Busca
Busca
Vista aérea de Rothenburg a partir da Rathausturm | O que fazer em Rothenburg

O que fazer em Rothenburg ob der Tauber: roteiro de 1 dia durante os Mercados de Natal da Alemanha

Sabe aquele clichê da “cidade que parece ter saído de um conto de fadas”? Na Alemanha, nenhuma cidade se encaixa melhor nessa definição do que a encantadora Rothenburg ob der Tauber. A cidade mais famosa da chamada Rota Romântica da Alemanha é um daqueles lugares que parecem congelar a passagem do tempo. A chegada ao centro histórico medieval de Rothenburg, quando nos vemos em meio a torres e construções históricas, é uma autêntica viagem ao passado. Das 70 torres originais da cidade, 42 ainda resistem e fazem parte da impressionante muralha de cerca de 4km de extensão que circunda a cidade medieval, de onde se pode caminhar e observar Rothenburg sob diferentes pontos de vista. Praças como a Plönlein e a Marktplatz também são atrações obrigatórias durante o ano todo. Mas é especialmente nos meses de novembro e dezembro que Rothenburg ob der Tauber se torna ainda mais procurada pelos turistas por conta dos Mercados de Natal da Alemanha — nessa época do ano, nada menos que 3 milhões de pessoas costumam visitar Rothenburg ao menos por 1 dia para conhecer um dos mercados de Natal mais antigos e tradicionais do país! Não por acaso, Rothenburg é conhecida como a “Cidade do Natal”. Foi justamente nessa época do ano que estivemos por lá, e nesse artigo vamos contar o que fazer em Rothenburg ob der Tauber em 1 dia durante os Mercados de Natal.

Mas se a sua viagem não vai acontecer durante o período do Natal, fique tranquilo que esse roteiro também será muito útil — a programação é basicamente a mesma, e os Mercados de Natal são apenas a “cereja do bolo” que tornam a viagem por Rothenburg ob der Tauber ainda mais inesquecível! Da mesma forma, esse roteiro funciona bem tanto para quem pretende passar apenas 1 dia na cidade ao estilo “bate e volta” quanto para quem for se hospedar por 1 noite em Rothenburg (temos até a dica de uma pousada super familiar e aconchegante que a gente adora, a Kreuzerhof Hotel Garni). Segue com a gente pra conferir como foi a nossa viagem nesse roteiro de 1 dia em Rotenburg ob der Tauber, na Rota Romântica da Alemanha.

Você também vai gostar:
Onde ficar em Rothenburg: Kreuzerhof Hotel Garni
Mittermeier: restaurante moderno de alta gastronomia em Rothenburg ob der Tauber

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

Seguro Viagem:
Alemanha
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Rothenburg | Roteiro de 1 dia

Rothenburg ob der Tauber ou simplesmente Rothenburg é daquelas cidades apaixonantes — eu simplesmente desconheço uma pessoa que não tenha voltado encantado de lá. Acredito que muito desse encantamento venha do fato de Rothenburg ser uma cidade fácil de ser visitada. O que eu quero dizer com “fácil”? Rothenburg é pequena e está concentrada em uma pequena área cercada pelas antigas muralhas medievais, onde absolutamente tudo é muito bonito. É nessa área que estão os hotéis, pousadas, restaurantes, atrações históricas e lojas em geral, assim como as casinhas em estilo enxaimel, as ruas de pedra e tudo que compõe a atmosfera mágica de uma cidade medieval. E basicamente tudo pode ser conhecido a pé em apenas 1 dia na cidade!

Eu até diria que se uma pessoa simplesmente resolvesse caminhar a esmo pelo centro histórico de Rothenburg, sem grandes planejamentos, ainda assim provavelmente voltaria encantado por sua beleza. Mas nesse artigo a gente preparou um roteiro super detalhado baseado na nossa própria experiência na cidade, com um passo a passo sobre o que fazer em Rothenburg para que você também tenha uma experiência incrível e inesquecível por lá!

Chegada a Rothenburg | Estação de trem

A melhor forma de ir até Rothenburg ob der Tauber é utilizando o trem como meio de transporte. A Estação de Trem (Bahnhof) de Rothenburg ob der Tauber fica muito próxima de um dos portões de entrada da cidade murada, o Rödertor (cerca de 5 minutos de caminhada).

+ Consulte preços de passagens de trem até Rothenburg ou passes de trem pela Alemanha com a Eurail

O carro alugado também pode ser uma boa opção, especialmente para quem estiver percorrendo toda a Rota Romântica da Alemanha. Nesse caso, será necessário estacionar o carro do lado de fora da cidade murada (não é permitido acessar o centro histórico de carro).

Rödertor | Portão de entrada do centro histórico

Logo na chegada pelo portão Rödertor, Rothenburg apresenta o seu cartão de visitas e nos mostra o que esperar de um dia de roteiro pela cidade. Ruas de pedra, torres medievais e belas casas coloridas em estilo enxaimel justificam a merecida fama da cidade. A gente até comentou na chegada que só o passeio de trem e essa primeira impressão da entrada da cidade já teriam valido a pena!

No nosso caso, antes de partir para explorar a cidade, fomos direto fazer o check-in de deixar as malas no nosso hotel, o simpático e acolhedor Kreuzerhof Hotel Garni (onde passamos 1 noite em Rothenburg). Esse pequeno hotel familiar tem ótimo custo-benefício e fica situado no coração da cidade, em uma das ruas do centro histórico e dentro da cidade murada, bem pertinho de todas as atrações e a apenas 10 minutos da estação de trem.

Deixando as malas no Kreuzerhof Hotel Garni | O que fazer em Rothenburg

Leia também: Onde ficar em Rothenburg: Kreuzerhof Hotel Garni

Markusturm und Röderbogen: um dos “cartões postais” de Rothenburg

Check-in realizado e malas devidamente guardadas, é hora de começar de fato a conhecer cada detalhe de Rothenburg. Começamos caminhando em direção a principal praça da cidade, a Marktplatz, onde fica localizado também o Centro de Informações Turísticas de Rothenburg. Mas foi só virar a esquina da rua do hotel para dar de cara com um dos muitos cartões postais da cidade: esse maravilhoso conjunto arquitetônico que reúne o Röderbogen (arco de um antigo pórtico) e o Markusturm (Campanário de São Marcos). Ambos datam do século XIII e pertenciam ao anel original de muralhas da Rothenburg medieval. Essa casa de janelas vermelhas ao lado — originalmente uma alfândega — funciona há mais de 500 anos como albergue para viajantes e atualmente abriga o charmoso Romantik Hotel Markusturm, outra ótima pedida de hospedagem em termos de localização.

Marktplatz e Centro de Informações Turísticas

De lá seguimos até a icônica Marktplatz, ou “Praça do Mercado”. Sempre que uma praça leva esse nome na Alemanha, pode apostar que se trata de uma praça de grande importância na cidade. E em Rothenburg não é diferente: a Marktplatz é uma praça central onde estão localizados alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade, e é também o coração dos Mercados de Natal de Rothenburg ob der Tauber nos meses de novembro e dezembro (falaremos sobre eles mais adiante).

Visão geral da Marktplatz: Rathaus (Prefeitura) e Ratstrinkstube (centro de informações turísticas) | O que fazer em Rothenburg
Visão geral da Marktplatz: Rathaus (Prefeitura) e Ratstrinkstube (centro de informações turísticas) | O que fazer em Rothenburg

Independente da época do ano, a Marktplatz é daquelas praças que impressionam logo de cara. Dentre os belos edifícios e casas coloridas que circundam a praça, o primeiro destaque vai para a Rathaus — a Prefeitura de Rothenburg. Com sua bela arcada, sua fachada de estilo renascentista e suas torres imponentes, o edifício lembra um castelo ou palácio medieval.

Rathaus: a prefeitura de Rothenburg | O que fazer em Rothenburg
Rathaus: a prefeitura de Rothenburg | O que fazer em Rothenburg

Uma das atrações mais legais de Rothenburg é justamente a subida em uma das torres da Prefeitura, a Rathausturm, de onde se tem um ponto de vista privilegiado para observar toda a cidade. Recomendamos essa atividade para o final da tarde, mais próximo ao horário do pôr do sol — e não precisa se preocupar em ter que andar muito para voltar até a Marktplatz, já que em Rothenburg ob der Tauber todos os caminhos levam até ela, e em qualquer roteiro pela cidade você acabará passando inúmeras vezes pela Marktplatz.

Ao lado da Prefeitura está outro edifício histórico da Marktplatz, o Ratstrinkstube. Construído em 1446, esse edifício tinha a função original de ser uma taberna para receber os vereadores para uma cerveja após as sessões. Hoje, a antiga taberna abriga o Centro de Informações Turísticas de Rothenburg (Rothenburg Tourismus Service). Esse é o momento ideal para dar uma passadinha por lá e buscar por informações atualizadas sobre a cidade, mapas e todo tipo de suporte oferecido pela equipe do turismo de Rothenburg.

Reparem que na fachada do edifício aparecem em destaque alguns relógios: o mais antigo deles, com o fundo vermelho, data de 1683. Já o relógio astronômico (original de 1768) é um daqueles relógios que de hora em hora (das 10h00 as 22h00) apresentam bonequinhos em metal representando uma cena histórica da cidade. No caso de Rothenburg, a apresentação é sobre a lenda do “Meistertrunk” (Trago Magistral). Diz a história que durante a Guerra dos Trinta Anos (1631), o então prefeito de Rothenburg (Nusch) propôs uma aposta ao general imperial Tilly (que estava prestes a destruir a cidade): se conseguisse beber uma caneca de cerca de 3 litros de vinho da Francônia de uma só vez, Rothenburg seria poupada. Os bonequinhos do relógio astronômico representam essa história e mostram como o prefeito Nusch salvou a cidade da destruição.

Centro de Informações Turísticas (Rothenburg Tourismus Service)
Endereço: Marktplatz 2
Horário: Em geral está aberto todos os dias das 10h às 17h, mas o horário pode sofrer alterações em função da época do ano.
Site: visit-rothenburg.com

Stadtmauer: um passeio pela antiga Muralha de Rothenburg ob der Tauber

Da Marktplatz seguimos mais ao norte do mapa até uma das torres que dão acesso à antiga Muralha de Rothenburg, ou Stadtmauer. Como vocês podem observar no mapa abaixo, todo o centro histórico é cercado por uma muralha (linha preta), que originalmente tinha um importante papel de proteção da cidade.

Mapa ilustrando as muralhas medievais de Rothenburg ob der Tauber
Mapa ilustrando as muralhas medievais de Rothenburg ob der Tauber

Além de todo o charme típico das cidades muradas, em Rothenburg ainda há um atrativo super especial: é possível caminhar sobre a muralha e percorrer sua extensão circundando toda a parte histórica. O trajeto como um todo tem aproximadamente 4 quilômetros e leva cerca de 2 horas para ser inteiramente percorrido, mas o mais legal é que existem diversos pontos de subida/descida ao longo de todo o trajeto. Ou seja, cada pessoa pode decidir onde subir, onde descer e o quanto está disposto a percorrer para observar Rothenburg de alguns dos pontos de vista mais impressionantes.

A muralha de Rothenburg fica aberta 24 horas por dia, e o melhor de tudo: o acesso é gratuito! Sim, uma das atrações mais incríveis e imperdíveis de Rothenburg é grátis, e você pode dedicar o tempo que quiser para curtir a caminhada pela muralha.

O percurso é relativamente bem sinalizado, e é possível saber em que parte da cidade você está e quais as informações relevantes para aquele momento. Por exemplo, ao passar pela Röderturm (torre sobre um dos portões de entrada da cidade), vimos uma pequena exposição sobre a reconstrução da parte antiga da cidade após a destruição na Segunda Guerra Mundial. Em alguns trechos do percurso há também placas nas paredes indicando o nome de doadores que contribuíram para a preservação da própria muralha e do centro histórico como um todo.

Sinceramente, é até difícil apontar o que é mais incrível ao longo do percurso: o visual das casas de Rothenburg vistas de cima, as belas torres da cidade, a própria arquitetura da muralha em si ou simplesmente o fato de estar caminhando em um local com tanta história! A atmosfera da antiga muralha é única, e esse é sem dúvida um dos passeios imperdíveis em um roteiro de 1 dia em Rothenburg.

No nosso caso, percorremos cerca de 1/3 da extensão total da muralha e descemos em uma das saídas mais próximas da torre Sieberstorturm e da Plönlein — próximas atrações desse roteiro.

Sieberstorturm: antigo portão de entrada da cidade

Na sequência, atravessamos o Sieberstorturm, antiga torre e portão de entrada da cidade que data do ano de 1385 e que fazia parte da muralha original da Rothenburg medieval.

Plönlein: o principal cartão postal de Rothenburg

Mas o ângulo mais famoso do Sieberstorturm não é tão de pertinho, e sim um pouco mais distante, alguns metros depois de cruzar o portão. Mesmo que você se esqueça de olhar para trás, a aglomeração de pessoas fazendo fotos e vídeos no local não vão permitir que você passe sem perceber o Plönlein, principal cartão postal de Rothenburg. O nome “Plönlein” não faz referência a um local ou um edifício em específico, mas justamente a esse enquadramento que engloba a rua de paralelepípedos, a casa enxaimel à direita e a Sieberstorturm à esquerda.

Plönlein é considerada uma das imagens urbanas mais bonitas de toda a Alemanha e está entre as imagens mais fotografadas do mundo! Reza a lenda que essa parte da cidade foi a inspiração de Walt Disney para criar a vila de Gepetto, em Pinocchio. Se é verdade, eu não sei… Mas é claro que também fizemos as nossas fotos por lá, afinal a paisagem é de fato lindíssima e simboliza muito bem aquela Alemanha medieval do nosso imaginário!

Aussichtspunkt an der Eich: vista panorâmica dos vinhedos de Rothenburg

Essa dica eu confesso que não vi em outros blogs ou vídeos sobre Rothenburg, e descobrimos meio que ao acaso durante a nossa estadia pela cidade. Logo depois das fotos na Plönlein, decidimos pegar a esquerda e entrar nessa ruazinha estreita (1a foto do mosaico abaixo), onde nos deparamos com esse visual lindíssimo dos vinhedos e das paisagens rurais de Rothenburg. O nome do mirante no mapa é “Aussichtspunkt an der Eich”, e recomendamos fazer esse pequeno desvio para conhecer um outro lado de Rothenburg.

Bäckerei Striffler e o doce típico da cidade: Schneebällen

De volta a rua principal Schmiedgasse, a vitrine da simpática padaria Striffler (Bäckerei Striffler) costuma estar repleta de exemplares de um doce típico da região chamado “Schneebällen“. O doce consiste em uma grande bola de massa frita em óleo e bem crocante, que em sua versão mais tradicional é recoberta apenas por açúcar e canela, mas também pode ser encontrada com chocolate e outros confeitos.

Apesar do doce não ser nada de outro mundo, essa pode ser a oportunidade perfeita para quem, assim como a gente, também adora experimentar todo tipo de comida local e com história.

St Jakobskirche: Igreja de São Jacó

Depois de mais uma passadinha pela Marktplatz (eu já disse que todos os caminhos levam até lá, certo?), vale seguir até a Kirchplatz, onde fica localizada a principal Igreja de Rothenburg, a St Jakobs Kirche, ou Igreja de São Jacó.

A igreja paroquial evangélica luterana de St. Jakob (construída entre os anos de 1311-1485) traz em seu interior tesouros de arte como o famoso Heilig-Blut-Altar (Altar de Sangue Sagrado), relíquia entalhada em madeira no ano de 1500, além do Altar dos Doze Mensageiros de Friedrich Herlin (1466).

Para ajudar na conservação das obras de arte, é cobrada uma taxa para a visita ao interior da Igreja. Os visitantes recebem ainda um cartão postal relacionado ao tema de St. Jakob.

St Jakobskirche: Igreja de São Jacó
Endereço: Kirchplatz
Horário: Janeiro a março e novembro: 10h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00
Abril a outubro: 10h00 às 18h00, domingos das 11h00 às 18h00
Dezembro: 10h00 às 16h45
Entrada: € 2,50 por pessoa

Rothenburg Museum: antigo mosteiro transformado em museu

Para quem não dispensa uma visita a museus, bem pertinho da Igreja fica localizado o Rothenburg Museum. Por estar ligeiramente “escondido” do circuito mais turístico (apesar de estar a poucas quadras da praça principal), o museu costuma ser bem tranquilo de visitar. Uma oportunidade perfeita para sair um pouco do vai-e-vem dos turistas e para aprender um pouco mais sobre a história da cidade.

Rothenburg Museum

Funcionando como museu da cidade desde 1933, o local tem uma história bem mais antiga, que remete ao ano de 1258, quando uma antiga casa de fazenda foi transformada em um convento. A exposição permanente traz muito da história da cidade sendo contada a partir de pinturas e esculturas de artistas locais e também a partir da história do próprio edifício — é possível por exemplo visitar uma reprodução da antiga cozinha do mosteiro, com objetos originais da época.

A visita em modo fast (lembrem-se, este é um roteiro de 1 dia em Rothenburg) pode ser feita em cerca de 30 minutos, para ter um bom apanhado geral sobre a exposição. Vale conferir no Site oficial do museu as obras mais importantes do acervo para não perder de vista durante a visita.

Rothenburg Museum
Endereço:
Klosterhof 5
Horário: Em geral o museu está aberto todos os dias das 10h às 16h, mas o horário pode sofrer alterações. Consulte o site oficial.
Entrada: € 5 por pessoa
Site oficial

Käthe Wohlfahrt: a maior loja de enfeites de Natal do mundo

De volta aos arredores da Marktplatz, outra das atrações imperdíveis da “cidade do Natal” da Alemanha é justamente a maior e mais incrível loja de enfeites de Natal do mundo: a “Vila de Natal” da Käthe Wohlfahrt. Praticamente em todas as grandes cidades da Alemanha é possível encontrar os produtos da Käthe Wohlfahrt, mas é em Rothenburg que está localizada a principal loja dessa marca que é sinônimo de Natal na Alemanha.

Antes de entrar, exercite bastante o seu autocontrole para conseguir segurar a vontade de comprar a loja inteira! Com a filosofia de ajudar a manter viva a tradição do Natal alemão, eles produzem alguns dos enfeites e itens de decoração natalinos mais impressionantes que você poderá encontrar na vida. A maior parte dos produtos são feitos de maneira artesanal por artistas locais, com destaque para os enfeites esculpidos em madeira e pintados a mão com muita riqueza de detalhes. Um dos símbolos da loja (e consequentemente do Natal na Alemanha) é a figura do Nussknacker ou “Quebra Nozes”, souvernir perfeito para trazer de uma viagem a Rothenburg. E como não se encantar com a delicadeza das “pyramides” esculpidas em madeira, mais uma tradição dos Mercados de Natal da Alemanha representada com perfeição?

É claro que quando falei em “comprar a loja inteira”, não estava levando em conta o fato de que tanta qualidade e originalidade cobram o seu preço. O maior “problema” da loja está justamente no alto valor dos enfeites (ao menos para quem não recebe salários em euros). Para quem tem condições de adquirir um enfeite original Käthe Wohlfahrt, vale demais o investimento! Mas honestamente, só o passeio pela loja já é uma delícia!

Tanto conhecimento sobre o Natal na Alemanha permitiu que a família Wohlfahrtem inaugurasse em 2001 o Deutsches Weihnachtsmuseum, ou “Museu do Natal Alemão” (localizado anexo à própria loja). Mas em um roteiro de 1 dia em Rothenburg, preferimos dedicar o tempo “apenas” para nos encantarmos com a maior loja de enfeites de Natal do mundo e seguir até a próxima atividade.

Käthe Wohlfahrt
Endereço: Herrngasse 1
Horário: Aberta das 10:00 as 17:00 (consulte o site oficial para conferir os dias da semana)
Site oficial

Rathausturm: subida na torre da Prefeitura

Alguns minutos antes do horário do pôr do sol é o momento ideal para outra atração concorridíssima da Marktplazt: a subida na Rathausturm, a torre da Prefeitura da cidade que mencionamos lá no início deste roteiro. Isso quando se trata de uma viagem no período do Natal, quando a atração funciona até as 19h00 e o sol costuma se por às 17h00. Dependendo da época da sua viagem, pode ser necessário subir a torre mais cedo — nos meses fora da alta temporada, a atração costuma funcionar apenas das 12h00 às 15h00. Não deixe de confirmar certinho no site oficial do turismo de Rothenburg para calcular o melhor momento para fazer a subida!

Rathausturm: a torre branca à esquerda da foto | O que fazer em Rothenburg ob der Tauber
Rathausturm: a torre branca à esquerda da foto | O que fazer em Rothenburg ob der Tauber

Em toda cidade europeia onde existe a possibilidade de subir alguma torre (seja ela da Igreja, do Campanário ou da Prefeitura) a gente sempre recomenda. Sim, é uma atividade que normalmente envolve subir muitos degraus com pouca acessibilidade, mas se você não tiver qualquer questão física ou de locomoção que te impeça, vá em frente! Essas são atrações que em geral tem baixo custo e que oferecem o privilégio de conhecer o interior de construções seculares durante a subida e terminam com vistas panorâmicas a partir de um ponto de observação único da cidade.

Ao todo são cerca de 220 degraus até o topo, sendo que a parte mais complicada é justamente o trechinho final da subida, logo após a recepção/bilheteria da atração (sim, você só compra o ticket depois de subir 95% da escadaria). É que esse trecho entre a bilheteria e a plataforma externa de observação é feito por uma escada de madeira super íngreme, quase reta, e a portinha para chegar até o topo é bem estreita. Mas o clichê da frase “a vista compensa” também vale para a Rathausturm de Rothenburg. Ver a cidade se iluminando com o cair da noite é um espetáculo!

A atividade como um todo leva cerca de 30/40 minutos (sem filas).

Rathausturm: subida na torre da Prefeitura
Endereço: Rathaus
Horário: Janeiro a março / novembro: sábado e domingo, das 12h às 15h; De abril a outubro, diariamente, das 9h30 às 12h30 e das 13h às 17h; Durante o Mercado de Natal: diariamente, das 11h às 19h
Entrada: € 2 por pessoa
Site oficial

Rothenburg durante a noite

Assim que a noite cai e as luzes de Rothenburg se acendem, vale a pena caminhar novamente pelos pontos chave da cidade para revisitar as atrações com essa atmosfera ainda mais charmosa. No período do Natal, esse é o melhor momento para curtir os Mercados de Natal. Nas fotos abaixo estão a Marktplatz toda iluminada e a St. Georgs Brunnen (Fonte de São Jorge), maior fonte de Rothenburg, original de 1446.

Não deixe de conferir também as belas fachadas do comércio local, com destaque para a Marien-Apotheke – linda casa em estilo enxaimel que abriga a principal farmácia de Rothenburg desde 1812.

Jantar em Rothenburg ob der Tauber: Mittermeier Hotel & Restaurant

Quando o assunto é onde comer em Rothenburg ob der Tauber, a imensa maioria dos restaurantes locais segue o estilo clássico e tradicional da região da Francônia (da qual Rothenburg faz parte). Seja qual for a sua escolha para o almoço ou jantar, é quase certo que será em um local de ambiente rústico com decoração aconchegante e pratos servidos em porções abundantes a partir de receitas seculares que passaram de geração em geração. O que definitivamente não é ruim – nós também adoramos esse estilo pitoresco de restaurante com muita história pra contar! Nesse estilo, restaurantes como o Zur Holl ou o Alter Keller, bem no centrinho de Rothenburg, serão ótimas escolhas!

Mas a nossa dica super particular é um restaurante do Guia Michelin, moderno e de alta gastronomia, completamente fora do imaginário popular sobre uma cidadezinha medieval como Rothenburg: o Mittermeier Restaurant. Ficou curioso para saber mais sobre a proposta do lugar? Veja como foi nossa experiência completa no artigo onde comer em Rothenburg ob der Tauber.

Mittermeier Restaurant
Endereço: Vorm Würzburger Tor 7, 91541 Rothenburg ob der Tauber
villamittermeier.de

Rothenburg: Tour Privado do Vigia Noturno (1 hora de duração)

Pensavam que o roteiro de 1 dia em Rothenburg terminaria com o jantar, certo? Mas em Rothenburg há um jeito super original de fechar a noite com chave de ouro: um tour guiado durante a noite pelas ruas da cidade medieval! O Tour Privado do Vigia Noturno (1 hora de duração) é uma daquelas atrações únicas, que nunca tínhamos visto em outra cidade e que não poderíamos deixar de fazer.

Rothenburg: Tour Privado do Vigia Noturno (1 hora de duração)

Ao longo de 1 hora, o guia (um sujeito vestido de “vigia noturno” trajando roupas de época) conduz os participantes pelo centro histórico, contando a história da cidade num mix de visita guiada e apresentação teatral. É como se entrássemos em uma máquina do tempo para conhecer a Rothenburg de alguns séculos atrás.

Rothenburg: Tour Privado do Vigia Noturno (1 hora de duração)

Apesar do trajeto do passeio guiado não ser muito longo, foi possível conhecermos mais alguns detalhes da cidade, como o Burgturm und Stadttor (antigo portão de entrada da cidade medieval localizado mais a oeste de Rothenburg).

+ Tour Privado do Vigia Noturno (1 hora de duração)

Com essa experiência única e inesquecível, encerramos nosso roteiro de 1 dia em Rothenburg. Espero que tenham gostado das dicas e sugestões, e voltem para nos contar nos comentários (ou nos nossos canais de redes sociais) se também voltaram encantados pela cidade!

Rothenburg ob der Tauber durante a noite

Extra: Natal em Rothenburg ob der Tauber

Quando se trata de Mercados de Natal na Alemanha, Rothenburg é um grande símbolo por conta do Rothenburger Reiterlesmarkt e seus mais de 500 anos de história. Sim, o mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber é realizado desde o século XV! E pouca coisa mudou desde então.

O Rothenburger Reiterlesmarkt concentra-se principalmente no trecho entre a Marktplatz e a praça da igreja. Mas na prática todo o centro histórico medieval é transformado em um autêntico conto de fadas de inverno, e a cidade inteira respira o clima dos mercados de Natal.

No total cerca de 120 barraquinhas oferecem tudo que os visitantes de um mercado de Natal mais desejam: glühwein (vinho quente) servido em sua própria caneca estilizada, tarte flambée (flamküchen), biscoitos natalinos, linguiças originais da Francônia e o doce típico da cidade, a “Schneebällen“.

Para afirmar de vez a relevância de Rothenburg para o Natal alemão, a cidade é berço da maior e mais importante loja de enfeites natalinos do mundo, a Käthe Wohlfahrt. A marca está presente em diversas cidades alemãs, mas é em Rothenburg que está localizada a sua loja matriz – que durante o Natal tem até fila para entrar. A loja é especializada naqueles enfeites artesanais feitos em madeira que todo mundo sonha em ter na sua estante ou na árvore de natal. Um pena que os preços para nós que ganhamos em reais são quase impraticáveis. Mas de qualquer forma, vale muito a visita!

Em um viagem em época de Mercados de Natal da Alemanha, sem dúvidas Rothenburg ob der Tauber é daquelas cidades “obrigatórias” para incluir no roteiro.

+ Leia também: 15 cidades para curtir os Mercados de Natal na Alemanha


Onde ficar em Rothenburg ob der Tauber?

Nossa dica pessoal é o charmoso Kreuzerhof Hotel Garni, uma estadia simples e autêntica no coração da cidade histórica de Rothenburg ob der Tauber. Mas se quiser conferir outras opções de hotéis ou apartamentos onde ficar em Rothenburg ob der Tauber, faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Como chegar em Rothenburg ob der Tauber?

É bem provável que seu voo para a Alemanha chegue por Frankfurt, Berlim ou Munique. Em qualquer um desses casos, o trem é o melhor meio de transporte para viajar até Rothenburg ob der Tauber e por toda a Alemanha. Nós fizemos essa viagem com o Eurail Global Pass, um passe ilimitado para viajar de trem pela Europa.

+ Consulte preços de passagens de trem até Rothenburg ou passes de trem pela Alemanha com a Eurail

Outras atividades em Rothenburg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Alugue um carro na Alemanha

Para quem prefere viajar de carro, a nossa é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Seguro Viagem:
Alemanha
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

2 comentários
  • Estou me inspirando no roteiro de vcs para a nossa viagem que acontecerá no final de Novembro, mas fiquei com uma dúvida. Que horário vcs chegaram à cidade? Pelo que eu entendi, o roteiro foi feito apenas nesse dia, certo? Obrigada!!!

    • Oi Viviane! Nós chegamos de manhã, por volta das 10h/11h, e ficamos por 24 horas na cidade (passamos a noite e fomos embora na manhã seguinte). Todas essas atividades foram feitas no dia da nossa chegada em Rothenburg mesmo. 🙂

Menu