Natal em Salzburg, seus belos mercados e a apavorante ‘Krampus Run’
Bonecos de São Nicolau, o papai noel original

Natal em Salzburg, seus belos mercados e a apavorante ‘Krampus Run’

Como já contei no post Salzburg em 1 dia: bate e volta a partir de Munique , fizemos um roteiro de 1 dia em Salzburg, na Áustria, às vésperas do Natal (início de dezembro). Era final do outono e já estava bastante frio, com temperaturas beirando 0°C e a duração do dia mais curta com o sol se pondo por volta das 16h30min.

Os mercados de Natal

Nessa época do ano que antecede o Natal, as cidades ficam ainda mais lindas com a decoração e os mercados tradicionais de Natal nas praças e espaços entre os prédios históricos. Em Salzburg não era diferente, e a encantadora cidade estava ainda mais apaixonante com todo aquele clima e enfeites espalhados pelas ruas e casas da cidade.

Pela proximidade geográfica e pela forte relação cultural, as comidas e bebidas do Mercado de Natal em Salzburg e dos Mercados de Natal de outras cidades que visitamos da Baviera na Alemanha são muito parecidas. (Contamos tudo sobre os mercados de Natal alemães no post Um guia sobre os mercados de Natal da Alemanha).

Entre as iguarias típicas que a gente adora, era possível encontrar: Salsichas (wurst) de diferentes estilos; Leberkäse im Brötchen (Bolo de carne em um pão francês); Frikadellen (uma espécie de almôndega); Bratkartoffeln (Batata assada); Brezel (os famosos Pretzels, servidos de todas as formas – simples, com queijo, com bacon, e até coberto de chocolate); Suppenküche (Sopas das mais diversas); Flammkuchen ( Uma “pizza rústica” de massa grossa [tipo um pão achatado], sem molho de tomate. Em geral vem com queijo cremoso, bacon e cebolinha) e Raclettekäse (Queijo “raclette” derretido na hora. Pode ser servido com pão ou com batatas).

Entre os doces, muito waffle, crepe, bolos de todos os tipos, frutas cristalizadas, castanhas…. Hummmm, vou dizer que dá fome só de lembrar pra escrever esse post, rsrsrs.

Toda essa comilança é regada a muito Glühwein – um vinho quente “temperado” com especiarias como canela, cravo, limão, semelhante ao Quentão.

Mas é claro que existem algumas diferenças quando se atravessa a fronteira entre Alemanha e Áustria. A primeira coisa que percebi foi em relação a disposição das barracas no Mercado de Natal em Salzburg que eram organizadas circundando as praças, fazendo com que o público andasse em círculos de banca em banca. Diferentemente das feiras nas cidades da Alemanha onde as barracas eram dispostas em fileiras, formando pequenas ruelas internas no Mercado de Natal.

Mercado de Natal de Salzburg
Mercado de Natal em Salzburg
Mercado de natal e os tradicionais enfeites austríacos
Mercado de natal e os tradicionais enfeites austríacos

Com o frio que fazia, já paramos na primeira barraquinha do principal mercado de Natal de Salzburg na MozartPlatz para beber um chocolate quente na caneca oficial do Mercado de Natal de Salzburg e já ficar com o ela como souvenir. Cada cidade ou Mercado de Natal tem seu próprio modelo de caneca da edição, que além da arte gráfica, leva o nome da cidade e o ano em questão (fizemos uma coleção de canecas!). Sim, eu sei que é uma heresia não beber um glühwein, mas era bem cedo e a vontade de um chocolate quentinho falou mais alto. Rsrs

Na barraca, o simpático vendedor percebeu que além de inglês, falávamos outro idioma e perguntou nossa procedência. Ao responder que eramos do Brasil, ele disparou falando em Português de Portugal.

Chocolate quente na caneca oficial do Mercado de Natal de Salzburg
1. Vendedor que falava português no Mercado de Natal de Salzburg
2. Chocolate quente na caneca oficial do Mercado de Natal de Salzburg

Além desse mercado principal da Mozartplatz existem vários outros acontecendo de maneira simultânea. Entre uma visita e outra aos diversos pontos turísticos que cercam a cidade, sempre passávamos por um novo e encantador Mercado de Natal. <3

Em um desses momentos, demos de cara (e de nariz, porque o cheiro é maravilhoso) com uma banca onde vendia o raclette, aquele queijo que é derretido na hora e escorre de maneira deliciosa. Ele é servido em uma massa base assada, tipo um pão ou uma pizza. Pedimos o raclette mit speck, isto é, o raclette com bacon e temperinhos. Dá uma olhada abaixo:

Raclette mit Speck no Mercado de Natal de Salzburg
1. Raclette mit Speck no Mercado de Natal de Salzburg
2. Queijo raclette sendo derretido, by Instagram de @kate8350

Em outra dessas barracas, encontramos um doce diferente e tipicamente austríaco que parecia apetitoso: o Schaunrollen. Parecia… Na verdade o rolinho de massa folhada com recheio de merengue não tem nada demais. Sabe quando não é bom nem ruim? Acho que a nossa expectativa (e o preço) foram muito maiores que a realidade. 🙂

Schaunrollen - rolinho de massa folhada com recheio de merengue
Schaunrollen – rolinho de massa folhada com recheio de merengue

Enfeites Natalinos e os ovos de natal da Christmas in Salzburg

Além das guloseimas deliciosas, os Mercados também tem à venda lindos enfeites e artigos maravilhosos de decoração de Natal. A variedade e o jeito lindo que são expostos nas barracas deixam a gente com vontade de levar tudo. Além disso, todos os espaços tem pinheirinho enfeitado e presépios de muitos tamanhos.

Presépios e efeites do Mercado de Natal de Salzburg
Presépios e efeites do Mercado de Natal de Salzburg

Encontrei também em uma das barracas, vários modelos do São Nicolau, a versão original do Papai Noel. São velhinhos de barba branca vestidos com as roupas em tons de cinza, cores normais utilizadas para se proteger do frio no hemisfério norte, bem diferente do vermelho que aquele famoso refrigerante nos empurra há anos goela abaixo para se promover publicitariamente.

Bonecos de São Nicolau, o papai noel original
Bonecos de São Nicolau, o papai noel original

Mas o mais “diferente” e tradicional do Natal austríaco são os ovos de Natal. Isso mesmo, ovos! Encontramos vários a venda nas barracas dos mercados de Natal, mas recomendo passar na lindíssima Christmas in Salzburg, a tradicional loja de enfeites natalinos de Salzburg. Por “enfeites natalinos”, entenda-se justamente os ovos decorados. Sim, centenas de milhares de ovos de verdade (vazios, obviamente) com suas cascas decoradas artesanalmente com temas natalinos. Não dá pra falar do natal em Salzburg sem mencionar esses enfeites típicos, um mais bonito que o outro.

Christmas in Salzburg,
1. Vitrine da loja Christmas in Salzburg, repleta de ovos de natal
2. Christmas in Salzburg, a famosa loja de ovos de natal de Salzburg

Infelizmente não compramos nenhum, porque pareciam muito frágeis pra trazer na mala, e porque cada um custava em média uns 8 euros. Mas pra quem tem o hábito de montar árvore de natal em casa, sem dúvidas é uma compra imperdível!  🙂

Krampus Run

Já era final do dia quando estávamos caminhando na altura da Getreidegasse, uma das principais ruas de pedestres, onde ficam várias lojas famosas, restaurantes e cafés.

Getreidegasse
Getreidegasse

Foi então que percebemos uma movimentação de pessoas e ouvimos um barulho de guizos. Cheguei a comentar que podia ser um Papai Noel em seu trenó puxado por renas, já que vi alguns chifres ao longe que pareciam ser a galhada da rena. Santa inocência a minha! Estávamos prestes a presenciar in loco a Krampus Run, uma espécie de parada onde várias criaturas assustadoras circulam agitadas e investem contra o público, batendo com seus chicotes e gerando medo.

Krampus Run
Krampus Run

Tudo isso com o som estridente dos guizos e correntes que ficam presos aos seus corpos e com a devida escolta da polícia e outras pessoas da organização. O Krampus seria o antinoel, uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau durante a época do Natal e que pega e castiga as crianças que se comportaram mal, segundo lendas de várias regiões do mundo. Esse é um ritual pagão bastante comum na Áustria e também em parte da Alemanha e descobrimos por acaso, pois estávamos lá no dia exato que esse rito é feito: dia 05 de dezembro.

Krampus Run
Krampus Run

Foram pelo menos 10 minutos de “desfile”, com investidas no público o tempo todo. E foi nessas investidas que eu sofri, pois foram três monstros vindo na minha direção, com aquela cara horrenda e um chicote em riste na mão. Apanhei mais do que na infância quando fugia do meu pai e ia pra casa das vizinhas escondida! Rsrs Foram várias chicotadas que lá pelas tantas começaram a arder e doer, até porque a temperatura beirava 0°C naquela hora e o frio intenso ajudava a piorar a dor ainda mais. Chegou um momento em que eu já estava com os olhos marejados, o queixo dando aquelas tremidinhas e o choro apertado na garganta. A agressividade do ritual e o medo que vai teimando em abafar o lado racional ciente da “brincadeira”, misturados ao fascínio de estar participando de um ritual tão diferente, foi uma experiência que eu jamais vou esquecer.

Krampus Run
Krampus Run

Assiste o vídeo que eu fiz e vê se não é assustador!

Depois disso, tivemos que parar para beber um chope delícia e esquecer da “surra” antes de correr para a estação e pegar o trem de volta a Munique. Se quiser saber mais sobre todo esse dia que passamos em Salzburg, leia também o post Salzburg em 1 dia: bate e volta a partir de Munique.


E você, já passou o Natal em Salzburg ou na Áustria? O que achou de mais interessante e diferente? Conta pra gente. 🙂


Onde ficar em Salzburg

Se resolver ficar mais dias e se hospedar em Salzburg, consulte o mapa para encontrar as melhores opções de hotéis e apartamentos.

Booking.com

Mais atividades em Salzburg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Áustria. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condiições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários
  • Olá Chai, acabei de ler todos os posts referente a Munique e salzburg, estaremos la na mesma data que vcs, so q este ano. Inclusive acho q conseguiremos ver o desfile de monstros. Vc escreve muito bem, parabéns!!! Anotei varias dicas.

  • Olá @disqus_inB3VvQZJR:disqus ! Que legal que vcs vão pra lá na mesma época! Eu super adorei ir nesse período pré-natal, apesar do frio e de ter menos luz do dia pra fazer os passeios. Quase não impactou na nossa programação e acaba tendo outras atrações, como a própria Krampus Run. Se liga de não fazer cara de medo pq senão os monstros vem pra cima mesmo! hahahahah
    Muito obrigada pelos elogios. 🙂
    Bjs e muitas viagens!

Viajar é Demais