Onde comer em Zurique

Onde comer em Zurique: 4 restaurantes de comida típica da Suíça

Um dos destinos que mais atrai viajantes na Suíça, Zurique consegue ser ao mesmo tempo uma cidade cosmopolita e principal centro financeiro do país sem perder as referências históricas ao passado em seu charmoso centro histórico. E é justamente nessa zona da cidade que se concentram alguns dos principais restaurantes de comida típica de Zurique. Nesse artigo, apresentamos 4 sugestões de onde comer em Zurique, locais que de fato visitamos e gostamos muito da experiência.

Quando falamos em comida típica de Zurique, engana-se quem pensou em fondue ou raclette. Sim, até existem restaurantes na cidade especializados nos pratos à base de queijo tão populares no imaginário que temos da cozinha Suíça. Mas em Zurique os pratos típicos em geral tem a carne como principal elemento. Desde as tradicionais salsichas (como a original Zürcher Kalbsbratwurst), passando pelas carnes empanadas comuns em outras partes da Europa como o Schnitzel e o Cordon bleu até chegar aos pratos realmente históricos da cidade: o Kutteln Zürcherart (tripas de boi fatiadas e cozidas em molho de vinho branco) e o mais famoso deles, o Zürcher Geschnetzeltes (uma espécie de estrogonofe com finas fatias de carne e champignons acompanhado de batata rösti).

Quer saber onde experimentar essas e outras delícias da culinária tradicional de Zurique? A cidade possui uma ampla oferta de restaurantes de comida típica, indo desde os mais sofisticados até opções mais populares. Apesar de ser uma cidade cara para comer fora (como toda a Suíça), é possível escolher bem e não se privar de ter ao menos uma boa experiência gastronômica na cidade. Por isso, confira a seguir a nossa lista de sugestões de onde comer em Zurique, na Suíça, e escolha o seu favorito!

Para dar uma ideia de quanto custa comer em cada local, indicamos ao lado do nome do restaurante uma classificação de $ até $$$$$. Essa classificação representa o preço médio da refeição (por pessoa).

Usamos o franco suíço (CFH) como moeda para minimizar o impacto das variações cambiais.

SímboloValor por pessoa
$$$$$acima de 70CFH
$$$$50CFH a 70CFH
$$$35CFH a 50CFH
$$20CFH a 35CFH
$até 20CFH

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

Alpenrose ($$$-$$$$) | Onde comer em Zurique

O primeiro da lista é o único entre as nossas sugestões que não está exatamente NO centro histórico de Zurique – apesar de ficar a apenas 5 minutos de transporte ou 15 minutos a pé partindo da Zürich Hauptbahnhof (a estação de trem central). O Restaurant Alpenrose fica localizado no agitado distrito 5 de Zurique (também conhecido como Zürich West). Um bairro moderno, de atmosfera industrial chique e recheado de cafés e restaurantes badalados, lojas descoladas e hotéis elegantes. Por conta disso, o Alpenrose pode ser considerado uma daquelas joias frequentadas por moradores locais que tivemos o privilégio de “descobrir” e agora compartilhar com vocês. 🙂

Fachada do Restaurant Alpenrose | Onde comer em Zurique
Fachada do Restaurant Alpenrose | Onde comer em Zurique

Com seu interior em estilo charmoso e elegante, o Alpenrose trabalha com um menu enxuto voltado essencialmente para a cozinha tradicional Suíça – mais especificamente de Zurique e arredores. Todas as receitas são elaboradas a partir de ingredientes de alta qualidade cultivados de forma sustentável. Tudo isso na companhia de bons vinhos locais para transformar o jantar em uma experiência inesquecível.

O que pedir no Alpenrose: Entre as bebidas, o forte da casa é a carta de vinhos com rótulos da região – boa parte deles servidos em taça. Uma boa pedida é começar a noite com uma taça de espumante como aperitivo e depois pedir a ajuda do sommelier para escolher um vinho local que harmonize com o prato escolhido.

Entre os pratos principais, a melhor escolha é o primeiro prato das 9 opções oferecidas no cardápio: Rosli’s Hackbraten am Steinpilzrahmsauce – uma espécie de bolo de carne servida com molho de cogumelos porcini, acompanhado de spätzle. Se preferir uma opção mais leve, o prato de peixe do dia é outro ponto forte do cardápio. No dia do nosso jantar era truta fresca do lago Lucerna servida grelhada com purê de diferentes raízes e repolho roxo.

Entre as sobremesas, além das opções fixas do cardápio, pergunte sempre pela sugestão da estação. No inverno pedimos esse doce bem natalino com sabor das especiarias utilizadas no lebkuchen e no glühwein, o vinho quente típico dos Mercados de Natal. Uma porção foi suficiente para dividirmos entre o casal.

Alpenrose | Onde comer em Zurique
Endereço: Fabrikstrasse 12, 8005 Zürich, Suíça
Site: www.restaurantalpenrose.ch

Kaiser’s Reblaube ($$$$-$$$$$) | Onde comer em Zurique

Em um estreito beco do centro histórico de Zurique, com vista para a bela Igreja St. Peterskirche, um incrível edifício datado de 1260 abriga o restaurante Kaiser’s Reblaube. Mesmo que não estivesse mencionado no guia Michelin como um dos melhores restaurantes da cidade, o Kaiser’s Reblaube é daqueles locais que já valeriam a visita só para admirar sua fachada histórica lindamente decorada.

Mas muito além de sua bela fachada, o fato é que o Kaiser’s Reblaube consegue a proeza de unir criatividade e tradição em um só lugar. Se a localização do edifício histórico é em uma zona turística, o interior do salão mescla em sua decoração características de uma antiga taberna com elementos de modernidade ao melhor estilo wine bar. O mesmo se dá na proposta gastronômica. Ao mesmo tempo que não se permite esquecer das receitas clássicas da cidade, o restaurante oferece a opção de um moderno menu de passos onde a Chef tem a liberdade de exercer sua criatividade em cima de ingredientes regionais. Sim, o cliente do Kaiser’s Reblaube pode optar tanto pela segurança de um prato tradicional como o Zürcher Geschnetzeltes (espécie de estrogonofe acompanhado de batata rösti) como pode se entregar para ser surpreendido em dois, quatro ou até seis passos.

Independente da escolha, você sempre estará em ótimas mãos com a simpática Beatrix, uma das donas do local que nos atendeu de forma tão amável quanto recebia aos demais clientes frequentes da casa. Não deixe de pedir a ela sugestões de vinhos para a melhor harmonização com os pratos – o restaurante possui uma coleção individualmente selecionada de vinhos da Suíça e das regiões vinícolas europeias mais próximas.

O que pedir no Kaiser’s Reblaube: apesar dos clássicos estarem presentes no cardápio, a melhor forma de desfrutar da cozinha local em sua plenitude é optando pelo menu de passos. Escolha entre as opções de dois, quatro ou seis passos e deixe o resto a cargo da competente equipe do lugar. Nesse tipo de serviço os pratos sofrem modificações praticamente diárias, mas vamos relatar o que foi servido no dia da nossa visita no menu de 4 passos pareados com vinhos.

Passo 1: Foram servidas duas entradas diferentes, um imperdível Mousse de fígado de pato natural com cebola roxa confit, pérolas de maçã, Beldroega e pão branco salteado e um Consomé com cogumelos selvagens assados ​​e legumes escalfados com ravioli frito recheado com rabada, daqueles que aquecem o corpo e a alma. Tudo perfeitamente harmonizado com um vinho branco Mettaz Petit Arvine 2017

Passo 2: A sequência trouxe um prato bem leve de Peixe fresco grelhado em molho cítrico e funcho. A harmonização foi com um Mettaz Humagne Rouge Merlot 2017.

Passo 3: O passo seguinte trouxe um curioso corte de carne chamado Milchkuhentrecôte (ou Entrecôte de vaca leiteira) em dois diferentes preparos. No primeiro prato, a carne é cozida e servida ao molho sobre uma cama de quinoa e verdura crispy. No segundo prato, a carne é servida braseada no ponto exato com chutney de maçã, rabanetes e batatas confitadas em gordura bovina. O vinho servido foi o Les Mûres Petite Arvine.

Passo 4: Para encerrar, as sobremesas. A primeira, uma torta de chocolate amargo com tangerina e frutas cítricas em diferentes preparos e texturas. A segunda tinha inspirações natalinas por conta da época do ano e trazia sabores de especiarias típicas dos Mercados de Natal.

Sobre a experiência como um todo, vale ressaltar que o Kaiser’s Reblaube consegue transitar bem entre o refinado e o clássico. Não há exageros de sofisticação, seja no ambiente, seja na criação dos pratos. O atendimento amistoso e impecável é o ingrediente que completa a atmosfera perfeita para o almoço ou jantar no centro histórico de Zurique.

Kaiser’s Reblaube | Onde comer em Zurique
Endereço: Glockengasse 7, 8001 Zürich, Suíça
Site: kaisers-reblaube.ch

Zeughauskeller ($$$) | Onde comer em Zurique

Se estava a procura de um restaurante daqueles que podem ser considerados clássicos da cidade, o Zeughauskeller é o local certo para você. O restaurante é um dos restaurantes mais populares entre os turistas e figura em quase todas as listas de sugestões de onde comer em Zurique. Além de ficar em uma localização muito central em plena Bahnhofstrasse, no coração do centro histórico, o restaurante funciona em uma antiga casa de armas construída em 1487 que preserva a decoração ao melhor estilo “taberna medieval”. Para completar, o restaurante oferece no cardápio pratos típicos da cozinha tradicional de Zurique. Para uma cidade com fama de “cara”, um local com todas essas características surpreende ao servir generosas porções a preços relativamente acessíveis.

O que pedir no Zeughauskeller: Um dos diferenciais está na carta de bebidas, que dispõe de diversas opções de cervejas em barril – incluindo duas de fabricação própria que levam o nome do restaurante: a Zeughauskeller House Bier ou a Zeughauskeller Dunkel. A dica é pedir uma de cada para experimentar e escolher a favorita.

No cardápio, nada de pratos à base de queijos como fondue ou raclette. Como em todo restaurante de comida típica de Zurique, o foco está nos pratos de carne. Uma das principais especialidades da casa são as Wursts (salsichas) servidas com algum acompanhamento – há uma seção do menu inteiramente dedicada a elas. Mas nossas recomendações pessoais são outros dois clássicos do cardápio: Kalbsgeschnetzeltes nach Zürcher Art (o prato típico de Zurique parecido com estrogonofe servido em uma simpática panelinha de metal) ou o Ganze Schweinshaxe (joelho de porco assado ao molho de cerveja escura e salada de batatas). Ambos deliciosos, bem ao estilo “”comida afetiva”.

Para encerrar, o Caramel-Köpfli (Crème Caramel) é uma típica sobremesa de Zurique que lembra muito o nosso pudim de leite condensado. Aqui ele é servido com 3 pequenas porções de chantilly. Outra pedida que nunca tem erro em um restaurante dessa região é a torta de maçã caseira (Hausgemachter Apfelstrudel), servida quente com um molho de baunilha. A versão suíça é um pouco mais seca do que a alemã, mas igualmente deliciosa.

Zeughauskeller | Onde comer em Zurique
Endereço: Bahnhofstrasse 28A, 8001 Zürich, Suíça
Site: www.zeughauskeller.ch

Zum Kropf ($$$-$$$$) | Onde comer em Zurique

Quase vizinho ao Zeughauskeller, o Zum Kropf é a nossa última dica de onde comer em Zurique. E de quebra, mais um restaurante super clássico especializado em comida típica da região. De localização central, o centenário restaurante chama a atenção de imediato pela imponência do salão interno de estilo barroco, em especial o teto repleto de afrescos, com vitrais e luminárias de estilo antigo.

Zum Kropf | Onde comer em Zurique

Com muitas mesas e público majoritariamente de turistas, os garçons precisam se desdobrar para dar conta de atender a todos e o local acaba tendo fama de um atendimento um pouco frio. Mas não foi o que aconteceu conosco: a jovem que nos atendeu era super atenciosa e até contou que já tinha viajado para o Brasil.

O que pedir no Zum Kropf: O cardápio regular traz especialidades e clássicos da cozinha regional, mas o restaurante sempre conta com um menu adicional que muda regularmente e acrescenta algumas especialidades sazonais às opções. Mas em qualquer restaurante tradicional de Zurique é quase impossível resistir a tentação de pedir como um dos pratos o Geschnetzeltes Kalbfleisch Zürcherart acompanhado de batata rösti. Esse é o tipo de prato que não tem erro, será bem servido em praticamente qualquer lugar de Zurique. Já a nossa segunda pedida como prato principal foi bem mais ousada: decidimos experimentar o Kutteln Zürcherart – o prato regional a base de tripas de boi fatiadas e cozidas em molho de vinho branco ou tomate. O detalhe é que a própria atendente se surpreendeu com a nossa ousadia – segundo ela, é um prato que os mais antigos da cidade adoram mas que os jovens não criaram o hábito de comer. Fica a sugestão para quem quiser um prato típico mas desafiador.

De sobremesa, além das opções tradicionais da cidade como o pudim de caramelo com chantilly (caramelköpfli) ou a torta de maçã (apfelstrudel), o cardápio sazonal costuma oferecer boas opções como a que pedimos: Gebrannte Crème – creme de caramelo com especiarias e chantilly. Ao final, duas cervejas, dois pratos principais e uma sobremesa para dividir foram o suficiente para nós dois.

Zum Kropf | Onde comer em Zurique
Endereço: In Gassen 16, 8001 Zürich, Suíça
Site: www.zumkropf.ch/

E você, já foi a algum desses restaurantes em Zurique? Tem mais dicas de onde comer em Zurique? Deixa seu comentário pra gente!


Onde ficar em Zurique?

Não deixe para a última hora! Se ainda não se decidiu sobre onde ficar em Zurique, faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro na Suíça

A dica para alugar carro em Zurique é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos.

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Suíça. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais