Mercados de Natal de Colmar, na Alsácia: a magia do Natal em uma cidade de conto de fadas

Situada quase na fronteira da França com a Alemanha, Colmar é uma daquelas cidades de sonhos, um vilarejo medieval com ruas estreitas e casinhas coloridas em estilo enxaimel que poderiam ilustrar um livro de conto de fadas. Legítima representante da região da Alsácia, Colmar reúne o que há de melhor nos dois países vizinhos e tem tantos atrativos que merece ser incluída em um roteiro pela França qualquer que seja a época da sua viagem. Para saber tudo que tem para fazer por lá, temos um outro artigo com todas as dicas para montar seu roteiro de 1 ou mais dias em Colmar. Mas durante os meses de novembro e dezembro Colmar se transforma em um destino ainda mais apaixonante por conta da magia do Natal. É nessa época que os Mercados de Natal de Colmar tomam conta da cidade e a atmosfera festiva de luzes, cores, sabores e aromas natalinos tornam toda a experiência ainda mais inesquecível.

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

Marché de Noël – os Mercados de Natal de Colmar

Mercados de Natal são feiras tradicionais na Europa que acontecem todos os anos no período que antecede o Natal (entre novembro e dezembro). Nessa época, as ruas e praças são ocupadas por stands onde produtores locais se reúnem para oferecer todo tipo de comida, bebida ou produto típico dessa época do ano. Não há cobrança de entrada, e cada pessoa só paga pelo que consumir. E entre todos os mercados de Natal, o Marché de Noël de Colmar (nome em francês) é considerado simplesmente um dos melhores da Europa, com a cidade sempre figurando no “Top 10” de destinos para visitar na época do Natal.

De fato, é indescritível a sensação de caminhar por entre as fileiras de barraquinhas e sentir os aromas das comidas e bebidas típicas – sempre que possível provando um pouco de tudo, é claro! As luzes e a decoração atraem todos os olhares e provocam um verdadeiro resgate nostálgico ao nosso imaginário sobre o período do Natal. Tudo isso tendo como pano de fundo uma cidade encantadora por natureza como Colmar.

Mas o que torna os Mercados de Natal de Colmar tão especiais é o fato de serem verdadeiramente parte da cultura da cidade e de seu povo. Nada ali parece artificial ou simulado. Toda a organização do evento é feita pelos próprios moradores. É fácil perceber o orgulho e a paixão que cada um deles tem em difundir a cultura local e em compartilhar os produtos típicos da região com os visitantes – sejam eles moradores ou viajantes de passagem por Colmar.

Apesar de ser comum referir-se ao evento como “o Mercado de Natal de Colmar” (no singular), na verdade a cidade concentra não apenas um, mas seis (6) diferentes pontos de mercado de Natal em localizações estratégicas do centro histórico. Cada um deles tem características e estilos bem particulares, mas como as distâncias são curtas, é possível visitar todos em um mesmo dia.

Mapa com os 6 mercados de Natal de colmar (créditos: adaptado do site oficial)
Mapa com os 6 mercados de Natal de colmar (créditos: adaptado do site oficial)

1. Place des Dominicains (Mercado de Natal da Praça da Igreja Dominicana)
2. Le Marché gourmand (Mercado gourmet)
3. Place Jeanne d’Arc (Mercado de Natal da Praça Joana D’Arc)
4. Place de l’Ancienne Douane (Mercado de Natal da Praça da Antiga Aduana)
5. Le Marché intérieur du Koïfhus
6. Le Marché de Noël des enfants (Mercado de Natal das crianças)

1. Place des Dominicains (Mercado de Natal da Praça da Igreja Dominicana)

O principal Mercado de Natal de Colmar fica localizado nos arredores da Igreja dos Dominicanos, na Place des Dominicains. Além da posição bem central e do visual incrível das barracas iluminadas com a igreja ao fundo, esse mercado é o que tem a maior quantidade de expositores, reunindo cerca de sessenta (60) stands no total.

Marché de Noël Place des Dominicains (Mercado de Natal da Praça da Igreja Dominicana) | Mercados de Natal em Colmar
Marché de Noël Place des Dominicains (Mercado de Natal da Praça da Igreja Dominicana) | Mercados de Natal em Colmar

Por conta disso, a principal característica do Marché de Noël da Place des Dominicains é a sua variedade. Nele você poderá encontrar de tudo referente ao Natal – de enfeites e itens de decoração, passando pelas bebidas e comidas típicas até todo tipo de produtos natalinos.

Sempre com bastante fluxo de visitantes, esse é o mercado ideal para “se perder” e experimentar um pouco de tudo durante o dia ou mesmo a noite, onde as luzes dos stands e na fachada da igreja tornam tudo ainda mais encantador.

Marché de Noël Place des Dominicains (Mercado de Natal da Praça da Igreja Dominicana durante a noite) | Mercados de Natal em Colmar (créditos: Noël Colmar)

Mercado de Natal da Praça da Igreja Dominicana
Onde acontece: Place des Dominicains, nos arredores da Igreja dos Dominicanos
Horários: Segunda a quinta das 10h00 às 19h00; Sexta, sábado e domingo das 10h00 às 20h00

2. Le Marché gourmand (Mercado gourmet)

O mais recente Mercado de Natal de Colmar é o Le Marché gourmand (Mercado gourmet). Localizado na Place de la Cathédrale (bem pertinho do mercado anterior), o Marché Gourmand consiste em uma aldeia com 9 stands de restaurantes da região. Neles, os chefs preparam especialidades da Alsácia e receitas típicas do Natal. Esse é o mercado ideal para quem procura uma experiência mais próxima a de uma refeição tradicional em um restaurante, com opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Os preços em geral também são um pouco mais altos do que nos demais mercados de Natal.

Dentre as opções gastronômicas do Marché Gourmand, não deixe de experimentar a “Alsaflette” – uma especialidade do stand do hotel e restaurante “Nid de Cigogne”. O prato consiste em uma mistura bem tmeperada de batatas cozidas, linguiça defumada e muito queijo Munster. Além de ser uma delícia, o pessoal da barraca é muito simpático!

Le Marché gourmand (Mercado gourmet)
Onde acontece: Place de la Cathédrale, nos arredores da Catedral de Colmar (Collégiale Saint-Martin).
Horários: todos os dias das 10h00 às 22h00

3. Place Jeanne d’Arc (Mercado de Natal da Praça Joana D’Arc)

Place Jeanne d’Arc (Mercado de Natal da Praça Joana D'Arc) | Mercados de Natal de Colmar
Place Jeanne d’Arc (Mercado de Natal da Praça Joana D’Arc) | Mercados de Natal de Colmar

O Mercado de Natal da Place Jeanne D’Arc é o nosso favorito entre os mercados de Natal de Colmar. Com aproximadamente trinta (30) expositores em stands de casinhas lindamente decoradas, esse mercado consegue oferecer uma atmosfera ainda mais aconchegante. Aqui o foco são os chamados produtos de “Terroir” – ou seja, produzidos em Colmar e seus arredores. Praticamente tudo que está a venda nesse mercado é de produção local e artesanal, e quem fica nos stands são os próprios produtores – moradores que se conhecem há anos e amam o que fazem.

Cercado por um conjunto de edifícios que vão desde as tradicionais casas de enxaimel ao mais puro estilo clássico francês, este mercado oferece aos visitantes o essencial da região da Alsácia. Começando pela cuidadosa decoração e pelos tradicionais enfeites natalinos que encantam visitantes de todas as idades.

E se você gosta de mergulhar na cultura local e experimentar todas as comidinhas e bebidas típicas – com direito a muitas provinhas – esse definitivamente é o melhor lugar dos Mercados de Natal de Colmar. Além da simpatia e do carinho com que fomos atendidos por absolutamente todos os expositores, foram muitas as iguarias autênticas que experimentamos: o Vin Chaud (vinho quente) da Maison Jund – o melhor de Colmar; os queijos da Jean-Martin Kempf; uma bebida à base de pinheiro de Natal; frios e linguiças das mais variadas e até uma típica massa com queijo da região. Falaremos mais sobre essas e outras comidas típicas dos Mercados de Natal de Colmar daqui há pouco. 😉

A experiência foi tão boa que perdemos as contas de quantas vezes passamos pelo Mercado de Natal da Praça Joana D’Arc de dia e de noite em nossas andanças pelos mercados de Natal de Colmar.

Place Jeanne d’Arc (Mercado de Natal da Praça Joana D'Arc) | Mercados de Natal de Colmar
Place Jeanne d’Arc (Mercado de Natal da Praça Joana D’Arc) | Mercados de Natal de Colmar

Mercado de Natal da Praça Joana D’Arc
Onde acontece: Place Jeanne d’Arc
Horários: Segunda a quinta das 10h00 às 19h00; Sexta, sábado e domingo das 10h00 às 20h00

4. Place de l’Ancienne Douane (Mercado de Natal da Praça da Antiga Aduana)

Com cerca de cinquenta (50) expositores, o Mercado de Natal da Place de l’Ancienne Douane se destaca pela disposição dos stands, que se iniciam em torno da fonte Schwendi – adornada com uma escultura de Bartholdi – e seguem margeando um dos canais do centro histórico de Colmar.

Marché de Noël - Place de l'Ancienne Douane (Mercado de Natal da Praça da Antiga Aduana)
Marché de Noël – Place de l’Ancienne Douane (Mercado de Natal da Praça da Antiga Aduana)

A exemplo do Mercado de Natal da Place des Dominicains, esse é um mercado que oferece um pouco de tudo relacionado ao Natal: comidinhas típicas, bebidas e enfeites natalinos. Costuma ficar mais cheio especialmente à noite, já que essa é uma região de Colmar que concentra bons restaurantes – aí o mercado serve de “prévia” para o jantar.


Para quem tem especial interesse em artesanato, vale a pena visitar também o interior do belo edifício Koïfhus, que apesar de estar na mesma praça, é considerado um mercado de Natal independente.

Mercado de Natal da Place de l’Ancienne Douane
Onde acontece: Place de l’Ancienne Douane
Horários: Segunda a quinta das 10h00 às 19h00; Sexta, sábado e domingo das 10h00 às 20h00

5. Le Marché intérieur du Koïfhus

Se por fora o majestoso edifício medieval Koïfhus chama a atenção pela decoração natalina, em seu interior cerca de 20 artesãos locais apresentam suas criações no Le Marché intérieur du Koïfhus, um dos seis mercados de Natal de Colmar inteiramente dedicado ao artesanato. Muitos dos artesãos são representantes de uma longa tradição familiar e produzem suas peças de maneira totalmente artesanal, à moda antiga. Vale a pena conhecer e admirar suas criações.

Le Marché intérieur du Koïfhus
Onde acontece: Place de l’Ancienne Douane
Horários: Segunda a quinta das 10h00 às 19h00; Sexta, sábado e domingo das 10h00 às 20h00

6. Le Marché de Noël des enfants (Mercado de Natal das crianças)

Na bela região da Petite Venise de Colmar, o Le Marché de Noël des enfants (Mercado de Natal das crianças) é voltado especialmente para os pequenos. Não que todos os demais não tenham atrações para crianças, mas neste o foco está em brinquedos e atrações especialmente para a garotada.

Le Marché de Noël des enfants (Mercado de Natal das crianças)
Le Marché de Noël des enfants (Mercado de Natal das crianças)

Além de opções gastronômicas pensadas para crianças, este Mercado de Natal traz também um carrossel, jogos, um presépio mecânico e até bichinhos de verdade como ovelhas e coelhos que fazer a alegria de quem viaja com os filhos.

Le Marché de Noël des enfants
Onde acontece: Place des Six Montagnes Noires – Petite Venise
Horários: Segunda a quinta das 10h00 às 19h00; Sexta, sábado e domingo das 10h00 às 20h00

Comidas típicas dos Mercados de Natal de Colmar

Os mercados de Natal de Colmar oferecem uma grande variedade de comidas típicas, desde receitas exclusivas do período do Natal até opções gastronômicas tradicionais de qualquer época do ano em Colmar e na Alsácia de maneira geral. Muitas delas fazem lembrar as comidas típicas dos mercados de Natal da Alemanha por conta da proximidade com o país vizinho. Como quase tudo é bastante artesanal e produzido localmente, determinados produtos você só vai encontrar em stands específicos de um dos mercados. A seguir, listamos algumas das comidas típicas que você precisa experimentar nos mercados de Natal de Colmar.

Salgados:

  • Alsaflette: especialidade do stand do hotel e restaurante “Nid de Cigogne” no Marché Gourmand, consiste em uma deliciosa combinação de batatas, linguiça defumada e muito queijo Munster.
  • Choucroute à l’Alsacienne: O tradicional repolho em conserva é cozido no vinho branco com linguiça defumada de um jeito que você só encontra nessa região.
  • Flammkuchen: uma “pizza rústica” que pode ser de massa fina ou grossa (lembrando um pão achatado) e assada na lenha. A tradicional vem com queijo cremoso em lugar do molho de tomate, speck (presunto cru) e cebolinha.
  • Foie Gras: O polêmico patê de fígado de ganso é um patrimônio da Alsácia, região onde são produzidos os melhores do mundo. Para quem gosta ou tem curiosidade em experimentar essa iguaria, Colmar é o lugar ideal.
  • Munster (queijo): O queijo típico da cidade de Colmar, cremoso e de sabor e aroma fortes.
  • Spaetzles sauce Munster: Se gostou do queijo puro, não deixe de experimentar essa massa típica da região da Alsácia servida ao molho de queijo munster e cebolas fritas.
  • Saucisson/Wurst (salsicha): Até hoje nunca encontramos um mercado de Natal sem ao menos uma barraca de Saucisson/Wurst (salsichas). Em Colmar elas também são super populares.

Doces:

  • Biscoitos de Natal: Certamente em qualquer mercado de Natal europeu haverá um stand com biscoitos típicos. E normalmente cada cidade tem o seu – e que os locais juram ser “o melhor biscoito de todos”. A maior parte dos biscoitos é a base de especiarias como canela e cravo. Entre as especialidades de Colmar estão o Bredele (em diferentes formatos e sabores) e o Sprengerle (de anis).
  • Kougelhopf: Bem típico da região da Alsácia, esse bolo leva passas e amêndoas em sua composição, com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. O curioso é que tem sempre esse mesmo formato redondinho com alguns vincos – inclusive a forminha é um souvenir nessa região, e pode ser comprada para você fazer os seus próprios Kougelhopfs em casa.
  • Pain d’Épices: Doce típico natalino, o pain d’épices é um bolo de especiarias. Lembra de longe o nosso “pão de mel”, só que mais condimentado com especiarias como canela, cravo e gengibre, além de muitas castanhas moídas. Tradicionais em boa parte da França mas uma especialidade alsaciana, os pain d’épices são inspirados nos lebkuchen típicos da Alemanha.

Os preços das comidinhas nos mercados de Natal de Colmar variam bastante e podem começar a partir de poucos euros. Pratos mais completos pode custar entre 5 e 10 euros.

Bebidas típicas dos Mercados de Natal de Colmar

Nos Mercados de Natal em geral, dificilmente você vai ver alguém que não esteja com uma bebida fumegante nas mãos. Isso porque as bebidas quentes (alcoólicas ou não) são ideais para ajudar a suportar o frio dessa época do ano. Infelizmente, ao contrário da Alemanha onde cada mercado de Natal tem a sua própria caneca de louça – cuja decoração varia a cada ano – em Colmar o copo é de plástico. Apesar de ser bonitinho, não tem o mesmo charme e o apelo colecionável das canecas.

Veja quais são as principais bebidas típicas dos mercados de Natal de Colmar:

  • Vin chaud/Gluhwein (vinho quente) – o vinho quente “temperado” com especiarias como canela, cravo ou limão é a bebida oficial de todos os Mercados de Natal na Europa. Lembra o quentão, bebida de vinho muito doce servida no sul do Brasil nas festas juninas. Mas o Vin chaud não é tão doce quanto o Quentão. E da mesma forma que o vinho tradicional, você também poderá optar entre o tinto ou o branco. Em Colmar, a dica é procurar pelo stand da Maison Martin Jund, no Mercado de Natal da Place Jeanne D’Arc. Eles são uma família de produtores de vinhos com muita história em Colmar.
  • Sirop de Sapin: Deliciosa alternativa sem álcool para o vinho quente, essa bebida extraída do pinheiro de Natal e servida quente é algo que só encontramos nos Mercados de Colmar, mais especificamente em um stand da Place Jeanne D’Arc.
  • Cerveja: A cerveja também é popular no Natal de Colmar, e mesmo no frio do inverno, é a única bebida gelada que continua firme e forte. As marcas locais inclusive fabricam cervejas especiais para o Natal – mais encorpadas e alcoólicas, e por vezes até com especiarias.
  • Licor de Mirabelle: A mirabelle é uma frutinha super típica da Alsácia, e alguns stands oferecem licores e outras bebidas alcoólicas a base dessa fruta.

O que mais comprar nos mercados de Natal de Colmar?

Além das comidas e bebidas típicas, os mercados de Natal de Colmar possuem uma infinidade de artigos de decoração, enfeites, velas, roupas e brinquedos natalinos. É um festival de cores e brilhos que atraem os nossos olhares e as vezes nossos euros, quando o bolso permite! Os mercados de Natal são ótimos para quem deseja comprar lembrancinhas de viagem. Em Colmar os preços são bem mais em conta do que nos Mercados de Natal da Suíça, por exemplo. Mas ainda assim os enfeites mais elaborados, especialmente os produzidos artesanalmente, são bem caros para a realidade de quem ganha em reais. :/

Não deixe de reparar nos enfeites inspirados em alguns personagens símbolos da cidade de Colmar, como as cegonhas, os bonequinhos de biscoito e as bonecas vestidas de “Alsaciana”. Esses são bem típicos de Colmar e dessa região e dificilmente você encontrará nos demais mercados de Natal.

Quando acontecem os Mercados de Natal de Colmar?

Entre os meses de novembro e dezembro, são cerca de 4 ou 5 semanas onde as principais ruas e praças de Colmar são tomadas pelos mercados de Natal com seus enfeites e adereços que enchem os olhos. As datas variam ano a ano, já que são baseadas no calendário adventício.

Em 2020, os Mercados de Natal de Colmar acontecerão entre 20 de novembro e 30 de dezembro.
Site oficial: www.noel-colmar.com


Onde ficar em Colmar?

Nossa dica pessoal de um local incrível para se hospedar no coração da cidade de Colmar é a Maison Martin JUND – Chez Cécile, Myriam et Martin, um aconchegante “chambre d’hôte” (o equivalente francês do bed and breakfast). A casa histórica de estilo alsaciano pertence a uma família de produtores de vinhos do centro de Colmar! O local dispõe de quartos confortáveis e café da manhã com produtos locais, com preços inferiores aos hotéis da região. O que faz toda a diferença é forma acolhedora como a Cécile e sua família recebem cada hóspede. Gostamos tanto da hospedagem que a “Casa da Cécile” (Chez Cécile) já virou também a nossa casa em Colmar. 🙂

+ Leia mais: Maison Martin Jund – Chez Cécile, Myriam et Martin

Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e faça sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Colmar.

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro em Estrasburgo ou na Alsácia

A nossa dica para quem pretende alugar carro em Estrasburgo ou em algum dos vilarejos da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário