Le Tire-Bouchon

Le Tire-Bouchon: comida típica da Alsácia em um autêntico winstub de Estrasburgo

Entre tantos atrativos que encantam quem viaja pela da Alsácia, certamente a gastronomia local ocupa lugar de destaque. Os chamados Winstub são um estilo próprio de restaurante nessa região da fronteira da França com a Alemanha. Uma adaptação que combina dois termos: “Wein” (vinho), e “Stube” (casa, quarto ou aposento). Assim, todo Wistub tem essa proposta de fazer sentir-se em casa, à partir da oferta de produtos essencialmente locais (em especial vinhos), comidas típicas e uma decoração bem característica. Em Estrasburgo, capital da Alsácia, não poderia ser diferente. E quando se fala em Winstub em Estrasburgo, é impossível não pensar no Le Tire-Bouchon. Nesse post vamos contar todos os detalhes da legítima experiência alsaciana que tivemos no restaurante Le Tire-Bouchon no centro histórico de Estrasburgo.

Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Estrasburgo: roteiro de 3 dias
Onde comer em Estrasburgo: dicas de restaurantes
Strasbourg Pass: o cartão de descontos de Estrasburgo

Le Tire-Bouchon: autêntico winstub alsaciano

Em uma típica casa alsaciana na Rue du Maroquin, o Le Tire-Bouchon transborda autenticidade regional em uma passagem muito turística da cidade. Aliás, se essa é uma das ruas mais famosas e fotografadas de Estrasburgo, muito se deve ao charme das casas históricas com fachadas ao estilo alsaciano. Como o próprio Le Tire-Bouchon, que funciona em uma casa que remonta ao ano de 1605.

Especialmente na época dos Mercados de Natal de Estrasburgo, entre os meses de novembro e dezembro, quando a fachada do Le Tire-Bouchon fica toda enfeitada e se torna uma atração à parte, tamanha a exuberância da decoração natalina. São centenas de enfeites em todos os andares do prédio.

A entrada desse autêntico winstub alsaciano fica na rua lateral, onde nas épocas mais concorridas se forma até uma fila de espera. Importante: sempre que possível, faça uma reserva prévia para evitar a espera por mesas.

Ao entrar você encontra um ambiente super aconchegante e cheio de elementos típicos da Alsácia. Uma atmosfera que desperta a alma das antigas “casas de vinho”, onde a cozinha prepara receitas ancestrais da região, transmitidas de geração em geração. Receitas executados à perfeição e servidas como manda o figurino, em porções suculentas e abundantes. Uma gastronomia tradicional e saborosa, que tem como base ingredientes frescos e selecionados de acordo com a estação do ano.

O que pedir no Le Tire-Bouchon?

O cardápio reúne pratos clássicos dessa deliciosa mistura franco-germânica. Pela influência alemã, chucrute, joelho de porco e muitas würsts (salsichas). Pelo lado francês, o foie gras, a tarte flambée e a excelência nos vinhos. Uma cozinha afetiva, autêntica e que reúne características que você só vai encontrar na região da Alsácia. Mas no caso do Le Tire-Bouchon, com o toque especial do Chef Arnaud Weber.

O restaurante trabalha com pedidos à la carte e também com alguns menus de opções previamente definidas. Entre eles, recomendamos o Menu 3 plats Claude Weisbuch, que é composto justamente pela sequência de entrada, prato principal e sobremesa (bebidas à parte), conforme opções à seguir:

Menu 3 plats Claude Weisbuch
(63,80€ p/2 pessoas)

Foie gras de canard au muscat d’Alsace, confiture d’oignons
ou
Filets de hareng, salade de pommes de terre
ou
Os à la moelle, pain grillé
—–
Paleron de bœuf braisé 8h et spaetzles
ou
Choucroute Royale
(Choucroute, pommes de terre, saucisse de Strasbourg, lard fumé, lard salé, collet fumé, saucisse de Lorraine fumée, 1/2 jambonneau salé, lewerknepfle)
ou
Joues de porc braisées au Pinot Noir, purée maison
—–
Strudel aux pommes et sa glace vanille
ou
Crème brûlée à la vanille Bourbon
ou
Mousse au chocolat noir et sauce caramel beurre salé

Entradas | Menu 3 plats Claude Weisbuch

Para as entradas escolhemos o Foie gras de canard au muscat d’Alsace, confiture d’oignons (o clássico patê de fígado de pato da Alsácia, acompanhado de torradas e cebola roxa confitada) e o Os à la moelle, pain grillé (ossobuco com torradas). Para quem é fã, o Foie Gras será sempre uma das melhores opções em se tratando de Alsácia, por ser um produto típico dessa região.

Pratos Principais | Menu 3 plats Claude Weisbuch

De prato principal, a opção mais típica é o Choucroute Royale – um prato enorme com chucrute, batatas, linguiça de Estrasburgo, bacon defumado, bacon salgado, pescoço defumado, linguiça defumada Lorena, 1/2 presunto salgado, fígado de porco. Mas outra opção deliciosa é o Joues de porc braisées au Pinot Noir, purée maison, isto é, bochechas de porco refogadas com Pinot Noir e purê de batatas. Ambos os pratos são servidos em porções generosas, como manda o figurino nos restaurantes de comida típica local. Para acompanhar, nada melhor do que um legítimo vinho da Alsácia. Pode pedir o vinho da casa mesmo, que certamente será uma boa escolha. 🙂

Sobremesas | Menu 3 plats Claude Weisbuch

A sobremesa também está incluída no menu. Utilizamos a mesma estratégia de cada um pedir uma diferente, e assim temos uma fatia generosa de Apfelstrudel com creme de baunilha e um Crème brûlée tradicional! Nesse caso, difícil escolher a melhor opção. Fica a gosto do freguês.

Avaliação Final: Le Tire-Bouchon

Um restaurante cuja fachada já é praticamente um dos “pontos turísticos” de Estrasburgo. Assim é o Le Tire-Bouchon, que provavelmente fará parte do seu roteiro pela cidade independente da sua escolha por ter uma refeição no local. Mas tenha certeza que sua experiência em Estrasburgo e na Alsácia ficará ainda mais completa e interessante com o “toque” do Chef Arnaud Weber e a comida afetiva e abundante do Le Tire-Bouchon. Se optar pelos menus completos, é importante estar com bastante apetite, pois todas as porções são muito bem servidas. Ao final, a sensação é de imersão total em uma completa experiência alsaciana à preços bastante razoáveis. Um restaurante para voltarmos em uma futura viagem à Estrasburgo. 🙂

Le Tire-Bouchon
Aberto 7 dias por semana
Almoço: 11:30 às 15:00
Jantar: 18:00 às 12:00
Endereço: 5 rue des tailleurs de pierre 67000 Estrasburgo
Telefone: +33 3 88 22 16 32
E-mail: [email protected]


Onde ficar em Estrasburgo (Strasbourg)?

A melhor localização para se hospedar em Estrasburgo é no centro histórico, na região da Grande Île. Essa é a zona que concentra a maior parte das atrações da cidade. Em geral, quanto mais próximo da Catedral de Estrasburgo, melhor será sua localização. É nessa parte da cidade que estão os melhores hotéis de Estrasburgo, incluindo os 3 que recomendamos pessoalmente:

Sofitel Strasbourg Grand Île: Hotel de luxo com ótima localização, 1º hotel da rede Sofitel no mundo.
Hannong Hotel: Charme e conforto em um hotel familiar na melhor localização de Estrasburgo.
Arok Hotel: Moderno e confortável, com bom custo-benefício em frente a estação de trem.

Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Estrasburgo?

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Estrasburgo

Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Aluguel de carro em Estrasburgo ou na Alsácia

A nossa dica para quem pretende alugar carro em Estrasburgo ou em algum dos vilarejos da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais