Böhms Herrenkeller | Onde comer em Nuremberg

Böhms Herrenkeller: restaurante tradicional com comida típica da Francônia em Nuremberg, na Alemanha

Se Nuremberg é uma de nossas cidades favoritas na Alemanha, muito se deve a gastronomia típica da cidade ao norte do Estado da Baviera – que nós particularmente adoramos! Em Nuremberg você junta o melhor dos mundos: restaurantes em edifícios seculares e históricos, com ambiente aconchegante e comida farta e muito saborosa. Se você é fã da autêntica cozinha da Francônia (região que engloba a Baviera) e seus pratos à base de carne de porco, batatas e muito chucrute, certamente também irá se apaixonar pelos restaurantes de Nuremberg. Nesse artigo contamos tudo sobre o Böhms Herrenkeller, um dos nossos restaurantes favoritos quando se trata de onde comer em Nuremberg – tanto que visitamos em nossa primeira vez em Nuremberg e repetimos a dose em nossa segunda viagem pela cidade.

Böhms Herrenkeller | Onde comer em Nuremberg

Descobrimos o Böhms Herrenkeller em nossa primeira vez na cidade quase ao acaso, procurando por um restaurante aberto em um domingo à noite nos arredores do nosso hotel (PrivatHotel Probst). Por volta das 21:30 esse era um dos poucos restaurantes com cozinha ainda aberta, e a escolha acabou se mostrando das mais acertadas.

Böhms Herrenkeller | Onde comer em Nuremberg
Böhms Herrenkeller | Onde comer em Nuremberg

Situado em um edifício com mais de 500 anos de história na rua Theatergasse, quase esquina com a Königstrasse (principal rua comercial do centro histórico de Nuremberg), o Böhms Herrenkeller é um belíssimo representante dos restaurantes típicos dessa região. O salão é aconchegante e decorado no estilo tradicional da Baviera, com muitos detalhes em madeira e objetos antigos e históricos por todo o espaço. A atmosfera é calma, daqueles locais onde podemos passar horas curtindo a experiência e descansado das horas de caminhada ao longo do dia. O número de mesas é limitado, então é interessante tentar fazer uma reserva prévia, especialmente nas épocas de maior movimento.

Interior do Böhms Herrenkeller | Onde comer em Nuremberg

Como é de se imaginar, a proposta gastronômica do restaurante é oferecer receitas da cozinha típica e regional da Francônia. Isso significa pratos saborosos, servidos em porções abundantes a preços bem acessíveis. Um jantar completo para duas pessoas, com entrada, prato principal e sobremesa, costuma ficar entre 20 e 30 euros por pessoa a depender das escolhas.

Nossa primeira vez no Böhms Herrenkeller

Em nossa primeira vez no Böhms Herrenkeller, pedimos de entrada para dividir a “Fire Cup” – sopa de Goulash flamejante servida dentro de um pão artesanal. Além da sopa em si ser deliciosa, a apresentação é um espetáculo a parte: a atendente serve a sopa, coloca uma dose de bebida alcoólica por cima e acende o fogo na própria mesa!

Na sequência, pedimos os dois pratos principais: o primeiro, uma espécie de bolo de carne com molho de cogumelos e spätzel (massa típica dessa região), e o segundo era carne de porco cozida em molho de cranberries, também acompanhado de spätzel. Apesar de ambos estarem maravilhosos, quando voltamos ao restaurante anos mais tarde eles já não constavam mais no cardápio. Essas mudanças são comuns nos restaurantes europeus, mas de qualquer forma trouxemos informações sobre os pratos e suas respectivas fotos para dar uma ideia do estilo de comida e das quantidades das porções. Para acompanhar, uma cerveja dunkel servida em uma caneca bem bonita do restaurante.

Na hora da sobremesa… bom, não aguentamos sobremesa. A cerveja, a entrada e os pratos principais não deixaram espaço pra experimentarmos o apfelstrudel da casa (torta de maçã), que decidimos deixar para uma próxima oportunidade.

Retorno a Nuremberg e segunda vez no Böhms Herrenkeller

E a próxima oportunidade surgiu alguns anos depois! Quando voltamos pela segunda vez a Nuremberg, é claro que incluímos novamente o Böhms Herrenkeller em uma de nossas noites na cidade. Afinal, restaurante bom a gente volta, certo? Dessa vez fizemos uma reserva prévia, pois estávamos em pleno mês de dezembro com a cidade lotada por ocasião dos Mercados de Natal.

Nesse dia o simpático dono do local estava presente, e aproveitamos para pedir algumas sugestões do que comer e beber. Seguindo as recomendações de quem melhor entende do assunto, começamos pelo aperitivo, um drink “assinatura” da casa: Haustrunk “Herrenkeller”, ou Licor de framboesa, martini, framboesas congeladas e limão. E de entrada, aceitamos a sugestão de pedir a sopa cremosa de cogumelos porcini e castanha – uma especialidade da época do Natal (Steinpilz-Marronen Süppchen an Kressesschaum).

Na hora de escolher os pratos principais, “descobrimos” que o restaurante é conhecido por servir o melhor ombro de porco assado da cidade! Para confirmar se era verdade ou apenas propaganda do dono, nossa primeira opção foi justamente ele, o “Ofenfrisches Schweineschäufele mit Kloß, Sauerkraut oder Salat” – ombro de porco assado com pele crocante, acompanhado de um bolinho feito de batatas e chucrute. A segunda opção para o prato principal foi a carne marinada típica da cidade (Nuremberg Sauerbraten), com molho de cranberries e especiarias (lebkuchen), repolho roxo e bolinho de batata. Em alemão você encontrará como “Nuremberg Sauerbraten mit Lebkuchensoße Preiselbeeren, Blaukraut und Klofß“.

Espero que as fotos deixem claro o quanto ambos os pratos estavam mais uma vez maravilhosos. Não é possível afirmarmos que o ombro de porco seja o melhor da cidade pois infelizmente não experimentamos todos, mas de fato o sabor e a “crocância” da pele grelhada à perfeição merecem todo o destaque. Dois pratos que reproduzem a essência da cozinha típica de Nuremberg e da Francônia.

Para beber, nada melhor do que escolher algumas das cervejas locais servidas direto do barril (ou em alemão, “vom fass“). Recomendamos a St George Pils ou a Kellerbier, servidas em copos de 0,25l ou 0,5l.

Como prometido, dessa vez não perderíamos a chance de experimentar a sobremesa símbolo da Alemanha, o apfelstrudel. Pedimos apenas uma porção para dividir, e ainda demos a sorte de pegar a época do Natal, onde a receita é adaptada para trazer os aromas e sabores do Natal de maneira ainda mais marcantes. A combinação da torta de maçã servida quente com o sorvete artesanal de canela é de fato imperdível, e nunca mais deixaremos de pedir em nossas futuras visitas à Nuremberg e ao Böhms Herrenkeller.

Mais uma experiência perfeita em um restaurante que, assim como a cidade, deixou saudades. Se você está com viagem marcada para Nuremberg, faça uma reserva no Böhms Herrenkeller e tenha a certeza de estar visitando um dos melhores restaurantes da região.

Böhms Herrenkeller
Endereço:
Theatergasse 19
www.herrenkeller.de


Onde ficar em Nuremberg

Nossas sugestões pessoais de hotéis bons e baratos onde já ficamos hospedados em Nuremberg e arredores:

Ou consulte o mapa abaixo para pesquisar hotéis e apartamentos para se hospedar em Nuremberg, na Alemanha.

Booking.com

Mais atividades em Nuremberg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais