Busca
Busca
Bouchon Les Lyonnais

Bouchon Les Lyonnais, comida típica no centro histórico de Lyon, na França

Em nossa viagem por Lyon, era evidente que não poderíamos deixar de conhecer (e experimentar) uma das “marcas registradas” da cidade: um autêntico Bouchon. Lyon é famosa por sua gastronomia super autêntica, e ‘bouchon‘ é o nome dado aos restaurantes clássicos e tradicionais, de comida tipicamente lionesa. Ir a Lyon e não comer em um bouchon é praticamente como não ir a Lyon. E entre todos os bouchons de Lyon, um dos mais conhecidos e tradicionais é o Bouchon Les Lyonnais, localizado no tradicional bairro de Vieux Lyon.

Bouchon Les Lyonnais

Localizado em uma esquina típica do principal bairro do centro histórico de Lyon, o Bouchon Les Lyonnais é um clássico desde a sua fachada. Daqueles lugares que atraem turistas mas principalmente público local, famílias em busca de uma refeição típica, farta e afetiva. Nossa vontade de finalmente experimentar a comida de um ‘bouchon’ era tamanha que acabamos chegando bem cedo, por volta de meio-dia, quando o restaurante ainda estava abrindo. Mas foi bom que deu pra fazer umas fotos da fachada e das mesas ainda vazias – certamente uma raridade em se tratando do Les Lyonnais.

Bouchon Les Lyonnais: fachada
Bouchon Les Lyonnais: fachada

Da mesma forma, conseguimos escolher uma mesa com toda a tranquilidade, conversar um pouco com os garçons e sentir a atmosfera do lugar. Optamos por sentar em uma mesa do ambiente interno, já que na área externa estava muito calor – apesar de parecer muito agradável.

Bouchon Les Lyonnais: ambiente externo e interno
Bouchon Les Lyonnais: ambiente externo e interno
Bouchon Les Lyonnais: ambiente interno e detalhes da decoração
Bouchon Les Lyonnais: ambiente interno e detalhes da decoração

Enquanto o restaurante ia ficando mais cheio, observávamos o clima de amizade e descontração entre os atendentes e os clientes que iam chegando. Parecia que os garçons conheciam quase todos de longa data. Mas mesmo nós, turistas, percebíamos a descontração e o clima de informalidade que faziam com que nos sentíssemos bem à vontade. Em poucos minutos após a nossa chegada, o restaurante já estava assim: lotado.

Bouchon Les Lyonnais: o restaurante ficou cheio
Bouchon Les Lyonnais: o restaurante ficou cheio

Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Lyon: roteiro de 2 dias
Onde se hospedar em Lyon: hotel Mercure Centre Plaza
Onde comer em Lyon – dicas dos melhores restaurantes, cafés e bouchons na capital da gastronomia
Lyon City Card: o cartão de descontos em museus e atrações de Lyon

O que pedir no Les Lyonnais

Mal sentamos à mesa escolhida e os atendentes já nos trouxeram uma cesta de pães cortesia da casa (costume comum nos restaurantes franceses). Mas nesse restaurante também veio um tira-gosto da casa: ‘Grattons’, ou para os íntimos, o bom e velho torresmo, mais ou menos como a versão brasileira. Já aproveitamos pra pedir também uma garrafa de água da casa (carafe d’eau) que é de graça em todos os restaurantes por conta de uma lei francesa.

Bouchon Les Lyonnais: água da casa e tira-gosto
Bouchon Les Lyonnais: água da casa e tira-gosto

No horário de almoço o Bouchon Les Lyonnais funciona com aqueles menus de preço de fixo bem tradicionais na Europa, seguindo a fórmula clássica: “entrada + prato principal + sobremesa”. O que a gente escolheu era o de 24,70€ por pessoa, mas tinha outras opções mais baratas ou mais caras.

Bouchon Les Lyonnais
Bouchon Les Lyonnais: cardápio com menu de 3 etapas: entrada + prato + sobremesa

Cada uma dessas ‘etapas’ oferece opções bem típicas de Lyon à escolha do cliente. Além dos menus, o restaurante também trabalha com pratos ‘à la carte’. Você pode conferir todas as opções e valores no site oficial (link no final do post).

Entradas

Como de praxe, pedimos sugestões ao nosso garçom, explicando que gostaríamos de experimentar coisas bem locais e típicas da cidade. Assim, o Guto ficou com o “Gâteau De Foie De Volaille Maison Et Son Coulis De Tomates”, uma espécie de torta/empadão recheada com patê de fígado de galinha d’angola feito na casa, acompanhado de molho de tomate. Para a outra entrada, pedimos uma “Salade Lyonnaise” (Croûtons, Lardons Coupés Maison, Oeufs Pochés), isto é, uma salada ao estilo de Lyon, com alface, croutons, bacon e um belo ovo pochet que fez inveja no Guto. 🙂

Em termos de sabor, as duas entradas estavam ótimas, mas o Guto achou o molho de tomate um pouco morno (talvez o único pecado em toda a experiência no Les Lyonnais). De qualquer forma, como a gente nunca tinha experimentado e não sabe dizer se é assim mesmo que é servido, não dava nem pra pedir pra dar uma esquentadinha. 🙂

Bouchon Les Lyonnais
Bouchon Les Lyonnais: entradas

Pratos principais

Já para os pratos principais, o garçom sugeriu outras duas especialidades da casa. Assim, o Guto escolheu a polêmica ‘Andouillette Artisanale, Moutarde A L’Ancienne’. Já adianto que este prato é só para os “fortes”: andouillette nada mais é do que uma espécie de linguiça bem condimentada, feita de carne e partes não tão nobres do porco como tripas e outras entranhas, servida ao molho de mostarda em grãos. Em geral, as pessoas relatam que esse é um prato de sabor e aroma fortes, bem característicos. Mas apesar de inusitado, ele gostou muito do prato.

Eu experimentei e achei bom, mas não consegui comer muito porque ficava pensando nas partes do porco das quais era feito. 🙂 Na verdade tenho que ser honesta, o gosto em si era bom, mas a aparência do recheio da linguiça é que é meio diferente do que estamos acostumados. Em compensação, o que era aquele molho de mostarda? Meu Deus, era de comer de colheradas, direto da tigela, de tão bom. Aliás, o Guto falou exatamente isso pro garçom, que deu uma risada e completou “eu não disse?” 🙂

Já o meu prato foi o ‘Magret de Canard Rôti au Miel’, uma porção generosa de peito de pato assado ao molho de mel com cogumelos e batatas de acompanhamento. Nem preciso falar que estava excelente porque isso já dá pra imaginar só de ver a foto, né? Estava uma delícia mesmo!

Bouchon Les Lyonnais: pratos principais
Bouchon Les Lyonnais: pratos principais

Sobremesas

Aí vem a hora da sobremesa! Seguimos o mesmo critério das especialidades da casa que fossem típicas da culinária de Lyon. Eis que pedimos a ‘Tarte Aux Pralines Maison Dans La Tradition’ – torta de praliné tradicional da casa; e o ‘Ile Flottante Maison’ – Ilha Flutuante feita na casa, isto é, um doce parecido com o que aqui no Brasil conhecemos como ovos nevados. A apresentação lembra uma ilha que flutua sobre a água. A ilha no caso é um “bolinho” preparado com as claras do ovo, que flutua sobre um creme de gemas, açúcar e baunilha. Super leve e saborosa, como dá pra imaginar pela foto. As duas foram ótimas escolhas para encerrar nossa refeição junto com um café expresso.

Bouchon Les Lyonnais: sobremesa
Bouchon Les Lyonnais: sobremesa

Avaliação Final: Bouchon Les Lyonnais

No tradicional e histórico bairro de Vieux Lyon (velha Lion), o Les Lyonnais é uma excelente opção de restaurante para conhecer os típicos Bouchons e experimentar a culinária tradicional da cidade. Bem localizado e de fácil acesso, o restaurante ainda conta com um ótimo atendimento e preços bem justos. Vale a pena conferir, pois não dá nem pra dizer que esteve em Lyon se não tiver experimentado algumas das “iguarias” servidas nos autênticos bouchons da cidade. 🙂

Bouchon Les Lyonnais
Endereço: 19 Rue de la Bombarde, 69005 Lyon, França
restaurant-lyonnais.com/home
facebook.com/restaurantleslyonnais/

Leia também: Onde comer em Lyon – dicas dos melhores restaurantes, cafés e bouchons na capital da gastronomia


Já reservou seu hotel em Lyon?

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Lyon?

Booking.com Booking.com

Reserve agora passeios e atrações em Lyon

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Seguro Viagem
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

1 comentário

Menu