Onde comer em Nuremberg, na Alemanha: 6 sugestões de restaurantes e bares
Bratwurstglöcklein im Handwerkerhof

Onde comer em Nuremberg, na Alemanha: 6 sugestões de restaurantes e bares

A belíssima Nuremberg abriga uma infinidade de restaurantes incríveis – vários deles ocupando construções seculares. Em nosso roteiro de 5 dias em Nuremberg pudemos conhecer e experimentar alguns deles. Nesse post detalhamos nossa experiência gastronômica pelos restaurantes em Nuremberg, contando nossas impressões, avaliando a comida, o ambiente, o atendimento, o valor dos pratos e muito mais.

Böhms Herrenkeller

Em nossa primeira noite em Nuremberg, jantamos no Böhms Herrenkeller. Era um restaurante que já tínhamos mapeado em nossas pesquisas, por ser muito bem avaliado no Trip Advisor e por ser bem perto do nosso hotel, o Garni Probst.

Fomos em um domingo para o jantar, por volta das 21h30 (era um dos poucos restaurantes em Nuremberg ainda abertos), e quando chegamos ainda estava bem cheio.

Pedimos uma cerveja dunkel vom fass que vinha em uma caneca bem bonita (tentamos comprar, mas custava 10 euros e ficamos só na vontade).

Caneca de cerveja do restaurante
Caneca de cerveja do restaurante

Como estávamos com bastante fome, a ideia era pedir tudo: entrada, pratos principais e ainda uma sobremesa. Vimos então no cardápio a “Fire Cup”, uma sopa de Goulash flamejante que vinha dentro de um pão artesanal. Óbvio que foi essa a pedida! 🙂
A atendente traz a sopa, coloca uma dose de bebida por cima e acende na própria mesa. É uma apresentação bem interessante, mas além de toda essa pirotecnia, a sopa estava bem gostosa!

De prato principal, pedimos uma espécie de bolo de carne com molho de cogumelos e spätzel, e uma carne de porco cozida também em molho de cogumelos com spätzel. Apesar de parecidos, o segundo era meio agridoce (levava também um pouco de cramberries), mas ambos estavam bem gostosos e muito bem servidos.

Bolo de carne com molho de cogumelos e spätzel e Carne de porco cozida em molho de cogumelos com spätzel
Bolo de carne com molho de cogumelos e spätzel e Carne de porco cozida em molho de cogumelos com spätzel
Böhms Herrenkeller
Böhms Herrenkeller

Na hora da sobremesa… bom, não aguentamos sobremesa. A cerveja, a entrada e os pratos principais não deixaram espaço pra provar o apfelstrudel de lá. Vai ficar pra uma próxima!

Nesse momento também já eramos a última mesa do restaurante, e a galera já estava meio que levantando as cadeiras, lavando as louças… 22h30 da noite em pleno domingo é como se fosse madrugada em Nuremberg! Rsrs

A conta ficou em cerca de 32 euros no total (1 entrada, 1 cerveja vom fass de 500ml e 2 pratos principais).

Bratwurstglöcklein im Handwerkerhof

Esse restaurante com nome pra lá de complicado para nós brasileiros é uma das boas opções para quem procura algo bem tradicional e que represente a essência da cidade de Nuremberg. O Bratwurstglöcklein fica localizado no “Handwerkerhof”, uma espécie de mercado/feira de produtos artesanais e itens colecionáveis, bem perto de uma das entradas do centro histórico (a mais próxima da estação central de trem).

Bratwurstglöcklein im Handwerkerhof
Bratwurstglöcklein im Handwerkerhof

Era domingo e o restaurante estava bem cheio (muitos turistas na cidade em função do Mercado de Natal), mas conseguimos nos sentar em uma mesa compartilhada com um senhorzinho alemão. Para entender mais sobre compartilhamento de mesas e outras particularidades, leia nosso post “10 coisas sobre comer em restaurantes na Alemanha“.

Bratwurstglöcklein internas
Bratwurstglöcklein – ambiente interno

Restaurante típico, com decoração característica bávara e de comida tradicional alemã. O carro chefe da casa eram as famosas Nuremberger Wursts (as salsichas de nuremberg). Elas são bem menores e mais fininhas do que no restante do país (mais ou menos a medida de um dedo), e apesar de serem servidas em quase todo o país, são a representação mais típica da gastronomia local e estão presentes em quase todos os restaurantes em Nuremberg. Seguimos as recomendações e pedimos uma porção de salsichas com salada de batata, além de uma sopa do dia como entrada (sopa de batata). A comida vem servida nos pratinhos de metal típicos de Nuremberg.

Bratwurstglöcklein comidas
Bratwurstglöcklein comidas

A comida veio muito rápido, e realmente estava tudo delicioso. A salada de batatas foi a melhor que comemos em toda a viagem. Pra acompanhar a pedida, pedimos 2 cervejas vom fass da Tucher (1 weiss e 1 dunkel), marca local de Nuremberg. Cervejas bastante saborosas e com preços bem convidativos.

Bratwurstglöcklein chopes
Bratwurstglöcklein cervejas

Como a ideia era passear pelo mercado de Natal na sequência, acabamos não pedindo sobremesa. A conta total ficou em cerca de 22 euros. Como vocês podem ver na foto que tiramos do cardápio, os preços estavam na média da cidade. Mesmo se tratando de um lugar claramente turístico, não nos sentimos em uma “turistada”, muito pelo contrário. Não só pelos preços “justos”, mas pelo atendimento impecável.

Bratwurstglöcklein - cardápio
Bratwurstglöcklein -cardápio

Na saída ainda deu tempo de ver eles servindo café em uma outra mesa em uma xícara personalizada do restaurante. Perguntamos se tinham pra venda, e o garçom nos fez por 3 euros e trouxe uma embalada pra levarmos. 🙂

Hütt’n

Almoçamos bem rapidamente no Hütt’n – o dia tinha uma programação corrida e estávamos meio atrasados para visitar o Castelo Imperial. Esse era o restaurante ideal: pertinho e bem avaliado.

O Hütt’n tem decoração típica de um restaurante bávaro, e é bem grande, maior que a média dos restaurantes que fomos em Nuremberg. Logo que chegamos, percebemos que só tinha 1 pessoa atendendo a todos, e quase demos meia volta, mas no fim deu tudo certo. 🙂

Pedimos um prato do menu de almoço do dia (que só existe no cardápio em alemão), um Jagger Schnitzel recheado com queijo e salada de batata. Simples, tradicional, sem erro e o principal para o momento: rápido de preparar.

Jagger Schnitzel com salada de batata
Jagger Schnitzel com salada de batata

O prato estava saboroso e bem servido, mas nada de especial. A conta ficou em 14 euros (1 prato principal e 1 cerveja).

Osteria del Centro (jantar)

Sabe quando você está há dias comendo só comida alemã e sente aquela vontade de dar uma variada e comer um belo prato de massa? Pois é, esse dia chegou justamente em Nuremberg, e tiramos uma noite para jantar na Osteria del Centro. Foi o único restaurante que experimentamos fora das muralhas do centro histórico da cidade, mas de qualquer forma ele ainda fica bem perto, cerca de 2 quadras de distância (fomos caminhando).

Esse era mais um restaurante que já tínhamos pesquisado previamente, justamente pensando nessa possibilidade de precisar variar o paladar em uma das refeições. A Osteria era avaliada como uma das melhores opções de comida italiana dentre os restaurantes em Nuremberg.

O restaurante estava medianamente cheio. Tem um ambiente um pouco mais sofisticado do que os restaurantes de comida tradicional alemã que estávamos indo. Em termos absolutos, os preços eram em geral um pouco acima também (de 12 a 18 euros um prato de massa).

Ficamos um tempo escolhendo o vinho, mas no final a cerveja falou mais alto, e pedimos duas Tucher de trigo. Achamos os vinhos bem caros, padrão de restaurante chique do Brasil.

Pedimos então as massas: spaguetti com frutos do mar e talharim com iscas de carne. Tudo bem diferente do padrão “carne de porco com batatas” que estávamos comendo todos os dias. 🙂

As massas realmente estavam muito boas, principalmente a de frutos do mar, que era muitíssimo bem servida. Mas tenho que confessar que a cada vez que via uma pizza saindo, batia um certo arrependimento – pareciam deliciosas!

Osteria del Centro - prato de espaguete com frutos do mar
Osteria del Centro – prato de espaguete com frutos do mar

No final não aguentávamos nem uma sobremesa, mas chegamos a cogitar pedir uma pizza só pra experimentar e saciar a gula. Mas conseguimos nos controlar e ficamos só na vontade mesmo. 🙂

A conta foi a mais alta dentre todas as refeições que fizemos, não só entre os restaurantes em Nuremberg, mas da viagem a Alemanha como um todo. Pagamos 45 euros (2 pratos principais, 2 cervejas e a gorjeta). Aliás, foi o único lugar também em que a gorjeta já veio incluída na conta. De qualquer maneira o atendimento foi muito bom, e já daríamos os 10% de qualquer jeito.

Zum Gulden Stern

O Zum Gulden Stern funciona em uma casa de 1419. Só esse fato já é motivo – quase um compromisso histórico – pra você visitar o local. Fomos a noite, durante a semana, por volta das 21:30, e o restaurante já estava quase fechando (sim, restaurantes fecham cedo na Alemanha, especialmente no inverno). A atendente nos viu entrando e disse pra sentarmos correndo (“Schnell! Schnell!” nas palavras dela) e fazermos o pedido porque a cozinha já estava fechando. Ela deu até uma confirmada com o cozinheiro pra ver se ainda saia alguma coisa. O.o

Como não queríamos ir embora sem experimentar, fizemos como ela sugeriu e sentamos no único lugar disponível (o restaurante é minúsculo e as mesas super grudadas), em uma mesa grande compartilhada com outros 2 grupos, e recebemos o cardápio. Para entender esse negócio de compartilhar mesas, leia nosso post “10 coisas sobre comer em restaurantes na Alemanha“.

O lugar basicamente serve salsichas de Nuremberg e bife de porco grelhado na mesma grelha das salsichas, acompanhado de salada de batatas, sauerkraut (chucrute) ou pão. Eles mesmos se definem como uma Bratwurstküche , um local especializado em grelhar salsichas. Não foi muito difícil decidir o pedido: uma porção que combinava salsichas com a carne de porco grelhada, acompanhada de salada de batatas.

Zum Gulden Stern
Zum Gulden Stern

Apesar da correria no atendimento, quando o assunto é Nuremberger Bratwurst, eles sabem o que estão fazendo. Devoramos tudo em poucos minutos. Tão rápido que ainda deu tempo de pedir o apfelstrudel da casa. Bem honesto, mas não foi o melhor da viagem.

No total gastamos cerca de 25 euros (1 prato de salsichas e carne com salada de batatas, 2 cervejas e 1 apfelstrudel).

Zur Baumwolle

Zur Baumwolle talvez tenha sido o restaurante menos turístico que fomos, ou seja, o que era mais frequentado por cidadãos locais da cidade. Talvez pelo fato de ficar em uma das ruazinhas internas do centro histórico, e não nas principais ruas, ou talvez por termos ido em um dia de semana para o almoço, fato é que chegamos lá e aparentemente só havíamos nós 2 de turistas na casa (mas o restaurante estava cheio).

Apesar disso, o serviço foi muito bom, mas não havia cardápios inglês (o que na verdade não fez tanta diferença pois já estávamos aprendendo os ingredientes dos pratos no idioma original).

Pedimos 2 cervejas e um prato com ombro de porco assado e outro com schnitzel. Como acompanhamento de ambos foi servido bratkartoffeln (uma batata meio cozida, meio corada) e um purê de verduras que estava bem saboroso. Como dá pra ver pelas fotos, os pratos eram grandes e muitíssimo bem servidos.

Zur Baumwolle
Zur Baumwolle

Ao final, pedimos o já tradicional apfelstrudel (por mais que tenha outras opções, a escolha sempre caía na mesma coisa, rsrs). Gastamos no total cerca de 35 euros para o casal. Bem justo para a qualidade e quantidade do que comemos.

E você, já foi a algum desses restaurantes? Tem alguma sugestão de restaurante espetacular em Nuremberg? Conta aí pra gente! 🙂


Onde ficar em Nuremberg

Nossas sugestões pessoais de hotéis bons e baratos onde já ficamos hospedados em Nuremberg e arredores:

Ou consulte o mapa abaixo para pesquisar hotéis e apartamentos para se hospedar em Nuremberg, na Alemanha.

Booking.com

Mais atividades em Nuremberg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais