Restaurantes, cafés e cervejarias em Bamberg: onde comer e beber na cidade mais cervejeira da Alemanha
Onde comer em Bamberg

Restaurantes, cafés e cervejarias em Bamberg: onde comer e beber na cidade mais cervejeira da Alemanha

Difícil pensar na cidade de Bamberg, na Alemanha, e não dar destaque à sua imensa tradição e cultura cervejeira. Para se ter uma ideia, apenas nos arredores da cidade existem, atualmente, mais de 300 cervejarias em funcionamento. Isso confere à Bamberg o título de cidade com a maior densidade de cervejarias por número de habitantes do mundo! Dentre as cervejas locais, a mais tradicional é a Rauchbier, um estilo produzido a partir de malte defumado que deixa a cerveja um aroma marcante – e por vezes até um sabor de carne defumada. Para quem não é muito acostumado a beber cervejas artesanais e especiais isso pode parecer bem estranho, mas saiba que é um estilo bastante apreciado pelos cervejeiros. Especialmente se for degustada em Bamberg!

E a comida? Quando se trata de gastronomia, a localização na Francônia, ao norte do estado da Baviera, faz com que Bamberg reúna características bem típicas da culinária dessa região. Isso significa ter porções fartas, pratos bem servidos e à base de muita carne de porco, molhos e batatas. E para a alegria de turistas e locais, saiba que boa parte das cervejarias mais famosas de Bamberg também oferecem serviço de restaurante. Nos cardápios encontramos uma oferta saborosa e farta das melhores opções de comidas tradicionais, é claro. Locais com essa combinação muitas vezes são a escolha perfeita para quem procura por uma refeição típica de Bamberg.

Nesse post, vamos dar dicas de onde comer e beber, com sugestões pessoais de restaurantes, cafés e cervejarias em Bamberg, todas baseadas em nossa experiência pessoal – lugares que de fato visitamos e gostamos da experiência.

Leia também:
O que fazer em Bamberg, na Alemanha
11 sugestões de presentes para trazer da Alemanha
Seguro viagem na Alemanha é obrigatório?
Tudo sobre Alemanha

Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei: cervejaria e restaurante

Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei: cervejaria e restaurante
Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei: cervejaria e restaurante

Com tanta tradição em cerveja, impossível deixar de fora a mais famosa e tradicional das cervejarias em Bamberg. A histórica Schlenkerla está localizada na Dominikanerstraße, a “rua das cervejarias” no coração do centro histórico de Bamberg. Documentado pela primeira vez em 1405, a 6ª geração do Schlenkerla permanece seguindo a antiga tradição de produção da cerveja defumada em barris de carvalho. A cervejaria funciona também como restaurante sendo a comida típica da região a sua especialidade.

Quando fomos até a Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei não tínhamos reserva de mesa e a cervejaria/restaurante estava bem cheia. Apesar disso, conseguimos rapidamente 2 lugares em uma mesa compartilhada. O melhor de tudo foi que nos colocaram na mesa tradicional do carteado semanal das senhorinhas septuagenárias locais, uma atividade que ocorre todas as segunda à noite. Sim, uma bando de senhorinhas de 70 anos pra cima, jogando carta e bebendo cerveja boa! Vale lembrar que na Alemanha e em muitas cidades da Europa, o hábito de compartilhar mesas é bastante comum. Os estabelecimentos tradicionais tem mesas longas e os clientes se distribuem conforme o tamanho do grupo de pessoas mas se há lugar vago, eles vão sendo preenchidos mesmo que se não faça parte do grupo. Você pode ler mais sobre este e outros hábitos no post sobre 10 coisas sobre comer em restaurantes na Alemanha.

Nós e as senhorinhas do carteado na mesa compartilhada do Cervejaria Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei
Nós e as senhorinhas do carteado na mesa compartilhada do Cervejaria Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei

Ficamos por cerca de 1 hora bebendo cerveja e tomando a sopa de goulash enquanto nos enturmávamos com nossas colegas de mesa, que estavam surpresas em conhecer pessoas do Brasil. 🙂

Cervejaria Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei
Cervejaria Schlenkerla, die historische Rauchbierbrauerei

Kachelofen: restaurante de comida típica

Ainda na Dominikanerstraße, outra ótima opção é o restaurante Kachelofen, que nos atraiu pela decoração super característica alemã e por estar bem cheio – foi preciso novamente dividir uma mesa com locais.

Restaurante Kachelofen
Restaurante Kachelofen

Tradicionalíssimo e sempre presente no top 10 de melhores restaurantes de Bamberg, o Kachelofen é mais uma opção que segue a linha “comida típica e farta + cerveja local maravilhosa”. A dica é pedir o ombro de porco (terceiro da foto abaixo), um dos melhores que já comemos. No cardápio de bebidas estão algumas opções das principais cervejarias em Bamberg. Ao final, compramos até a caneca de cerveja do restaurante por 5 euros como lembrança.

Restaurante Kachelofen
Restaurante Kachelofen

Fässla: cervejaria e restaurante

À caminho da Hauptbanhof de Bamberg (estação de trem), a Fässla vem desde 1649 ocupando seu espaço entre as melhores cervejarias em Bamberg. Além do cardápio de cervejas, o local também funciona como restaurante, oferecendo um cardápio de pratos típicos da Francônia. Mas nossa experiência por lá foi apenas degustando algumas cervejas locais.

O ambiente é amplo e de estilo bem tradicional, com muita madeira nas paredes e toalhinhas de mesa xadrez, como manda a tradição. Dessa vez, apesar de estar bem cheio, não foi preciso dividir a mesa com os locais. Mas na mesa ao lado, lá estava outro animado grupo de senhores jogando cartas em meio à canecas de cerveja – parece realmente ser um hábito na cidade.

Fässla e o carteado de senhorzinhos
Fässla e o carteado de senhorzinhos

Vale destacar ainda o brasão característico da Fässla, um divertido anão rolando um barril de cerveja que estampa todos os copos e canecas e simboliza bem o espírito da cervejaria.

Die Bierothek (loja de cervejas)

Na cidade mais cervejeira da Alemanha, que tal uma loja onde é possível encontrar quase todas as marcas – industriais ou artesanais – produzidas em Bamberg? A franquia de lojas de cervejas Die Bierothek está presente em Bamberg e é uma parada irresistível para os amantes da bebida. Localizada no caminho entre a estação de trem e o centro histórico de Bamberg, a loja acaba atraindo especialmente turistas em busca de variedade em um só lugar.

Die Bierothek em Bamberg
Die Bierothek em Bamberg

Foi exatamente o nosso caso. Logo que chegamos na cidade ainda pela manhã e avistamos a loja, entramos para “dar uma olhadinha”. Papo vai, papo vem, acabamos saindo de lá com uma garrafa nas mãos, um exemplar da tradicionalíssima Schlenkerla Rauchbier. Era cedo, era segunda-feira, mas em viagem vale tudo, né?! Até postar foto em rede social pra deixar os amigos com inveja 🙂

Rauchbier comprada na Die Bierothek e sendo devidamente degustada na Ponte Kettenbrücke, sob o Rio Regnitzar
Rauchbier comprada na Die Bierothek e sendo devidamente degustada na Ponte Kettenbrücke, sob o Rio Regnitzar

Alfred Seel Bäckerei – Konditorei (café e padaria)

Alfred Seel Bäckerei - Konditorei (café e padaria)
Alfred Seel Bäckerei – Konditorei (café e padaria)

Agora uma dica para o café da manhã ou da tarde. Sabe aquelas descobertas de viagem, um local super convidativo, que depois de entrar você descobre se tratar de um lugar histórico e super tradicional? Foi assim com a Alfred Seel Bäckerei – Konditorei, uma padaria/café que nos fisgou assim que passamos na porta. Só depois de experimentar as delícias servidas por lá que fomos saber que esse lugar foi inaugurado em 1427!

Confeitaria Alfred Seel Bäckerei - Konditorei
Confeitaria Alfred Seel Bäckerei – Konditorei

Pela qualidade de tudo que é servido, dá para entender como se manteve por tanto tempo. A torta com chocolate amargo e castanhas acompanhada de chocolate quente ou café estava dos deuses! É a nossa dica do que pedir. Imperdível!

Kerlings Feinbäckerei (café e padaria)

Kerlings Feinbäckerei (café e padaria)
Kerlings Feinbäckerei (café e padaria)

Mais uma dica de café e padaria, essa bem próxima da estação de trem de Bamberg: a Kerlings Feinbäckerei. Em 1890, Georg Kerling alugou o antigo estabelecimento que desde o ano 1390 já funcionava como padaria. Foi assim que a antiga “Zum Froschbeck” se transformou na Kerlings Feinbäckerei, atualmente já na quarta geração familiar a manter a tradição do lugar.

A vitrine chamativa e o letreiro dourado só reforçam aquilo que se pode esperar da qualidade dos produtos. Tudo segue receitas antigas da família, fazendo uso dos melhores ingredientes vindo de produtores da região.

É claro que não resistimos à tentação, e acabamos saindo de lá com um pacote desse doce bem parecido com a nossa cueca-virada (grostoli). Era mais sequinho do que o doce do sul do Brasil, mas bem gostoso.

Cueca-virada na padaria de Bamberg
Cueca-virada na padaria de Bamberg

Essas foram as nossas dicas de onde comer em Bamberg, e também de onde beber as cervejas mais tradicionais da cidade. Não deixe de compartilhar com a gente suas experiências e contar se gostou das dicas. Até a próxima! 🙂

Leia também: O que fazer em Bamberg: Roteiro de 1 dia


Onde ficar em Bamberg

Consulte o mapa para encontrar as melhores opções de hotéis e apartamentos para se hospedar em Bamberg, na Alemanha.

Booking.com

Mais atividades em Bamberg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condiições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais