Gasthaus Rottner: restaurante entre a alta gastronomia e a cozinha típica da Francônia em Nuremberg

Se você é fã da autêntica cozinha da Francônia (região que engloba a Baviera) e seus pratos à base de carne de porco, batatas e muito chucrute, certamente encontrará muitas opções de restaurantes em Nuremberg. Mas para quem busca por uma opção um pouco mais sofisticada e intimista, no meio do caminho entre a cozinha típica da Francônia e a alta gastronomia, a dica é o Gasthaus Rottner, restaurante do hotel 4 estrelas Romantik Hotel Gasthaus Rottner.

Gasthaus Rottner | Onde comer em Nuremberg

O Romantik Hotel Gasthaus Rottner fica ligeiramente afastado do centro histórico de Nuremberg, em uma tranquila rua nos arredores da cidade a cerca de 20-30 minutos de distância de carro ou ônibus. Mas o deslocamento é compensado logo que chegamos e nos deparamos com a beleza do edifício histórico onde funciona o hotel familiar e seu restaurante. Merece destaque o cuidado na decoração interna, repleta de objetos e elementos característicos da região.

Com menu à la carte ou em sequência de passos e atendimento formal, o Gasthaus Rottner é daqueles locais para ir sem pressa e saborear cada momento da experiência. A proposta gastronômica traz receitas criadas pelo Chef a partir de ingredientes frescos da região e até da própria horta do hotel, mas com toques de sofisticação no preparo e na apresentação. Os pratos são resultado dessa interação entre a tradição da Francônia reinterpretada e as tendências modernas da arte culinária. Entretanto, não há uma pretensão de luxo exagerado ou invencionices, e as características típicas dos restaurantes de Nuremberg se mantém presentes: a comida é servida em porções generosas, com foco no sabor, enquanto o ambiente é acolhedor, aconchegante e rústico.

O que pedir no Gasthaus Rottner

A sugestão é pedir o menu de 4 passos com harmonização de vinhos da região. Os pratos variam de acordo com a estação do ano e os ingredientes frescos a disposição do Chef e sua equipe, então provavelmente no dia de sua visita a sequência não será exatamente a mesma que tivemos. Mas de qualquer forma as informações sobre a nossa experiência ajudam a dar uma ideia da proposta do local. No dia de nossa visita, o serviço começou com o aperitivo (espumante Brut Silvaner da cidade vizinha de de Würzburg) acompanhado de cesta de pães caseiros com 5 diferentes opções de pastinhas: creme de queijo, creme de queijo com ervas, azeite de oliva da Grécia, sal temperado e manteiga.

Na sequência recebemos um pequeno aperitivo “amuse-bouche” com salmão, morango e creme de ervas e logo depois o primeiro passo do menu: um saboroso consommé de carne com cogumelos. 

O passo seguinte trouxe mais uma entrada: esta bem apresentada porção de patê de fígado de ganso com inspirações no foie gras, acompanhado de salada e torrada.

Para o prato principal foi servido filé de peixe Halibut fresco com risoto cremoso e verduras crispy. Para harmonizar, a sugestão da sommelier foi um vinho Chardonnay seco produzido nas vinícolas da região. O peixe estava cozido a perfeição, e a textura contrastava com a das verduras crocantes, em uma combinação bem saborosa.

No último passo da sequência, a sobremesa composta de sorbet e uma espécie de panacota (ambos de frutas cítricas), acompanhado de um crocante para dar textura. A bebida de maçã sem álcool harmonizava bem com o dulçor que contrastava com a acidez da sobremesa. Ao final, o café expresso ainda vem acompanhado de biscoitinhos de Natal.

O Gasthaus Rottner é uma ótima opção para quem pretende ficar por mais de um dia em Nuremberg e deseja ir além das opções gastronômicas do centro histórico. O preço final é acima da média do que é praticado nos restaurantes tradicionais da cidade, mas condiz com a proposta de atendimento, serviço e cozinha mais sofisticados.

Romantik Hotel Gasthaus Rottner
Endereço: Winterstraße 15
www.rottner-hotel.de

+ Leia também: 7 sugestões de onde comer em Nuremberg


Onde ficar em Nuremberg

Nossas sugestões pessoais de hotéis bons e baratos onde já ficamos hospedados em Nuremberg e arredores:

Ou consulte o mapa abaixo para pesquisar hotéis e apartamentos para se hospedar em Nuremberg, na Alemanha.

Booking.com

Mais atividades em Nuremberg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais