Doña Ines: pedimos um "Té necesito", um combinado que vem vários quitutes deliciosos

Doña Inés: experimente o dulce de leche caliente em Montevidéu

Era um final de tarde fria e chuvosa de inverno em Montevidéu. O sol já estava se pondo e o vento frio cortante da rambla de Pocitos nos fazia ansiar por um local acolhedor e um café bem quentinho. Dessa forma, quando avistamos o simpático Doña Inés: Dulces Tentaciones e enxergamos o interior do salão pela fachada envidraçada, percebemos que esse era o lugar ideal para um chá da tarde em Montevidéu.

Doña Inés: Dulces Tentaciones

Doña Inés: Dulces Tentaciones
Doña Inés: Dulces Tentaciones

O salão é pequeno mas super fofo e aconchegante, todo branquinho e com mesas bem juntinhas. A decoração é com louças e utensílios de chás em evidência que remetem a lembrança de uma típica casa de bonecas dos filmes de antigamente. As luminárias e os arranjos de mesa também são um charme a parte.

Doña Ines: fachada, doces e detalhes lindos da decoração
Doña Ines: fachada, doces e detalhes lindos da decoração
Doña Ines: ambiente interno
Doña Ines: ambiente interno

Apesar de ser um dia de semana, o local estava repleto de gente comendo a “merienda“, como é chamado o lanche da tarde pelos uruguaios. Percebemos pela interação das duas donas atendendo, preparando os lanches e servindo as mesas que alguns clientes já eram conhecidos, provavelmente frequentes, daqueles que são chamados pelo nome. A impressão era de que nós eramos os únicos turistas por lá naquele momento. Todo o contexto nos fazia sentir como ‘locais’ em Montevidéu. 🙂

Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Montevidéu: roteiro completo na capital do Uruguai

Onde ficar em Montevidéu: dicas de hotéis e melhores bairros
Onde comer em Montevidéu: 10 restaurantes e cafés imperdíveis
Doce de leite uruguaio: ranking das melhores marcas

‘Té Necesito’: festival de delícias para 2 (ou mais) pessoas.

No menu, além de porções individuais, existem opções de café/chá completos para duas pessoas que são bem interessantes. Nós optamos por uma dessas, o “Té necesito” (repararam no trocadilho? “Té” também é “chá” em espanhol). 🙂

O “Té Necesito”é uma espécie de combinado de quitutes que vem com duas bebidas quentes, dois sucos de laranja, dois scones, torradas com geleia e manteiga, dois cupcakes e uma fatia de torta grande para dividir. Isso tudo custando cerca de R$67,00 (na conversão da época).

Doña Ines: pedimos um "Té necesito", um combinado que vem vários quitutes deliciosos
Doña Ines: pedimos um “Té necesito”, um combinado que vem vários quitutes deliciosos

A gente já saiu devorando as torradas com manteiga, dando uma garfada na torta de chocolate, voltando para o salgado com os scones e manteiga e assim foi. Era tanta comida que acho que daria para 3 pessoas tranquilamente (seria só pedir mais uma bebida quente a parte).

Os sabores dos cupcakes são à escolha de cada um, assim como o sabor da torta para dividir. Tudo é muito fresquinho e feito lá mesmo no próprio dia, então os sabores disponíveis podem variar. O meu cupcake foi de maçã com canela e estava tão macio e quentinho que desmanchava na boca. O Guto escolheu um de baunilha com recheio de doce de leite que também estava divino. Já a torta nós escolhemos a de chocolate/creme de avelã (tipo Nutella) que dispensa comentários. Uma pena que não conseguimos comer a fatia toda no dia. Acabamos levando mais da metade pro hotel! Os scones, tradicionais na culinária inglesa, foram a minha escolha de melhor do lanche. Que negócio bom!

O fabuloso ‘Dulce de Leche Caliente’

Agora vamos falar das bebidas quentes porque merecem um capítulo à parte. Eu pedi um chocolate quente que achei ótimo por não ser doce em excesso (ainda bem porque com tanta torta, geleia, bolo…). Mas o Guto pediu um “dulce de leche caliente“, uma bebida cuja receita é orgulhosamente inventada pelas donas (tem até uma plaquinha em formato de coração anunciando a iguaria).

Segundo consta – registrado em vídeo, inclusive – o dulce de leche caliente “deveria ser uma bebida proibida” de tão maravilhosa! Eu experimentei e gostei bastante mas ele é fissurado por doce de leite e falou que, se pudesse, tomaria uma xícara todos os dias. 🙂

Nosso pedido na Doña Ines: um "Té necesito"
Nosso pedido na Doña Ines: um “Té necesito”
Nosso pedido na Doña Ines: um “Té necesito”

Avaliação Final: Doña Inés

Saímos do café Doña Inés afagados, abraçados com carinho depois de tanta doçura e sabor. Lembrou muito aquela sensação de café da tarde na casa da vó ou da tia do interior, com bolo recém saído do forno e o pão fresquinho feito em casa.
Ainda mais no inverno, né? Onde o clima pede uma bebidinha quente com doce!

Poderíamos dizer que só o Dulce de Leche Caliente já faria valer a visita – e não estaríamos mentindo. Mas se você já for até lá, pede também um scone, um bolinho, uma torradinha…. Ah, pede logo um chá completo e aproveita! 🙂

Doña Inés: Dulces Tentaciones
Endereço: Miguel Barreiro 3293, 11300 Montevideo, Uruguai
Horário: das 14h às 20h
instagram.com/donainesdt
facebook.com/pg/donainesdt


Onde ficar em Montevidéu

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Montevidéu, no Uruguai?

#dicaviajaredemais: Se quiser uma dica pessoal para hospedagem em Montevidéu, dá uma lida no nosso post sobre o Salvo Suítes. Já para Colônia do Sacramento, a dica é o La Mision, bem no centrinho histórico da cidade e com ótimo custo-benefício.

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Montevidéu

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem no Uruguai:

Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

E agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

2 comentários
Viajar é Demais