Mercados de Natal na Suíça: as 8 cidades mais natalinas para uma viagem de trem pelo inverno suíço
Mercados de Natal na Suíça

Mercados de Natal na Suíça: as 8 cidades mais natalinas para uma viagem de trem pelo inverno suíço

Planejando viajar pela Suíça no inverno? Se tem algo que não pode ficar de fora do seu roteiro são os Mercados de Natal da Suíça. Cheios de luzes, cores, sabores e aromas, eles são responsáveis por fazer dessa época uma das mais alegres e encantadoras para viajar pelo país. Mesmo que ainda não possuam a longa tradição dos Mercados de Natal da Alemanha, as cidades suíças investem cada vez mais na popularização dos Weihnachtsmarkt (se você estiver na parte alemã) ou Marché de Nöel (se estiver na parte francesa).

Apostando em diferenciais como a inclusão de comidas, bebidas e produtos tipicamente suíços além das decorações belíssimas e cheias de capricho na iluminação natalina, as cidades suíças vem se destacando e atraindo cada vez mais turistas nessa época do ano, em especial franceses e italianos – e nós brasileiros, é claro! Alguns desses mercados têm presença garantida nas listas de Melhores Mercados de Natal da Europa publicadas a cada ano, e certamente você não terá problemas para encontrar muitos mercados de Natal na Suíça.

Nesse artigo vamos explicar todos os detalhes sobre os mercados de Natal na Suíça. Como é um mercado de Natal suíço? Quando acontece? O que tem para comprar? Quais as comidas e bebidas típicas dos mercados de Natal na Suíça? E pra terminar, vamos indicar 8 cidades com alguns dos melhores mercados de Natal da Suíça para você incluir no seu roteiro de viagem pelo inverno suíço. Escolhemos somente cidades que podem ser visitadas de trem, já que esse é o melhor meio de transporte para viajar pela Suíça. Fizemos todo o nosso roteiro de trem utilizando o Eurail Global Pass, um dos passes de trem da Eurail que dá direito a viajar de forma ilimitada com a SBB, a companhia ferroviária estatal da Suíça.

Weihnachtsmarkt ou Marché de Noel: os mercados de Natal na Suíça

Mercados de Natal na Suíça
Mercados de Natal na Suíça | (foto: Basel Tourism)

A Suíça basicamente se divide em uma parte onde o idioma é o francês e outra onde a língua mais falada é o alemão. Com isso, dependendo de onde você estiver, o mercado de Natal poderá se chamar Weihnachtsmarkt (se você estiver na parte alemã) ou Marché de Nöel (se estiver na parte francesa). Mas independente do idioma, os Mercados de Natal da Suíça são feiras de rua que reúnem dezenas (as vezes centenas) de barracas temáticas e decoradas com enfeites natalinos. Nelas você vai encontrar de tudo, como comidas típicas, bebidas tradicionais desse época de Natal, atividades e brincadeiras para as crianças e, principalmente, enfeites decorativos e produtos artesanais. Pode comprar sem medo porque certamente serão itens originais que vem de produtores locais e tudo bem característico dessa época do ano. Em geral, as cidades pequenas possuem apenas um mercado de Natal principal, enquanto as maiores podem ter vários, às vezes até mais de dez grandes mercados! Na maioria dos casos, os mercados de Natal acontecem nas principais praças ou ruas das cidades, em pontos de fácil localização.

É indescritível a sensação de ‘bater perna’ pelas ruazinhas que se formam entre as fileiras de barracas, sentindo os aromas das comidas e bebidas – e muitas vezes provando um poco de tudo. A atmosfera dos mercados de Natal é única! E garanto que é impossível não se apaixonar pelo clima natalino tão presente no nosso imaginário, daqueles que só víamos nos filmes. Deixe seus olhos transcorrerem por cada canto e se envolva com as cores e detalhes de tudo. É um verdadeiro resgate nostálgico do passado, cheio de lembranças. Sem contar as opções de diversão para crianças e, porque não, também para os adultos. São atrações como patinação no gelo, carrossel, roda gigante, trenzinhos, apresentações teatrais, entre outras, atraindo a atenção das famílias já carregadas de doces e canecas de bebidas quentes – a melhor maneira de se aquecer no friozinho dessa época do ano.

Quando acontecem os Mercados de Natal da Suíça?

Entre os meses de novembro e dezembro, são cerca de 4 ou 5 semanas onde as principais ruas e praças são tomadas pelos mercados de Natal com seus enfeites e adereços que enchem os olhos. Não existe um dia único para o início ou o fim dos mercados em geral. As datas variam de cidade para cidade e ano a ano, já que são baseadas no calendário adventício.

Em quase todas as cidades os mercados de Natal funcionam todos os dias (especialmente nos fins de semana), começando no final da manhã e indo até a noite.Mas podem haver pequenas diferenças não apenas de cidade para cidade mas também entre cada mercado de Natal de uma mesma cidade.

Nesse ano de 2020, o início oficial dos mercados de Natal na Suíça está previsto para o dia 20 de novembro. Mas cada cidade tem o seu calendário próprio. A maioria dos mercados de Natal se encerra no dia 23 ou 24 de dezembro (véspera de Natal), mas em algumas cidades ele pode se estender até janeiro.

O que comprar nos mercados de Natal na Suíça?

Além das comidas e bebidas típicas (que falaremos a seguir), os mercados de Natal da Suíça possuem uma infinidade de artigos de decoração, enfeites, velas, roupas e brinquedos natalinos. É um festival de cores e brilhos que atraem os nossos olhares (e às vezes o nosso bolso). É uma ótima opção para quem deseja comprar lembrancinhas de viagem. Mas prepare-se pra gastar um bocado, porque quase nada é “barato” – pelo menos para nós que ganhamos em Reais. Qualquer micro enfeite de árvore de Natal, dos mais simples, já parte de 3 Francos Suíços.

Artesanato e enfeites natalinos nos mercados de Natal na Suíça
Artesanato e enfeites natalinos nos mercados de Natal na Suíça

Comidas típicas dos Mercados de Natal da Suíça

Os mercados de Natal na Suíça oferecem uma grande variedade de comidas típicas. Muita coisa é inspirada nos tradicionais mercados de Natal da Alemanha, mas há também uma série de comidinhas tradicionais da Suíça. Como quase tudo é bastante artesanal e produzido localmente, existem coisas que você só vai encontrar em uma barraca específica de um determinado mercado de uma cidade. Da mesma forma, nunca uma wurst (salsicha) vai ser igual a outra, pois cada produtor tem sua própria receita.

Listamos aí embaixo algumas das comidas típicas mais comuns de se encontrar nos mercados de Natal na Suíça:

  • Äpfelchucheli – Grossas fatias de maçã recobertas em massa são fritas e servidas ainda quentes e crocantes. Por cima, açúcar de confeiteiro ou creme de baunilha quente.
  • Biscoitos de Natal: Certamente em qualquer mercado de Natal europeu haverá um stand com biscoitos típicos. E normalmente cada cidade tem o seu – e que os locais juram ser “o melhor biscoito de todos”. A maior parte dos biscoitos é a base de especiarias como canela e cravo. Entre as especialidades locais estão o Tirggel de Zurique ou o Biber – uma bolacha de mel impressa com imagens das cidades ou com referências bíblicas. Há ainda o Läckerli da Basileia (feito de mel, avelãs, amêndoas, casca cristalizada e Kirsch) e o popular Magenbrot que pode ser encontrado em todo o país. Esse último trata-se de um biscoito vitrificado pequeno e doce de gengibre e noz moscada com especiarias, cujo nome se traduz diretamente como “pão estomacal” por supostamente fazer bem para a digestão.
  • Brezel/pretzel: os famosos Pretzels são servidos de todas as formas – simples, com queijo, com bacon ou até coberto de chocolate.
  • Crepes: a proximidade com a França faz dos crepes franceses uma iguaria presente em todos os mercados. Escolha desde a versão simples com açúcar e canela (zimt und zucker) até o sempre desejado crepe de Nutella.
  • Fisch Knusperli – graças aos muitos lagos da Suíça, o peixe de água doce frito é um prato popular pode ser encontrado em boa parte dos mercados de Natal do país.
  • Flammkuchen: uma “pizza rústica” de massa grossa, tipo um pão achatado, assada na lenha. A tradicional vem com queijo cremoso em lugar do molho de tomate, speck (presunto cru) e cebolinha.
  • Flammlachs: apesar de não ser exatamente típico, é comum encontrar stands com salmão assado/defumado na lenha, servido com salada ou no pão como um sanduíche.
  • Fondue: o tradicional fondue de queijo suíço não poderia ficar de fora. Em qualquer mercado de Natal da Suíça com uma mínima estrutura de restaurante, lá estará o fondue!
  • Gebrannte Mandeln / Marroni (amendôas, castanhas e nuts em geral): Estão por todos os mercados da Europa – e na Suíça não seria diferente. Das castanhas quentes e assadas na brasa até as amêndoas tostadas recobertas de açúcar ou chocolate, é quase impossível resistir ao aroma dessas delícias.
  • Grittibänz / Bonhomme en Pâte: ‘Grittibänz’ significa algo como “velho homem frágil andando com as pernas afastadas”. Os pequenos pães doces natalinos em formato de pessoas e com passas no lugar dos olhos são típicos da época do Natal e fazem sucesso especialmente entre as crianças.
  • Kartoffel (batatas): como acompanhamento ou como prato principal, as batatas estão por tudo! Algumas preparações tradicionais dos mercados de Natal são a reibekuchen (uma panqueca de batatas raladas e fritas, acompanhada de purê de maçãs) ou a tradicional batata rösti.
  • Lebkuchen / pain d’Épices: Doce típico natalino, o lebkuchen fica entre o biscoito e o bolo. Lembra o nosso ‘pão de mel’, só que mais condimentado com especiarias como canela, cravo e gengibre, além de muitas castanhas moídas. Nos mercados da parte francesa da Suíça é possível encontrar ainda o pain d’Épices (ou pão de especiarias). É um bolo típico da França cuja massa lembra/é inspirada no recheio do lebkuchen.
  • Raclette: O tradicional queijo raclette derretido na hora, tradicionalíssimo da Suíça. Pode ser servido com pão, com batatas ou com pepinos e cebolas em conserva.
  • Waffel: A receita belga também foi “importada” para os mercados de Natal de toda a Europa, e na Suíça são assados na hora e servidos bem quentinhos, normalmente com açúcar e canela.
  • Wurst (salsicha): Até hoje nunca encontramos um mercado de Natal sem ao menos uma barraca de Wurst (salsichas). Na Suíça elas também são super populares, e cada região tem suas especialidades e peculiaridades. Em geral são servidas no pão com direito a (muita) mostarda.
Algumas das comidas típicas dos mercados de Natal na Suíça: raclette, fondue, biber,flammkuchen e amêndoas
Algumas das comidas típicas dos mercados de Natal na Suíça: raclette, fondue, biber,flammkuchen e amêndoas

Os preços das comidinhas nos mercados de Natal da Suíça começam a partir de 5 Francos Suíços. Mas uma refeição simples não vai sair por menos de 10 Francos. Lembre-se que o custo de vida no país é bem alto e isso se reflete também nos preços dos mercados de Natal.

Bebidas típicas dos Mercados de Natal da Suíça

Nos Mercados de Natal, dificilmente você vai ver alguém que não esteja com uma caneca colorida entre as mãos e fumegante. Pessoas com canecas de bebidas quentes saindo fumacinha é a cena mais comum nessas feiras. Isso porque as bebidas quentes (alcoólicas ou não) são ideais para ajudar a suportar o frio dessa época do ano. Veja quais são as principais bebidas típicas dos mercados de Natal suíços:

  • Gluhwein/vin chaud/mulled wine (vinho quente) – o vinho quente “temperado” com especiarias como canela, cravo, limão é a bebida oficial de todos os Mercados de Natal na Europa. Lembra o quentão, bebida de vinho muito doce servida no sul do Brasil nas festas juninas. Mas o Glühwein não é doce como o Quentão. Pode ser servido com doses de outras bebidas (Glühwein mit schuss …) como Amaretto, Rum, Licor… Vimos até com chantily! Mas o tradicional mesmo é puro! E da mesma forma que o vinho tradicional, você também poderá optar entre o tinto ou o branco.
  • Café com álcool: Sim, na Suíça – especialmente nas regiões alpinas – existe uma tradição de beber café com alguma bebida alcoólica e açúcar. Essa tradição foi trazida para os Mercados de Natal! O mais tradicional é feito com o Kirsch (da família da cachaça). Só tome cuidado para não se deixar enganar: o teor alcoólico é bem superior ao do vinho quente!
  • Eierlikör ou Eggnog (licor de ovo): Outra bebida tradicional do Natal e com alto teor alcoólico, o Eierlikör é servido quente e acompanhado de chantilly (opcional). Por ser bem docinho e ter gosto de ovo, você quase não sente o álcool. Mas ele está lá e em altíssima quantidade! 🙂
  • Cerveja: A cerveja também é muito popular na Suíça! E como muitas vezes o clima não é tão frio quanto no norte da Europa, essa é a única bebida gelada que continua firme e forte mesmo durante o inverno. Muitos mercados e muitas marcas locais inclusive fabricam cervejas especiais para o Natal – mais encorpadas e alcoólicas, e por vezes até com especiarias.
  • Chocolate quente, chás e cafés para os que não bebem álcool.

Canecas dos Mercados de Natal: lindas e colecionáveis como souvenirs de viagem

Na maior parte dos mercados de Natal, as bebidas quentes – em especial o vinho quente – são servidas em canecas oficiais de louça ou vidro. Cada Mercado de Natal costuma ter seu próprio modelo de caneca, com uma arte fazendo referência ao próprio mercado ou à cidade em si, trazendo o nome do mercado e o ano de realização.

Canecas dos mercados de Natal na Suíça
Canecas dos mercados de Natal na Suíça

Por essas canecas, é cobrado sempre um valor que costuma variar de 2 a 6 Francos, o chamado ‘pfand‘. Ou seja, na hora que você compra uma bebida, paga por dois “produtos” diferentes: 1. o valor da bebida em si (de 3 a 8 Francos em média) e 2. o “depósito” pelo valor da caneca, o ‘Pfand‘ (2 a 6 Francos por caneca). Ao terminar sua bebida, você pode devolver a caneca e pegar de volta o dinheiro do depósito. Mas se quiser a caneca de lembrança, é só não devolver e levar pra casa. Nós ficamos com várias, em diferentes cidades, como recordação dos mercados de Natal da Suíça.  


Mercados de Natal na Suíça: 8 cidades que você não pode perder!

1) Montreux

A cidade famosa por seu festival de jazz e pelo clima propício para a produção de vinhos vem ganhando ainda mais destaque por conta de seu mercado de Natal. Estamos falando da charmosa Montreux. Situada às margens do lago Léman – na parte da Suíça que fala francês – a cidade se notabilizou por organizar há mais de 25 anos este que já é um dos mais antigos e tradicionais ‘Marché de Nöel’ do país: o Montreux Nöel. São quase 200 chalés organizados em um único e extenso mercado de Natal que segue por toda a ‘orla’ de Montreux. A decoração e as luzes natalinas se misturam ao aroma de vinho quente e especiarias, conferindo uma atmosfera única para o passeio às margens do lago com vista para os alpes durante os meses de novembro e dezembro.

Montreux Nöel - Mercado de Natal de Montreux, na Suíça
Montreux Nöel – Mercado de Natal de Montreux, na Suíça (fotos: Montreux Nöel)

No que diz respeito às comidas, bebidas e produtos típicos, o Montreux Nöel representa muito bem a essência dos mercados de Natal do país e tem praticamente tudo que você encontra nas demais cidades. Do vinho quente – chamado ‘Vin Chaud’ em francês – passando pelos quitutes doces e salgados. Tem opções para todos os gostos e cada stand do mercado de Montreux é uma tentação aos olhos.

Do vinho quente ou 'vin chaud' até as comidas típicas de Natal no mercado de Montreux
Do vinho quente ou ‘vin chaud’ até as comidas típicas de Natal no mercado de Montreux

E para quem não é fã da dinâmica de comer em pé nas barraquinhas, há restaurantes completos construídos inteiramente para a ocasião, ao melhor estilo chalé suíço. Nesses espaços é possível ter uma autêntica experiência suíça de fondue ou raclette, além de pratos típicos que podem ser acompanhados por vinho local ou por uma cerveja produzida especialmente para o Natal em Montreux.  

Chalés construídos para funcionar como restaurante durante o Montreux Nöel. Comida típica e cerveja especial de Natal
Chalés construídos para funcionar como restaurante durante o Montreux Nöel. Comida típica e cerveja especial de Natal

Mas além de tudo isso, existem muitas outras atrações que fazem deste um mercado de Natal que precisa ser visitado. Desde uma enorme roda gigante até a chegada de Papai Noel em seu trenó voador, o mercado de Natal de Montreux é repleto de atividades para o entretenimento dos pequenos – e certamente dos mais velhos também.

Trenó do papai Noel e Roda Gigante, atrações do Montreux Nöel
Trenó do papai Noel e Roda Gigante, atrações do Montreux Nöel

Para quem se dispuser a ficar mais de 1 dia pela região, os arredores de Montreux reservam atrações únicas como o passeio de trem até a montanha Rochers-de-Naye para conhecer a casa do Papai Noel, e também o lendário Château de Chillon, um castelo medieval cuja visita adquire contornos natalinos durante os 2 últimos meses do ano.

O que é imperdível: O visual do trajeto de trem margeando o lago Léman de um lado e com as colinas e vinícolas do outro por si só já valeriam o passeio. Mas o Montreux Nöel consegue reunir em um único lugar tudo que de melhor encontramos nos demais mercados de Natal da Suíça. Se tivesse que escolher um único mercado para experimentar o Natal na Suíça, seria o Montreux Nöel.  
Quando acontece: O Montreux Nöel costuma ser o primeiro mercado de Natal a começar e um dos últimos a terminar na Suíça. Em 2020, está previsto para acontecer de 21 de novembro a 24 de dezembro. De segunda a quinta-feira: das 11:00 às 20:00, sexta-feira: das 11:00 às 22:00, sábado: das 10:00 às 22:00 e domingo: das 10:00 às 20:00.
Para maiores informações, consulte o site oficial.

Montreux Nöel: Mercado de Natal de Montreux
Montreux Nöel: Mercado de Natal de Montreux

2) Basel / Basileia

Situada na fronteira com França e Alemanha, Basel/Basileia, a “capital cultural” da Suíça, foi a primeira cidade a iniciar a tradição dos mercados de Natal no país. Não por acaso, seu mercado de Natal é considerado um dos maiores e mais bonitos da Suíça, figurando sempre nas listas dos 20 melhores mercados de Natal da Europa. Todos os anos a cidade atrai mais de um milhão de turistas apenas durante as quatro semanas do período do advento, anterior ao Natal.

Basler Weihnacht: mercado de Natal da Basileia (foto: Basel tourism official)
Basler Weihnacht: mercado de Natal da Basileia (foto: Basel tourism official)

Embora a cada ano o Basler Weihnacht (mercado de Natal da Basileia) amplie o número de barracas e alcance mais áreas da cidade, a maior concentração se dá no trecho entre as 2 principais praças do centro histórico: a Barfüsserplatz e a Münsterplatz (praça da Catedral). Contando atualmente com cerca de 200 expositores, a cidade disputa o título de “maior rua de Natal da Europa” com a alemã Dresden.

Na Münsterplatz ficam localizadas cerca de 40 barraquinhas/chalés aos pés da Catedral de Basel, com destaque para a Raclette-Stube Heinz&Margot, praticamente um restaurante construído especialmente para o Natal. Uma ótima pedida para almoço ou jantar nessa época! Ali também fica a árvore de Natal oficial da cidade, onde aos seus pés acontece todos os anos a festa de inauguração do mercado de Natal.

Mercado de Natal na Münsterplatz, aos pés da Catedral
Mercado de Natal na Münsterplatz, aos pés da Catedral

Ao cair da noite, músicas natalinas são entoadas ao vivo pelo coral da Igreja e por membros da escola de música da cidade. Na sequência da cerimônia, todas as luzes são acesas dando início oficialmente ao Basler Weihnacht.

Luzes se acendendo na cerimônia de abertura do Basler Weihnacht
Luzes se acendendo na cerimônia de abertura do Basler Weihnacht

A outra parte do mercado de Natal da Basileia se concentra nos arredores da Barfüsserplatz. Em cada uma das quase 150 barracas – na verdade, chalés de madeira super bem decorados – os comerciantes e artesãos locais oferecem de artesanato a diferentes delícias culinárias típicas dessa época do ano.

Mercado de Natal na Barfüsserplatz
Mercado de Natal na Barfüsserplatz

Oportunidade ideal para experimentar waffles, glühwein, salsichas grelhadas, ou algumas das especialidades genuinamente suíças como a deliciosa raclette derretida, o Basel Läckerli ou o Basler Brunsli, biscoitos de Natal típicos da cidade.

Basel Läckerli, Basler Brunsli e Raclette: iguarias obrigatórias no mercado de Natal de Basel
Basel Läckerli, Basler Brunsli e Raclette: iguarias obrigatórias no mercado de Natal de Basel

O que é imperdível: Experimentar o Basel Läckerli diretamente em sua cidade original e passear por entre as barraquinhas da Münsterplatz, aos pés da imponente Catedral. Quando estiver por ali, não deixe de se juntar aos locais e dar uma paradinha no Raclette-Stube Heinz&Margot e experimentar a melhor raclette com glühwein do mercado.
Quando acontece: Em 2020, está previsto para acontecer de 26 de novembro a 23 de dezembro. Aberto diariamente das 11h às 20h30.
Para maiores informações, consulte o site oficial.
Dica de onde ficar em Basel/Basileia: Hotel The Passage

3) Zurique

Quem imaginaria que a sóbria Zurique, centro bancário e financeiro internacional, seria um dos melhores spots para curtir o período do Natal na Suíça? Durante os meses de novembro e dezembro, a cidade adquire uma atmosfera mágica por conta dos mercados de Natal. A lamentar apenas o fato de Zurique ser a única cidade que visitamos onde não havia uma “caneca oficial” do mercado de Natal – pelo menos nós não encontramos.

Mercados de Natal em Zurique, na Suíça
Mercados de Natal em Zurique, na Suíça

Zurique tem não apenas um, mas seis (6) importantes mercados de Natal espalhados pelos pontos mais importantes da cidade – sem contar outros tantos que acontecem em pequenas vilas nos arredores.

Wienachtsdorf (Ópera de Zurique) : Um dos maiores mercados de Natal da cidade fica em frente a Ópera de Zurique, a poucos passos das margens do lago. O “Wienachtsdorf” (ou ‘vila natalina’) encanta os visitantes com cerca de 100 barracas, algumas delas em tamanhos menores especialmente para os pequenos poderem brincar e interagir. Esse mercado se diferencia dos demais por ter grande oferta de comidas e bebidas típicas de outras partes do mundo e não necessariamente natalinas, sendo talvez o mais “internacional” dos mercados de Natal de Zurique. Mas é claro que as barracas de Glühwein (vinho quente) e as comidinhas típicas da suíça se fazem presentes para os mais tradicionalistas.

Wienachtsdorf: Um dos maiores mercados de Natal, em frente a Ópera de Zurique
Wienachtsdorf: Um dos maiores mercados de Natal, em frente a Ópera de Zurique

Dörfli (Old Town): O mercado de Natal mais antigo de Zurique fica justamente na parte mais antiga da cidade: o bairro de Niederdorf, na ‘Old Town‘ (cidade velha). Em meio às ruas estreitas de paralelepípedo e construções com aspecto medieval, as inúmeras barracas se espalham pelos arredores da Niederdorfstrasse – a rua principal. Além do encantamento provocado pelas luzes e cores festivas e pelo cheiro de vinho quente e especiarias, visitar o mercado de Natal Dörfli é também uma ótima oportunidade para fazer um tour pela cidade antiga de Zurique.

Dörfli: mercado de Natal mais antigo de Zurique no bairro de Niederdorf
Dörfli: mercado de Natal mais antigo de Zurique no bairro de Niederdorf

Zurich Werdmühleplatz: Esse mercado nos arredores da Bahnhofstrasse tem uma atração única e bastante original: uma Árvore de Natal “Cantante”. Na verdade, a grande árvore de Natal do mercado tem uma estrutura para receber diariamente vários coros da região, que se apresentam com seu repertório de canções de Natal e espalham a alegria entre os visitantes. É um dos mercados que mais atrai os locais.

Árvore cantante do mercado de Natal
Árvore cantante do mercado de Natal

City Christmas Market: se o seu foco são as compras, o City Christmas Market pode ser uma boa inclusão no seu roteiro pelos Mercados de Natal de Zurique. Situado na Lintheschergasse – convenientemente situado entre as lojas de departamento Jelmoli e Globus e a poucos passos da Bahnhofstrasse – este mercado há mais de 20 anos reúne comerciantes locais com foco na venda de produtos artesanais. Mas é claro que as bebidas e comidas típicas não poderiam ficar de fora. Reza a lenda que neste mercado é vendido o melhor vinho quente da cidade. Será? 🙂

Weihnachtsmarkt Münsterhof: Ao redor da Fraumünster (a Catedral) está um dos mercados mais interessantes de Zurique. A começar pela localização privilegiada que garante uma linda vista do centro histórico sendo cortado pelo rio Limmat. Sob o lema “De Zurique para Zurique”, aqui os visitantes podem encontrar produtos locais de alta qualidade, como os históricos biscoitos Tirggel e outras delícias de confeiteiros da cidade.

Zürich Main Station (Estação Principal de Zurique): Por último – mas não menos importante – está talvez o mercado de Natal mais famoso e peculiar de Zurique. Realizado na principal estação ferroviária de Zurique, este é um dos maiores mercados de Natal indoor da Europa. As inúmeras barraquinhas literalmente se espalham por cada canto da gigantesca estação de trem. Mas a maior concentração fica em um galpão próximo a entrada principal, de onde você pode observar os trens saindo e chegando enquanto experimenta um copo de vinho quente. Para quem chega de trem a Zurique, o aroma das comidas e bebidas típicas é uma tentação!

Na Zurich Main Station, um dos maiores mercados de Natal indoor da Europa
Na Zurich Main Station, um dos maiores mercados de Natal indoor da Europa

Em seu interior, todos os anos, uma imensa árvore de Natal decorada com mais de 7.000 cristais Swarovski ocupa posição de destaque em meio aos stands, atraindo verdadeiras multidões de locais e turistas. Apresentações musicais completam a atmosfera festiva desse mercado que é sem dúvidas o mais lotado de todos em Zurique.

Árvore de Natal decorada com mais de 7.000 cristais Swarovski: atração do mercado de Natal em Zurique
Árvore de Natal decorada com mais de 7.000 cristais Swarovski: atração do mercado de Natal em Zurique (foto: lenews.ch)

O que é imperdível: Para padrões brasileiros, Zurique não é tão grande em extensão, o que permite visitar os 6 mercados principais da cidade em um só dia (não que você precise fazer isso, é claro). A diversidade de tantos mercados variados torna difícil apontar um único destaque. Apesar da escolha mais óbvia ser o mercado da Estação de Trem, gostamos demais também dos mercados da Ópera e o da cidade antiga.
Quando acontece: Em 2020, está previsto para acontecer de 21 de novembro a 24 de dezembro. Os horários de funcionamento são diferentes para cada um dos mercados.
Para maiores informações, consulte o site oficial.
Dica de onde ficar em Zurique: 25Hours Langstrasse ou Citizen M Zürich

Leia também: O que fazer em Zurique – roteiro de 2 dias (em breve)

4) Lucerna

Apesar de pequena, Lucerna é uma das cidades mais visitadas e fotografadas de toda a Suíça. Com sua arquitetura medieval muito bem preservada, a cidade ainda fica à beira do lago Lucerna e está situada entre montanhas cobertas de neve. Ou seja, a essência do que todo viajante procura ao incluir a Suíça como destino de viagem.

Nos últimos anos a cidade vem tentando também se inserir como referência no roteiro de mercados de Natal na Suíça. E Lucerna tem atributos de sobra para isso! Atualmente são dois os mercados que merecem maior destaque, o Lozärner Weihnachtsmarkt (na Franziskanerplatz) e o Rudolf Weihnachtsmarkt.

Lozärner Weihnachtsmarkt (na Franziskanerplatz): O principal mercado de Natal de Lucerna é o responsável pela transformação da Franziskanerplatz em uma verdadeira cidade em miniatura, repleta de barracas alegremente decoradas remetendo a pequenas casas de madeira. Localizado no coração do centro histórico de Lucerna, o Lozärner Weihnachtsmarkt vem crescendo ano após ano em número de expositores e de visitantes. As quase 100 barracas oferecem uma ótima variedade tanto de comidinhas e bebidas típicas como também de itens para dar de presente. Vale destacar sua atmosfera bem autêntica e familiar. Este foi um dos mercados de Natal que mais nos fez sentir como se fossemos locais. Sabe aquela sensação de que todos se conhecem, se cumprimentam? Um clima super agradável para uma caneca de vinho quente com raclette em uma mesa compartilhada com moradores da cidade.

Lözaner, o principal mercado de Natal de Lucerna
Lozärner, o principal mercado de Natal de Lucerna

Rudolf Weihnachtsmarkt: Um dos mais novos mercados de Natal de Lucerna, o Rudolf Weihnachtsmarkt acontece próximo ao KKL (Kultur- und Kongresszentrum Luzern) e do Inseli Park, em uma localização super privilegiada da cidade. É um mercado de Natal com foco exclusivamente em alimentos, basicamente um grande ‘food park’ com comidas e bebidas de todas as partes do mundo. Encontramos até uma banca da Argentina com empanadas e erva-mate 😉

Raclete e Flamkuchen, pratos típicos dos mercados de Natal na Suíça
Raclete e Flamkuchen, pratos típicos dos mercados de Natal na Suíça

O público jovem e a atmosfera bem descontraída e festiva trazem uma atmosfera ótima, mas inteiramente distinta do Lozärner. Os drinks dividem espaço em igualdade de condições com o tradicional vinho quente com especiarias.

Rudolf Weihnachtsmarkt: mercado de Natal com foco em comidas e bebidas típicas de diferentes partes do mundo
Rudolf Weihnachtsmarkt: mercado de Natal com foco em comidas e bebidas típicas de diferentes partes do mundo

Outra atração bem interessante na época do Natal em Lucerna é o Weihnachts Schiff, um passeio de barco pelo lago Lucerna com direito a jantar incluído. O barco é todo decorado com motivos natalinos, e o passeio/jantar leva de 1h30 (tempo do percurso) até 3h (tempo total do serviço). Durante esse período você pode comer fondue de queijo e beber a vontade. Mais festivo, impossível! 🙂

Weihnachts Schiff: passeio de barco pelo lago Lucerna com direito a jantar incluído
Weihnachts Schiff: passeio de barco pelo lago Lucerna com direito a jantar incluído

O que é imperdível: A atmosfera acolhedora e familiar do Lozärner Weihnachtsmarkt e o passeio de barco pelo Lago Lucerna com jantar incluído são fatores a mais para visitar uma das cidades mais lindas da Suíça.
Quando acontece: Em 2020, está previsto para acontecer de 28 de novembro a 31 de dezembro. Os horários de funcionamento são diferentes para cada um dos mercados.
Para maiores informações, consulte o site oficial.
Dica de onde ficar em Lucerna: Hotel Cascada

5) St. Gallen

Situada ao leste da Suíça e às margens do lago Bondensee, St. Gallen é daquelas cidades que encanta seus visitantes. Muito por conta de seu rico patrimônio histórico e arquitetônico, com destaque para os arredores da St. Gallen Abbey. A Catedral barroca preserva o maior tesouro da cidade: a biblioteca de St. Gallen (Stiftsbibliothek St. Gallen), patrimônio cultural da UNESCO, mundialmente conhecida por ser a mais antiga da Suíça e uma das primeiras e mais importantes bibliotecas monásticas do mundo.

Mercado de Natal de St. Gallen | foto: european best destinations
Mercado de Natal de St. Gallen | foto: european best destinations

Mas há outros motivos para se encantar por St. Gallen, especialmente durante os meses de novembro e dezembro. Apelidado de “Sternerstadt” (cidade das estrelas), o mercado de Natal de St. Gallen é mais um na lista de imperdíveis na Suíça! O apelido se dá por conta das 700 estrelas que iluminam as ruas e praças da cidade nessa época do ano, trazendo ainda mais brilho para seu já impressionante centro histórico.

Sternerstadt: as estrelas no Mercado de Natal de St. Gallen
Sternerstadt: as estrelas no Mercado de Natal de St. Gallen

O mercado único da cidade se concentra nos arredores da MarktPlatz, no coração do centro histórico, onde as mais de 70 barracas se espalham pelas ruas de compras. Artesanato, artigos natalinos, e claro, muita comida e bebida típica da época mais festiva do ano estão presentes para todos os gostos. Como St. Gallen está bem próxima da fronteira com Áustria e Alemanha, é possível encontrar alguns expositores com produtos desses dois países. Mas não deixe de experimentar as iguarias locais como o Biber (um biscoito natalino de mel e especiarias) e o Magenbrot (a base de gengibre, noz moscada e outras especiarias). Sempre com uma caneca de Glühwein, é claro!

Biber e Magenbrot: especialidades suíças no mercado de Natal de St. Gallen
Biber e Magenbrot: especialidades suíças no mercado de Natal de St. Gallen

O que é imperdível: As cerca de 700 estrelas que decoram a cidade e iluminam as ruas do centro histórico durante o Natal conferem uma atmosfera única ao mercado de Natal de St. Gallen.
Quando acontece: Em 2020, está previsto para acontecer de 24 de novembro a 26 de dezembro. De segunda a sexta, aberto das 11h às 20h30. Sábados e domingos, das 11h às 19h.
Para maiores informações, consulte o site oficial.

6) Berna

Motivos para visitar a charmosa capital da Suíça não faltam. Fundada no século XII, Berna conta com sua bem preservada arquitetura medieval na Altstadt (Cidade Velha) para atrair viajantes de todo o mundo. Seu maior destaque, a torre medieval conhecida como Zytglogge, talvez seja uma das atrações mais fotografadas de todo o país.

Mas se você vai a Berna durante os meses de novembro e dezembro, saiba que a cidade mergulha de cabeça no clima natalino com seus três principais mercados de Natal: o da Münsterplatz,o da Waisenhausplatz e o do parque da Kleine Schenze.

Mercados de Natal em Berna | (foto: Bern Tourism)
Mercados de Natal em Berna | (foto: Bern Tourism)

Münsterplatz: considerado um dos melhores mercados de Natal da Suíça, o mercado de Natal da Münsterplatz, nos arredores da imponente catedral de Berna, é o lugar perfeito para encontrar produtos artesanais de qualidade. Com foco no artesanato, esse mercado oferece produtos únicos, originalmente fabricados por artistas locais em mais de 100 estandes.

Mercados de Natal em Berna | (foto: Bern Tourism)
Mercados de Natal em Berna | (foto: Bern Tourism)

Waisenhausplatz: O mercado de Natal na Waisenhausplatz, no coração de Berna, existe há mais de 30 anos. É considerado o ponto focal dos mercados de Natal de Berna. Ao todo, as cerca de 50 barracas oferecem uma extensa variedade de lembranças, itens de Natal e objetos para o uso diário – aqui há algo para todos os gostos. Destaque também para as barracas de comidas e bebidas típicas.

Mercados de Natal em Berna | (foto: Bern Tourism)

Kleine Schanze: O mais novo mercado de Natal de Berna fica localizado a poucos passos da estação de trem, ou seja, provavelmente é o primeiro que você irá visitar. Ao longo do parque de Kleine Schanze, cerca de 70 estandes oferecem comidas típicas, bebidas quentes e enfeites de Natal.

Mercados de Natal em Berna | (foto: Bern Tourism)
Mercados de Natal em Berna | (foto: Bern Tourism)

O que é imperdível: 3 mercados distintos e muito próximos entre si fazem a alegria de qualquer apaixonado por Mercados de Natal.
Quando acontece: Em 2020, está previsto para acontecer de 31 de novembro a 24 de dezembro. Os horários de funcionamento são diferentes para cada um dos mercados.
Para maiores informações, consulte o site oficial.

7) Genebra

Quando o destino é a Suíça, é bem provável que Genebra já esteja naturalmente presente em seu roteiro. Uma das cidades mais conhecidas e visitadas da Suíça, Genebra é berço da relojoaria e conserva bem preservado seu centro medieval com prédios e ruas de pedra, hoje patrimônio histórico protegido. E durante o período que antecede o Natal, Genebra é mais uma representante do lado francês da Suíça em nossa lista de mercados de Natal que você precisa visitar.

Natal em Genebra, na Suíça
Natal em Genebra, na Suíça

Até pouco tempo atrás, Genebra contava apenas com mercados de Natal relativamente pequenos espalhados por diferentes áreas da cidade. E esses mercados ainda existem e podem ser bem divertidos, como o Mercado de Carouge – uma espécie de bairro boêmio um pouco afastado do centro histórico – ou o Mercado Quai du Général Guisan. Este último, considerado por muitos o “mercado de Natal oficial de Genebra”, acontece a beira do lago conta com cerca de 30 expositores com o melhor das comidas e bebidas de Natal.

Mas a exemplo do que vem acontecendo por toda a Suíça, os mercados de Natal em Genebra vêm ganhando em estrutura e popularidade. Desde 2018, o Noël aux Bastions acontece nos belos arredores do Parc des Bastions, bem no centro da cidade antiga de Genebra. Com mais de 8.000 metros quadrados, esse é atualmente o mercado que pode concorrer com o das vizinhas Montreux, Lausanne ou Berna.

Noël aux Bastions
Noël aux Bastions

O parque se transforma em uma autêntica vila Natalina, com dezenas de cabanas de madeira vendendo comidas e bebidas locais e oferecendo boas opções de compras de produtos típicos do Natal suíço. É sem dúvidas um dos melhores pontos para quem estiver ‘turistando’ pela cidade poder vivenciar a atmosfera natalina, experimentando especialidades locais como raclette e fondue. Sempre na companhia de uma caneca de vinho quente enquanto passeia pelas barracas tradicionalmente decoradas, é claro. Ah, e para os mais ousados, ah até uma pista de gelo para exercitar o talento na patinação. 🙂

O que é imperdível: o mais novo mercado de Natal de Genebra no icônico Parc des Bastions oferece uma estrutura de entretenimento e atmosfera natalina digna dos melhores mercados de Natal do país.
Quando acontece: Em 2020, está previsto para acontecer de 28 de novembro a 31 de dezembro. Os horários de funcionamento são diferentes para cada um dos mercados.
Para maiores informações, consulte o site oficial.
Dica de onde ficar em Genebra: Hotel D Geneva

8) Lausanne

Sede do comitê olímpico internacional e segunda maior cidade às margens do Lago Léman atrás apenas de Genebra, Lausanne foi uma das últimas cidades dessa lista a aderir aos mercados de Natal. Mas chegou em alto estilo! O Bô Noël (referência a ‘beau nöel’ em francês, que significa ‘belo natal)’ apresenta um conceito original, com diversas atividades para crianças e adultos bem como barracas de designers, viticultores e produtores de terroir (da região) espalhadas por diferentes pontos da cidade. Uma tentativa de unir tradição e modernidade.

Bo Nöel: Mercado de Natal de Lausanne, na Suíça
Bo Nöel: Mercado de Natal de Lausanne, na Suíça

Mesmo sendo tudo considerado parte de um mesmo mercado de Natal, o Bô Nöel se divide em 5 mercados, uma vila infantil, 2 praças animadas e 11 ‘satélites’. Cada um deles, com estilos bem distintos entre si. Na Place St-François, a principal concentração, as pessoas se reúnem em um grande mercado coberto com comida típica do Natal. A noite, o local ganha ares de festa com concertos musicais a noite, atraindo principalmente os mais jovens. Já para descobrir e comprar produtos de designers locais, a Place Pépinet é o lugar para você. Para os amantes do bom vinho local, a Bô Caveau, sob os arcos do Grand-Pont, reúne os viticultores da região.

Mercado coberto em Lausanne
Mercado coberto em Lausanne

Importante ressaltar que o Natal em Lausanne tem ares um pouco alternativos e menos tradicionalistas. Talvez influenciado pelo festival anual de luzes que acontece nessa mesma época do ano – apesar de não ter nenhuma relação direta com a temática Natalina. As instalações de iluminação pela cidade dão um toque artístico e ainda mais contemporâneo para o período do Natal em Lausanne.

Iluminação do Natal e do festival de luzes em Lausanne
Iluminação do Natal e do festival de luzes em Lausanne

O que é imperdível: O mercado coberto da Place St-François a noite, com sua atmosfera contemporânea e animada.
Quando acontece: Em 2020, está previsto para acontecer de 25 de novembro a 31 de dezembro. Os horários de funcionamento são diferentes para cada um dos mercados.
Para maiores informações, consulte o site oficial.
Dica de onde ficar em Lausanne: Hotel Voyageur


Espero que tenham gostado das dicas! Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta aí embaixo! E se você já foi a algum dos mercados de Natal na Suíça, deixe seu comentário contando pra gente o que achou! 🙂


Como viajar pela Suíça: passe de trem da Eurail

Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Suíça. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem ou passes de trem pela Suíça com a Eurail

Se preferir viajar de carro alugado, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as principais empresas de aluguel de carros na Suíça.

+ Compare os preços de aluguel de carro pela Europa com a RentCars

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Suíça. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais