Onde ficar em Cartagena das Indias, na Colômbia

Onde ficar em Cartagena das Índias, na Colômbia: dicas de hotéis e melhores bairros

Quando se fala em viajar pela Colômbia, Cartagena das Índias (ou simplesmente “Cartagena”) tem presença assegurada na maioria dos roteiros dos viajantes. Nesses casos, uma das primeiras etapas do planejamento é escolher ‘Onde ficar em Cartagena das Índias‘?

Quinta maior cidade da Colômbia, Cartagena tem importante papel estratégico como porto comercial no mar do Caribe. Mas o que torna Cartagena tão atraente do ponto de vista turístico é seu centro histórico, um esplendor da arquitetura colonial que se faz presente em cada pedra de suas ruas e nas cores fortes das paredes das casas. Em Cartagena, todo o centro fica na área delimitada pelos antigos muros, na região conhecido como cidade fortificada ou “amuralhada”. Essa área da cidade foi declarada Patrimônio Nacional da Colômbia nos anos 1950, e posteriormente Patrimônio Mundial pela Unesco, na década de 1980. Daí se tem uma ideia da beleza e da importância histórica do lugar.

Se ainda fosse preciso mais motivos para justificar porque Cartagena é o principal destino turístico da Colômbia, outro destaque seria a proximidade da cidade com o tão desejado mar do Caribe. Apesar das praias de Cartagena em si não serem grandes coisas (falaremos mais sobre isso na sequência), a cidade funciona bem como ponto de partida para belas ilhas banhadas pelo mar azul de águas mornas e cristalinas. Bem ao estilo que habita o imaginário de 10 entre 10 viajantes que vão para terras colombianas.

Para tornar sua experiência por Cartagena ainda mais especial, preparamos esse post com sugestões de onde ficar em Cartagena. A partir da nossa experiência na cidade, vamos indicar os melhores bairros e localizações, sempre com dicas de bons hotéis em Cartagena para você aproveitar da melhor forma a sua viagem!

Booking.com

Onde ficar em Cartagena: Cidade amuralhada (centro histórico)

Essa é sem dúvidas a melhor localização possível para ficar hospedado em Cartagena das Índias. É dentro dos muros, na cidade amuralhada, que está o grande charme de Cartagena. As casas coloridas de arquitetura colonial, as belas praças, as ruas com calçamento de pedra, tudo está localizado nessa área.

É também no centro que estarão os melhores restaurantes, bares e cafés para você experimentar outra importante atração cultural de Cartagena: sua gastronomia. Boas opções não faltam, especialmente com aquele toque caribenho. Fizemos até uma lista com boas opções de onde comer e beber em Cartagena, desde experiências mais sofisticadas em restaurantes de Chef, passando por bistrôs e trattorias com toques da cozinha local, chegando aos lugares clássicos onde é possível experimentar os pratos mais típicos e tradicionais.

Com tudo isso, não é por acaso que no centro histórico de Cartagena esteja a maior concentração de hotéis. É também a área mais valorizada da cidade, e portanto com preços das diárias mais elevados. Ao mesmo tempo, poderá fazer quase tudo a pé e economizar em transporte – inclusive muitos hotéis oferecem o serviço de traslado até o aeroporto grátis.

Se você procura por uma estadia de luxo, alguns dos melhores e mais sofisticados hotéis estão aqui: Sofitel Legend Santa Clara Cartagena; Bastión Luxury Hotel ou o Movich Hotel Cartagena de Indias (todos eles com piscina e vistas espetaculares de Cartagena). Já entre as opções com melhor custo-benefício, destacamos o 3 estrelas Centro Hotel Cartagena.

Centro Hotel Cartagena

Situado em um casarão histórico com localização privilegiada, bem no coração do centro histórico, e ótimo custo-benefício, o Centro Hotel Cartagena acabou sendo o nosso escolhido para ficar a maior parte de nossa estadia em Cartagena. Oferece quartos com ar-condicionado (importantíssimo em Cartagena!) e WiFi gratuito. Ofereceram ainda serviço de traslado para nos buscar no aeroporto no dia de nossa chegada.

Detalhes do pátio colonial do Hotel
Detalhes do pátio colonial do Hotel

Os quartos do Centro Hotel Cartagena são espaçosos e possuem móveis simples de estilo antigo. Estão equipados com frigobar, TV a cabo e contam com banheiro privativo e chuveiro com água quente. Sem luxo, mas com tudo que era preciso para uma boa estada em Cartagena.

Quarto no Centro Hotel Cartagena
Quarto no Centro Hotel Cartagena

O café da manhã (incluso na diária) segue a proposta do hotel: simples mas eficiente. Ao invés de buffet, tudo é servido diretamente à mesa. O menu consiste em: frutas frescas da estação (em geral melancia, melão orange e abacaxi), ovos mexidos, pães de forma torrados e/ou iogurte com granola. Tudo acompanhado por suco de frutas fresco e café (puro ou com leite). Vale destacar o espaço onde é servido o café da manhã, bem clássico, com muita luz natural e em meio a muitas plantas. Charme e estilo colonial em sua essência.

Café da manhã do Centro Hotel
Café da manhã do Centro Hotel

Trata-se de um hotel simples, de estilo colonial, onde os pontos fortes são a localização e a atenção de toda a equipe. Em consulta ao site da Booking, é possível encontrar a diária no Centro Hotel Cartagena a partir de R$310 (quarto casal, com café da manhã incluso).

+ Clique e reserve agora seu quarto no Centro Hotel Cartagena pelos melhores preços

Onde ficar em Cartagena: Getsemaní

Se o orçamento estiver apertado e ficar no centro histórico esteja fora de cogitação, anote esse nome: Getsemaní. No passado, essa região era considerada a periferia da cidade. Ali moravam os mais pobres e predominavam a violência, a prostituição e o tráfico de drogas. Entretanto, o crescimento do turismo em Cartagena fez com que o centro histórico ficasse “pequeno” para tanta gente. A solução foi pegar o bairro imediatamente vizinho e revitalizá-lo.

Como resultado, além de ser o bairro mais próximo da cidade murada, Getsemaní possui a mesma “atmosfera” do centro de Cartagena. As casas coloridas, a arte de rua, os cafés, os bares, estão todos lá. A diferença é que os preços são bem mais em conta! 🙂

Ruas e grafites de Getsemaní
Ruas e grafites de Getsemaní

É claro que isso se reflete também nos preços da estadia. Pelos valores mais acessíveis e pela grande concentração de hostels, Getsemaní se tornou conhecido como o “Paraíso dos Mochileiros” em Cartagena. Se essa é a sua vibe, Getsemaní é o local certo para você se hospedar em Cartagena. Duas ótimas opções com bom custo-benefício são o
Media Luna Hostel Cartagena e o El Arsenal Hostel Boutique. Mas não pense que só tem hostel em Getsemaní. O Zana Hotel Boutique por exemplo é uma excelente escolha no segmento de hotel boutique.

Onde ficar em Cartagena: Barrio de Crespo/El Cabrero (próximo ao Aeroporto Internacional)

Na parte mais ao norte em relação ao centro histórico estão os bairros de Crespo e El Cabrero, bem no caminho para o aeroporto de Cartagena. Ambos banhados pelo mar, mas… Pode ser uma surpresa para muita gente, mas apesar de ser turisticamente “vendida” como parte do “Caribe Colombiano”, a verdade é que as praias próximas ao centro histórico e à cidade amuralhada vão decepcionar os mais praieiros. A areia e a água são escuras, com muitas pedras e até trechos impróprios para banho. Aqui não é diferente, e a proximidade com o mar acaba não tendo muita utilidade prática – ok, o visual é bonito e é possível dar uma corridinha na areia.

Ao mesmo tempo, os dois bairros estão fora do centro histórico, então nada de casinhas coloridas ou prédios coloniais. Sendo assim, qual a vantagem de se hospedar aqui?

Além da proximidade com o aeroporto e com o próprio centro histórico, essa região concentra alguns hotéis maiores e com estrutura de “resort” – tem até opções “all inclusive”. Os preços costumam ser um pouco melhores do que no centro, e dependendo da situação, pode ser vantajoso financeiramente ficar localizado por esses lados.

Um bom exemplo desse perfil de hotel é o GHL Corales de Indias, no qual ficamos hospedados por 1 noite (véspera de pegar um voo logo cedo para Bogotá). Foi uma boa opção depois de aproveitar bem por 3 dias o centro histórico de Cartagena, mudar um pouco de ares, relaxar no resort e já estar bem pertinho do aeroporto.

Hotel GHL Corales de Indias

O hotel GHL Corales de Indias segue o padrão resort, com piscina ao ar livre e área de lazer voltada especialmente para crianças e famílias.

Hotel e estrutura de piscinas
Hotel e estrutura de piscinas

Os quartos são modernos e espaçosos, e dispõem de TV de tela plana, WiFi gratuito, ar-condicionado, escrivaninha e belas vistas do mar.

Quarto com vista para o mar
Quarto com vista para o mar

No buffet de café da manhã, boa variedade de frutas e sucos frescos, pães, panquecas, ovos e bacon no estilo café internacional. Algumas opções de pratos quentes como uma espécie de “arroz de carreteiro” também faziam sucesso entre os hóspedes locais – provavelmente algo tradicional da Colômbia.

Buffet de café da manhã do Corales de Indias
Buffet de café da manhã do Corales de Indias

Trata-se de um resort simples, com estrutura bem abaixo de um resort all inclusive típico, mas coerente com os preços praticados. Em consulta ao site da Booking, é possível encontrar a diária no GHL Corales de Indias a partir de R$300 (quarto casal, com café da manhã incluso).

+ Clique e reserve agora seu quarto no GHL Corales de Indias pelos melhores preços

Onde ficar em Cartagena: Bocagrande/Castillogrande

A única praia que se destaca na orla de Cartagena é justamente a de Bocagrande, que fica na parte mais nova da cidade, mas que ainda assim perde em beleza para 99% das praias brasileiras.

Praia de Bocagrande, em Cartagena
Praia de Bocagrande, em Cartagena (fonte: Google)

É de Bocagrande e Castillogrande também que partem os passeios de barco para as ilhas – estas sim com praias de areias brancas e águas cristalinas mais parecidas com o nosso imaginário sobre o Caribe (veja nosso post sobre um dia de praia em Cartagena).

+ Dia de Praia em Cartagena: todas as dicas para você curtir o mar do Caribe

Portanto, a maior vantagem de se hospedar nessa parte da cidade é ficar mais próximo das praias balneáveis, e ainda assim não muito distante do centro histórico (cerca de 15 minutos de UBER). A região conta com bons e modernos hotéis. Na linha mais luxuosa, os hotéis de grandes redes como o Hyatt Regency Cartagena e o Estelar Cartagena de Indias Hotel certamente darão conta do recado. Já na linha mais modesta e com bom custo-benefício, o Hotel Pueblito Playa é uma boa pedida.

Particularmente, das regiões que destacamos, é a única onde nunca ficamos hospedados. Diferente das áreas mais turísticas, Bocagrande é mais moderna, com muitos prédios novos. A diferença de preço é pequena em relação a cidade amuralhada, e o bairro perde muito daquela atmosfera colonial que se espera de Cartagena.

Já decidiu onde ficar em Cartagena das Índias?

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Cartagena das Indias, na Colômbia?

#dicaviajaredemais: Se quiser uma dica pessoal para hospedagem em Cartagena, sugerimos o Centro Hotel Cartagena, bem no centrinho histórico da cidade e com ótimo custo-benefício.

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Cartagena das Índias

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem na Colômbia

Na hora de contratar o seguro viagem a gente usa e recomenda a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

4 comentários
Viajar é Demais