Mercados de Natal de Estrasburgo

Mercado de Natal de Estrasburgo, a ‘Capitale de Noël’ da Alsácia, na França

Durante os meses de novembro e dezembro, a encantadora Estrasburgo (Strasbourg) entra na lista de destinos mais desejados da Europa por conta de seus famosos Mercados de Natal. Nesse período a capital da Alsácia – região na fronteira da França com a Alemanha – é inteiramente tomada pela magia do Natal. Os Mercados de Natal de Estrasburgo são tão populares em toda a Europa que a cidade recebe até a alcunha de “Capitale de Noël” (Capital do Natal). As luzes, cores, aromas e sabores tão tradicionais do Marché de Nöel atribuem uma atmosfera única à cidade, fazendo dessa época uma das mais alegres e festivas para incluir Estrasburgo em seu roteiro de viagem.

Quer saber tudo sobre os Mercados de Natal de Estrasburgo (Strasbourg)? Quantos são? Quando acontecem? O que tem para comprar? Quais as comidas e bebidas típicas? Nesse artigo contamos todos os detalhes da nossa experiência pelos Mercados de Natal de Estrasburgo, na França.

Mercado de Natal de Estrasburgo, a 'Capitale de Noël' da Alsácia
Mercado de Natal de Estrasburgo, a ‘Capitale de Noël’ da Alsácia

Você também vai gostar de ler:
Mercados de Natal de Colmar
O que fazer em Estrasburgo: roteiro de 3 dias
Onde comer em Estrasburgo: dicas de restaurantes
Strasbourg Pass: o cartão de descontos de Estrasburgo

Marché de Noël à Strasbourg: Mercado de Natal de Estrasburgo

Mercados de Natal são feiras tradicionais na Europa que acontecem todos os anos no período que antecede o Natal (entre novembro e dezembro). Nessa época, as ruas e praças são ocupadas por stands onde produtores locais se reúnem para oferecer todo tipo de comida, bebida ou produto típico dessa época do ano. Não há cobrança de entrada, e cada pessoa só paga pelo que consumir. Entre todos os mercados de Natal da França, os Marché de Noël à Strasbourg (nome em francês) são considerados os melhores ao lado dos mercados da vizinha Colmar, também na região da Alsácia (vale muito a pena visitar as duas cidades nessa época do ano). Aliás, não apenas na França: os Mercados de Natal de Estrasburgo costumam figurar em todas as listas de “Top 10” dos melhores mercados de Natal europeus.

Marché de Noël à Strasbourg: Mercado de Natal em Estrasburgo
Marché de Noël à Strasbourg: Mercado de Natal de Estrasburgo

Celebrado há mais de 400 anos, o evento é uma verdadeira instituição de Estrasburgo e de toda a Alsácia, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. A tradição vem da época em que Strasbourg ainda fazia parte da Renânia alemã, onde a tradição dos mercados de Natal já vem de longa data. Quando Estrasburgo passou a pertencer à França, a tradição foi mantida como parte do patrimônio cultural da cidade.

Durante o período do Natal há muito para se fazer em Estrasburgo, e toda a cidade se transforma e adquire uma atmosfera natalina inigualável. Além do próprio mercado de Natal que se estende por diferentes pontos da cidade – o Christkindelsmärik, ou “Mercado do menino Jesus” – Estrasburgo ainda recebe um grande projeto de iluminação (Strasbourg en lumières) que dá ainda mais brilho às ruas e edifícios históricos. Por conta das luzes e da decoração especial de Natal, todo mundo tem um motivo a mais para realizar o tradicional passeio de barco com o Batorama e admirar a cidade de um ponto de vista único. Já a Place Kléber recebe uma pista de patinação no gelo e uma imensa árvore de Natal (Le Grand Sapin), uma das estrelas da festa.

Principais atrações e atividades no Mercado de Natal de Estrasburgo

1. Christkindelsmärik | Mercado de Natal de Estrasburgo

Entre os meses de novembro e dezembro, a grande atração da cidade sem dúvida é o Christkindelsmärik, o Mercado de Natal de Estrasburgo. Entre os mercados de Natal mais antigos da Europa, a versão de Estrasburgo consiste em um único e grande mercado que se espalha por diversos pontos da “Grande-Île” – o centro histórico. O Mercado de Natal de Estrasburgo conta com mais de 300 chalés que oferecem comidas, bebidas e produtos típicos do período natalino. Mas a maior parte deles fica concentrada nos arredores da Catedral de Notre-Dame de Strasbourg, na Place de la Cathédrale.

Outro ponto de mercado de Natal com muitos chalés e diversas opções gastronômicas é nos arredores do Palais des Rohan, nas margens do rio ill, perto de onde fica o ponto de embarque do passeio de barco no Batorama. De dia ou de noite essa parte da cidade atrai uma grande quantidade de visitantes.

Não deixe também de esticar o passeio até a Petit France, que além de ser uma das regiões mais bonitas de Estrasburgo, também concentra alguns dos principais pontos de Mercados de Natal da cidade.

2. Strasbourg en lumières: a iluminação natalina nas ruas de Estrasburgo

Além de ruas e praças tomadas por chalés com comidas, bebidas e produtos típicos do Natal, outra grande atração de Estrasburgo nessa época do ano é a decoração / iluminação de Natal, entre as mais bonitas da Europa. A própria cerimônia de abertura do Mercado de Natal consiste na apresentação do projeto de iluminação, quando as luzes são acesas todas ao mesmo tempo e é declarado o início oficial do evento. Ruas e casas ganham um brilho especial com milhares de luzes e enfeites natalinos espalhados por todos os lados. Simplesmente caminhar pelas ruas iluminadas de Strasbourg já é, por si só, umas das melhores atividades do período que antecede o Natal na cidade.

Algumas construções icônicas da Place de la Cathédrale – como a Catedral de Notre-Dame de Strasbourg ou a Maison Kammerzell, um restaurante em uma antiga casa de estilo enxaimel – ganham ainda mais destaque em suas fachadas e arredores lindamente decorados.

3. Rue de Maroquin: fachadas decoradas de restaurantes centenários de Estrasburgo

Bem pertinho da Place de la Cathédrale, uma popular rua do centro histórico vem se tornando um dos pontos mais fotografados da cidade, especialmente na época dos Mercados de Natal. A tradicional Rue de Maroquin concentra alguns dos principais restaurantes de comida típica da Alsácia, como o Le Gruber e o Le Tire-Bouchon. E se durante todo o ano estes restaurantes já estão entre as principais opções de onde comer em Estrasburgo, no Natal eles parecem competir entre si para ver quem consegue apresentar a mais linda decoração natalina.

Rue de Maroquin: fachadas decoradas de restaurantes centenários de Estrasburgo

Merece destaque em particular a fachada do restaurante Le Tire-Bouchon com seus imensos ursos de pelúcia e presentes pendurados na janela que provocam filas em busca da foto perfeita em um dos pontos mais fotogênicos de Estrasburgo. Vale passar por aqui tanto de dia quanto à noite para curtir o visual. E se possível, não deixe de fazer uma reserva para o jantar. O Le Tire-Bouchon oferece uma legítima experiência gastronômica da Alsácia, com todos os principais pratos da região no cardápio.

4. Place Kléber: Le Grand Sapin e pista de patinação no gelo

Além de ser mais um ponto de Mercado de Natal, a Place Kléber reúne visitantes de todas as idades para ver de perto a principal árvore de Natal do evento. A cada ano a “Le Grand Sapin” (o grande pinheiro) recebe uma decoração diferente com novas luzes e enfeites. A praça também recebe a principal pista de patinação no gelo do período do Natal, sucesso especialmente entre as crianças e jovens da cidade. As fachadas iluminadas dos edifícios históricos ajudam a completar a atmosfera mágica, especialmente à noite.

5. Batorama: passeio de barco pela cidade iluminada para o Natal

Uma das atividades mais procuradas por quem visita Estrasburgo (Strasbourg) em qualquer época do ano são os passeios de barco no Batorama. Durante o período dos Mercados de Natal de Estrasburgo, os passeios de barco podem ser feitos durante à noite, proporcionando um ponto de vista único para observar o centro histórico todo decorado para o Natal.

Essa é uma das atividades incluídas no Strasbourg Pass, o passe de descontos em atividades e atrações de Estrasburgo que vale a pena em qualquer época do ano.

Comidas típicas do Mercado de Natal de Estrasburgo

O Mercado de Natal de Estrasburgo oferece uma grande variedade de comidas típicas, desde receitas exclusivas do período do Natal até opções gastronômicas tradicionais de qualquer época do ano em Esrasburgo e na Alsácia como um todo. Muitas delas guardam semelhanças com comidas típicas dos mercados de Natal da Alemanha, por conta do passado histórico e da proximidade com o país vizinho. Boa parte das comidas típicas são produzidas localmente de maneira artesanal, então essa é uma oportunidade única de degustar iguarias que você só encontra nessa região. A seguir, listamos algumas das comidas típicas que você precisa experimentar nos mercados de Natal de Estrasburgo.

Salgados:

  • Choucroute à l’Alsacienne: O tradicional repolho em conserva é cozido no vinho branco com linguiça defumada de um jeito que você só encontra na Alsácia.
  • Flammkuchen: uma “pizza rústica” que pode ser de massa fina ou grossa (lembrando um pão achatado) e assada na lenha. A tradicional vem com queijo cremoso em lugar do molho de tomate, speck (presunto cru) e cebolinha. Também existe na versão doce, com maçãs ou peras, açúcar e canela.
  • Foie Gras: O polêmico patê de fígado de pato ou ganso é um patrimônio da Alsácia, região onde são produzidos os melhores do mundo. Para quem gosta ou tem curiosidade em provar essa iguaria, Estrasburgo é um dos melhores lugares para ter essa experiência – pela qualidade e pelo preço.
  • Munster (queijo): O queijo é típico da Alsácia, tem textura cremosa e sabor e aroma fortes.
  • Pâté en croute de canard: Essa receita típica do Natal é uma espécie de torta de massa folhada recheada com carne de pato processada e bem temperada.
  • Spaetzles sauce Munster: Se gostou do queijo puro, não deixe de experimentar essa massa típica da região da Alsácia servida ao molho de queijo munster e cebolas fritas.
  • Saucisson/Wurst (salsicha): Até hoje nunca encontramos um mercado de Natal sem ao menos uma barraca de Saucisson/Wurst (salsichas). Em Estrasburgo elas também são bem populares.

Para quem é fã do Foie Gras da Alsácia, não deixe de visitar o chalé do restaurante Maison Kammerzell – fica em frente do restaurante, na Place de la Cathédrale. Esse é um dos nossos restaurantes prediletos em Estrasburgo, e nessa barraquinha eles vendem o legítimo Foie Gras de Canard – puro ou no pão – a preços bem acessíveis.

Doces:

  • Biscoitos de Natal: Certamente em qualquer mercado de Natal europeu haverá um stand de biscoitos típicos. E normalmente cada cidade tem o seu – e que os locais juram ser “o melhor biscoito de todos”. A maior parte deles é a base de especiarias como canela e cravo. Entre as especialidades de Estrasburgo estão o Bredele (em diferentes formatos e sabores) e o Sprengerle (de anis).
  • Kougelhopf: Bem típico da região da Alsácia, esse bolo leva passas e amêndoas em sua composição, com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. O curioso é que tem sempre esse mesmo formato redondinho com alguns vincos – inclusive a forminha é um souvenir nessa região, e pode ser comprada para você fazer os seus próprios Kougelhopfs em casa.
  • Pain d’Épices: Doce típico natalino, o pain d’épices é um bolo de especiarias. Lembra de longe o nosso “pão de mel”, só que mais condimentado com especiarias como canela, cravo e gengibre, além de castanhas moídas. Tradicionais em boa parte da França mas uma especialidade alsaciana, os pain d’épices são inspirados nos lebkuchen típicos da Alemanha.

Os preços das comidinhas nos mercados de Natal de Estrasburgo variam bastante e podem começar a partir de poucos euros. Pratos mais completos pode custar entre 5 e 10 euros.

Bebidas típicas do Mercado de Natal de Estrasburgo

Nos Mercados de Natal em geral, dificilmente você vai ver alguém que não esteja com uma bebida fumegante nas mãos. Isso porque as bebidas quentes (alcoólicas ou não) são ideais para ajudar a suportar o frio dessa época do ano. Infelizmente, ao contrário da Alemanha onde cada mercado de Natal tem a sua própria caneca de louça – cuja decoração varia a cada ano – em Estrasburgo e na Alsácia de maneira geral o copo é de plástico. Apesar de ser bonitinho, não tem o mesmo charme e o apelo colecionável das canecas.

Veja quais são as principais bebidas típicas dos mercados de Natal de Estrasburgo:

  • Vin chaud/Glühwein (vinho quente) – o vinho quente “temperado” com especiarias como canela, cravo ou limão é a bebida oficial de todos os Mercados de Natal na Europa. Lembra o quentão, bebida de vinho muito doce servida no sul do Brasil nas festas juninas. Mas o Vin chaud não é tão doce quanto o Quentão. E da mesma forma que o vinho tradicional, você também pode optar entre o tinto ou o branco. Todo ponto de mercado de Natal tem ao menos um chalé especializado em Vin Chaud.
  • Cerveja: A cerveja também é popular no Natal de Estrasburgo, e mesmo no frio do inverno, é a única bebida gelada que continua firme e forte. As marcas locais inclusive fabricam cervejas especiais para o Natal – mais encorpadas e alcoólicas, e por vezes até com especiarias.

O que mais comprar no Mercado de Natal de Estrasburgo?

Além das comidas e bebidas típicas, os mercados de Natal de Estrasburgo possuem uma infinidade de artigos de decoração, enfeites, velas, roupas e brinquedos natalinos. É um festival de cores e brilhos que atraem os nossos olhares e nossos euros, quando o bolso permite! Os mercados de Natal são ótimos para quem deseja comprar lembrancinhas de viagem. Em Estrasburgo os preços são bem mais em conta do que nos Mercados de Natal da Suíça, por exemplo. Mas ainda assim os enfeites mais elaborados, especialmente os produzidos artesanalmente, são bem caros para a realidade de quem ganha em reais. Veja alguns exemplos do que comprar no Mercado de Natal de Estrasburgo:

Não deixe de reparar nos enfeites inspirados em alguns personagens simbólicos não apenas de Estrasburgo mas de toda a Alsácia, como as cegonhas, os bonequinhos em formato de biscoito, as bruxinhas ou as “Alsacianas” (bonecas com trajes típicos). Esses são bem tradicionais dessa região e dificilmente você encontrará nos demais mercados de Natal da Europa.

Quando acontecem os Mercados de Natal de Estrasburgo (Strasbourg)?

Entre os meses de novembro e dezembro, são cerca de 4 ou 5 semanas onde as principais ruas e praças de Estrasburgo são tomadas pelos mercados de Natal com seus enfeites e adereços que enchem os olhos. As datas variam ano a ano, já que são baseadas no calendário adventício.

Em 2020, os Mercados de Natal de Estrasburgo começam no dia 28 de novembro e vão até 24 de dezembro.
Site oficial: noel.strasbourg.eu


Onde ficar em Estrasburgo (Strasbourg)?

A melhor localização para se hospedar em Estrasburgo é no centro histórico, na região da Grande Île. Essa é a zona que concentra a maior parte das atrações da cidade. Em geral, quanto mais próximo da Catedral de Estrasburgo, melhor será sua localização. É nessa parte da cidade que estão os melhores hotéis de Estrasburgo, incluindo os 3 que recomendamos pessoalmente:

Sofitel Strasbourg Grand Île: Hotel de luxo com ótima localização, 1º hotel da rede Sofitel no mundo.
Hannong Hotel: Charme e conforto em um hotel familiar na melhor localização de Estrasburgo.
Arok Hotel: Moderno e confortável, com bom custo-benefício em frente a estação de trem.

Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Estrasburgo?

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Estrasburgo

Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Aluguel de carro em Estrasburgo ou na Alsácia

A nossa dica para quem pretende alugar carro em Estrasburgo ou em algum dos vilarejos da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário