenas da Colombia4u inclui:

– Transporte em barco ida e volta desde Castillo Grande (próximo ao hospital de Bocagrande).- Acesso a praia privada (livre de vendedores!).
– Área de banho praia protegida com boias para evitar o acesso de outros barcos.
– Uso das instalações de um hostel: redes, camas, barracas de praia, bar, banheiros e até uma piscina.
– Almoço (2 opções: Peixe frito ou frango, acompanhados de arroz de coco, patacón e salada)

O passeio acontece todos os dias, com saídas a partir das 8:00h da manhã e duração máxima de até 9 horas.

Nossa experiência: como foi o dia de Playa em Punta Arenas, na Isla de Tierra Bomba?

Fizemos a contratação do serviço ainda do Brasil, tudo pelo site oficial da Colombia4u /Daytours4u. A confirmação foi enviada por email, e nela constava ainda um número de whatsapp para contato em caso de necessitarmos de alguma informação com urgência.

Agendamos nossa saída para as 9:30h da manhã (essa é a primeira vantagem do passeio até a praia de Punta Arenas: não precisa madrugar como nos passeios a Islas Rosario ou a Playa Blanca).

No dia combinado, pedimos um Uber do nosso hotel no centro de Cartagena em direção ao ponto de partida dos barcos, próximo a praia de Bocagrande. O trajeto dura cerca de 15 minutos e dá algo em torno de R$10 (transporte é muito barato por lá). Saímos do hotel um pouquinho atrasados por conta da demora em conseguir um carro, e para completar, no meio do caminho começou a cair um temporal! Na hora já imaginamos que nosso “Dia de Playa” iria ser cancelado.

Nessa hora foi ótimo termos o contato da Colombia4u via whatsapp. Entramos em contato, e em poucos minutos confirmaram que haveria o passeio logo que terminasse a chuva. Nessa hora ficamos sabendo também que haviam barcos de meia em meia hora fazendo o trajeto até Punta Arenas. Mesmo que perdêssemos o das 9:30h, seria possível ir no próximo. Ufa! 🙂

Em menos de 15 minutos a chuva parou! Milagrosamente o tempo abriu e o sol voltou (dica: o clima de Cartagena é bem maluco, e quase todo dia cai um temporal no meio do nada. Não se preocupe, é normal, e o calor vai continuar independente disso).

Encharcados após o temporal que caiu na manhã de Cartagena
Encharcados após o temporal que caiu na manhã de Cartagena

Sem chuva ficou mais fácil encontrar o barco que nos levaria até a Isla Tierra Bomba e a praia de Punta Arenas. O barco era simples mas bem cuidado, com colete salva vidas, tudo certinho. O trajeto é bem tranquilo e curtinho, sem nenhum risco. Mais rápido que o Uber até lá. Rsrsrs.

No barco rápido em direção a Tierra Bomba
No barco rápido em direção a Tierra Bomba

Encontramos a praia ainda bem vazia (não sei se pelo horário, por ser dia de semana ou pelo temporal que caiu mais cedo), ou seja: uma praia quase reservada só pra nós. 🙂

O barco nos deixou em frente ao Bomba Beach Club, o hostel que oferece a estrutura para quem faz esse passeio do Dia de Playa em Punta Arenas com a Colombia4u. Bar, toalhas, cadeiras, banheiros e até a piscina que mencionamos antes.

A estrutura mais uma vez nos surpreendeu positivamente: redes, muitas cabanas de sapé para escolhermos, tudo com aquele clima bem praiano, é claro! Dos alto-falantes em volume agradável, a trilha sonora ao melhor estilo “cartageneiro”: reggaeton, ‘bachatas’ e muito Carlos Vives (o maior ídolo da música caribenha) tocavam em looping.

Bomba Beach Club
Bomba Beach Club

Desde o início as meninas que nos atenderam foram super simpáticas e solicitas. Ofereceram as opções do cardápio, mas sem grandes insistências (o passeio inclui o almoço, mas o bar serve petiscos e bebidas cobradas a parte). Acabamos pedindo uma limonada de coco (deliciosa, como em quase todo lugar em Cartagena), mas já adianto que os preços de bebidas e petiscos são um pouco salgados. A limonada custava 10.000 cops, cerca de R$12 (mais o menos o dobro do preço cobrado nos restaurantes em Cartagena).

Limonada de Coco
Limonada de Coco

Já havíamos experimentado o mar bem em frente ao Bomba Beach Club enquanto aguardávamos pela Limonada de Coco, mas depois aproveitamos para caminhar e explorar um pouco mais da praia. Para desfazer qualquer ilusão, as areias não são branquinhas como a neve e o mar não é em tons de azul caribenho como das revistas.

Mas ainda assim achamos uma praia bem bonita, limpinha, com água muito clara e numa temperatura ótima para o banho. E o melhor de tudo: um clima de paz e tranquilidade que é o que mais valorizamos em um “dia de praia”, sem vendedores importunando o tempo todo. Com o passar do tempo foi chegando mais gente, mais barcos, mas ainda assim a praia continuou em um clima bem gostoso.

Curtindo o dia de praia em Cartagena
Curtindo o dia de praia em Cartagena

Toda a praia de Punta Arenas tem um clima bem rústico, como se ainda não fosse plenamente explorada para o turismo. Isso pode ter um lado ruim para quem espera uma mega estrutura voltada para o turismo, “banana boat”, mergulhos com golfinhos e coisas do tipo. Mas para quem somente quer relaxar e passar um dia agradável na praia, o passeio é bem agradável.

Punta Arenas em si não é tão extensa, mas dá pra seguir caminhando pelas outras praias próximas. Para quem gosta, é uma boa extensão para caminhada. Mas toda a região parece bem rústica, ainda pouco explorada, com aquele clima de praia intocada, fora do eixo turístico, que a gente adora. 🙂

Descobrindo as outras praias
Descobrindo as outras praias

Detalhe importante: enquanto saímos para caminhar, pudemos deixar nossas coisas na barraca (bolsas, roupas, etc). Claro que para um carioca como eu isso sempre é motivo de cisma, mas acreditem: o lugar é seguro, e o costume é o de deixar as coisas na barraca. Bem diferente do Rio de Janeiro… :/

Almoço surpreendente com peixe fresco e frito na hora

Voltamos da caminhada já na hora do almoço, e aqui outra surpresa: esperávamos uma comida apenas “ok”, naquele modelo meio “carregação” de um almoço incluso no valor do passeio. Mas recebemos um belíssimo peixe frito na hora, quentíssimo, acompanhado de arroz de coco (um dos melhores da viagem) e patacones quentinhos e muito saborosos. Não esperávamos muita coisa e tivemos uma excelente refeição. Ponto positivíssimo! 🙂

Almoço típico de Cartagena: peixe frito com arroz de coco e patacones
Almoço típico de Cartagena: peixe frito com arroz de coco e patacones

Após o almoço, curtimos mais um pouco da praia bem em frente ao Bomba Beach Club, mas por volta de 15h nossa cota de praia já estava mais do que satisfatória. Assim como na ida, os barcos que fazem o trajeto da volta saem de meia em meia hora, e você pode decidir facilmente a que horas quer voltar. Flexibilidade total para ficar o tempo que você quiser na praia. Nós optamos por voltar no barco seguinte, ou seja, fizemos uma espécie de “meio dia de Playa”. Em 10 minutos estávamos de volta a Cartagena, e assim ainda sobrou tempo para explorar um pouco mais da cidade histórica nesse mesmo dia.

Avaliação final: valeu a pena fazer o Dia de Playa em Cartagena?

O passeio superou (e muito) as nossas expectativas. O dia de Playa em Punta Arenas nos ofereceu uma praia tranquila, limpa, agradável, com um almoço delicioso, uma estrutura satisfatória e sem termos que investir muito dinheiro ou tempo. Achamos a opção ideal para quem não tem tanto tempo sobrando e quer muito pegar uma praia em Cartagena. São necessários NO MÍNIMO 2 dias INTEIROS para conhecer razoavelmente bem a cidade amuralhada, então para quem vai ficar menos de 3 dias em Cartagena, não aconselho nem pensar em fazer o Dia de Playa para as ilhas mais distantes, que tomam o dia todo.

O Dia de Playa em Punta Arenas é uma opção barata, rápida, com flexibilidade de horário e uma praia gostosa, tranquila e ótima para relaxar.


Onde ficar em Cartagena das Índias

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Cartagena das Indias, na Colômbia?

#dicaviajaredemais: Se quiser uma dica pessoal para hospedagem em Cartagena, sugerimos o Centro Hotel Cartagena, bem no centrinho histórico da cidade e com ótimo custo-benefício.

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Cartagena das Índias

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem na Colômbia

Na hora de contratar o seguro viagem a gente usa e recomenda a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários
Viajar é Demais