16 de dezembro de 2017

Bistrot des Lavandières: menu de almoço com bom custo-benefício em Colmar, na França

Era nosso primeiro dia na bela cidade de Colmar, onde chegamos no final da manhã. Depois de deixar as malas no hotel e devolver o carro na locadora, partimos para explorar a cidade. A ideia era passar pelo Office de Tourisme de Colmar para apanhar nossos passes e materiais sobre a cidade e depois almoçar. O dia ensolarado de verão pedia um restaurante bem aberto, com mesinhas de rua, e encontramos o Bistrot des Lavandières que caiu como uma luva. 🙂

Bistrot des Lavandières

Ao chegar ao Bistrot des Lavandières, já tivemos aquela sensação de que vinha coisa boa pela frente. O restaurante fica na Rue Saint-Jean, em frente à praça que abriga a ‘La Fountaine Roesselmann’ (fonte Roesselmann), muito perto do coração da cidade, em meio ao centro histórico. O local é super agradável, cercado de casinhas em estilo enxaimel, uma graça.

Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: vista linda da área externa do bistrot

O prédio onde fica o restaurante é super antigo e a fachada já entrega a seu lado histórico. Mas o que mais agrada aos turistas e locais em dias de verão é poder almoçar na área externa do restaurante, com toda a vista da praça e do vai e vem dos turistas e transeuntes em geral. Nessa época, a parte interna que é bastante ampla, acaba ficando vazia e o povo se concentra nas mesinhas de fora.

Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: fachada


Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: área externa

Logo que chegamos, o garçom trouxe os menus em francês e também em inglês. Logo depois a maître super atenciosa veio falar com a gente e recomendou que experimentássemos o drink aperitivo da casa – sugestão que aceitamos prontamente. 🙂

Nosso Pedido

Então começamos pelo aperitivo da casa, o colorido e refrescante piscine de cremant et liqueur de cerise noire d’Alsace (5,00€). Esse foi o início da nossa jornada de descobertas no Bistrot des Lavandières.

Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: drink aperitivo da casa

Digo isso porque logo na sequência pedimos as entradas, já incluídas no menu que escolhemos para o almoço, com direito a “Entrada + prato principal + sobremesa por (26,90€)”. E uma das entradas eram nada mais, nada menos que o clássico francês: escargot!

Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: de entrada, o clássico escargot na manteiga e alho

Essa foi a primeira vez que a Chai comeu tal iguaria e você pode ver a reação dela no vídeo abaixo.

Para quem nunca experimentou, o que dá pra dizer é que, ignorando o fato de serem lesmas (ou seja, tirando o aspecto psicológico), a consistência lembra a de um fruto do mar, como uma lula, por exemplo. E o gosto mais pronunciado é da própria manteiga de ervas. Vale a pena experimentar, de verdade! Não virou a nossa iguaria favorita da viagem, mas é bem saboroso e repetimos a dose pelo menos mais 3 vezes ao longo da viagem. Até porque esse do Bistrot des Lavandières já vinha fora da “conchinha”, como diz a Chai, e a gente precisava experimentar de todos os jeitos.  🙂

Ah, de entrada teve ainda uma salada com queijo de cabra orgânico da Alsácia. Mas a graça é contar do escargot, né? Rsrsrs

Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: entradas

Para os pratos principais, fui na velha tática de olhar a comida do vizinho ao lado e perguntar pro garçom “que prato é aquele?” pra pedir o mesmo. A explicação do prato pode até não ter nenhum glamour: era um bife com batatas fritas e molho de pimentas, mas a carne estava num ponto tão lindo (mal passada, do jeito que eu gosto) e as batatas pareciam caseiras e muito bem preparadas, que abriu o apetite na hora. E não me arrependi, estava delicioso!

Já a Chai foi um pouquinho mais light/saudável e pediu um prato frio – truta defumada sobre cama de lentilhas verdes. Bem gostoso também, mas com uma vibe bem diferente da minha carne com fritas. Rsrsrs

Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: pratos principais


Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: truta defumada com top de lentilhas verdes

Para as sobremesas, se você como eu é alucinado por profiteroles (está no meu top 3 de sobremesas da vida), a dica é experimentar esses Profiteroles gigantes, com sorvete de baunilha e calda de chocolate. Um dos melhores que já comi em todos os tempos. A Chai foi num clássico francês, o Crème Brûlèe a la vanille. Ficamos nos revesando entre essas duas delícias das fotos.

Bistrot des Lavandières

Bistrot des Lavandières: sobremesas

Avaliação Final

O Bistrot des Lavandières acabou sendo uma opção perfeita para o momento, em um dia ensolarado, onde queríamos aproveitar ao máximo nosso tempo explorando a cidade. Ficamos em uma mesinha de frente para a praça, o atendimento foi simpático e rápido, a comida super saborosa, com opções de menus a preços bem acessíveis para os padrões franceses. Além da experiência com os escargots, gostei bastante do prato principal e das sobremesas. Eu, que sou quase um ‘expert’ em profiteroles (rsrsrs) me surpreendi positivamente com a qualidade e literalmente “limpei o prato”. Ótima opção de bistrot francês com bom custo-benefício em Colmar.

Serviço

12 Rue Saint-Jean, 68000 Colmar, França
bistrotdeslavandieres.com
facebook.com/bistrotdeslavandieres



Booking.com

NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Instagram
Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Chai

Chai

Publicitária e pesquisadora, viajando sempre em busca de imersão na cultura dos destinos por onde passa. Amante de tecnologia, não mede esforços para registrar boas histórias com seus gadgets e traquitanas.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

2 Comentários

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.