Busca
Busca
Batorama Strasbourg

Batorama: como é o passeio de barco em Estrasburgo, na França

Uma ótima opção de passeio para quem visita a linda Estrasburgo (Strasbourg), na França, são os passeios de barco pelo rio Ill. A cidade é toda entrecortada pelo rio, que em um de seus trechos se subdivide em 2 partes, formando uma “ilha” na região do centro histórico de Estrasburgo, não por acaso chamada de “Grande Île” (grande ilha em Francês). E aí,  já está se imaginando em um passeio de barco pelo centro histórico dessa cidade encantadora? Mas será que vale a pena fazer o passeio do Batorama, a empresa de barcos turísticos em Estrasburgo?

Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Estrasburgo: roteiro de 3 dias
Onde comer em Estrasburgo: dicas de restaurantes
Strasbourg Pass: o cartão de descontos de Estrasburgo

Batorama: opções de passeios

Em primeiro lugar, é preciso escolher o tipo de passeio que você deseja fazer. O mais popular deles é o “Strasbourg, 20 siècles d’histoire” (14,50€ por pessoa), com duração de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Este passeio é realizado diversas vezes ao dia (em intervalos de 15 minutos ou 30 minutos) e explora 3 regiões da cidade: Grande Île (Grande Ilha), Neustadt (cidade nova) e o Le Quartier Européen (Bairro Europeu). Como a maioria dos visitantes, nós optamos por este segundo passeio mais completo, e contaremos todos os detalhes mais adiante. 🙂

Batorama: como comprar os ingressos?

Os ingressos são vendidos com data definida e hora marcada. Você também pode escolher se deseja fazer o passeio em um barco “aberto” ou “fechado” (com cobertura). Obviamente o aberto é melhor para tirar fotos e ideal para dias sem chuva, com bom tempo. Para dias frios e chuvosos, o coberto pode ser a melhor opção.

A compra dos ingressos pode ser feita online, pelo site oficial do Batorama, ou presencialmente, na loja oficial do Batorama, que fica na praça da Catedral de Strasbourg, ao lado do office de Tourisme (não tem como errar). Para quem possui o Strasbourg Pass, o passeio de barco está incluído como um dos benefícios do passe (mas de qualquer forma tem que passar na loja para pegar seu ticket e agendar o horário específico). Os horários de funcionamento variam em função da época do ano. O ideal é consultar o site ou passar na loja para saber quais os horários disponíveis.

Depois de comprar o seu ticket, basta se dirigir ao pier de onde partem os barcos uns 15 minutos antes do horário previsto. O pier fica a 350 metros de distância da loja do Batorama, na Place du Vieux Marché aux Poissons, aos pés do Palácio Rohan, como dá pra ver no mapa aí de baixo.

Nossa experiência no passeio “Strasbourg, 20 siècles d’histoire” do Batorama

Optamos pelo passeio “Strasbourg, 20 siècles d’histoire” (Estrasburgo, 20 séculos de História). Como era um dia de muito calor, em pleno verão, optamos por fazer mais para o final da tarde, próximo ao por do sol. Por conta de já termos o Strasbourg Pass, a gente só foi até a loja, apresentou os passes e marcou o horário desejado em um barco aberto. Fizemos todo esse procedimento no mesmo dia do passeio, cerca de 1 hora antes (chegamos na loja por volta das 18h e escolhemos o barco das 19h15). Foi bem tranquilo e sem filas, ou seja: se você não tem certeza do dia e horário exatos do seu passeio, deixe para reservar no próprio dia.

Feito isso, com os tickets em mãos, entramos em um bar para tomar cerveja enquanto esperávamos o horário do passeio. 🙂 Nos dirigimos para o pier cerca de 15 minutos antes do horário da partida do nosso Batorama. Tinha uma pequena fila já se formando, mas nada demais.

Uns 5 minutos antes do horário da partida é liberada a entrada no barco. Cada pessoa recebe um audioguia com nada menos do que 12 idiomas disponíveis, inclusive português (de portugal, é claro! rsrs).

Batorama: passeio com áudio guia em disponível em vários idiomas, inclusive português (de Portugal)
Batorama: passeio com áudio guia em disponível em vários idiomas, inclusive português (de Portugal)

O barco partiu no horário, bem pontual. O passeio “Strasbourg, 20 siècles d’histoire” explora 3 regiões da cidade: Grande Île (Grande Ilha), Neustadt (cidade nova) e o Le Quartier Européen (Bairro Europeu). O trajeto total tem duração de 1h10 e segue esse mapa abaixo (o início é no ícone do barquinho).

Mapa do roteiro do Batorama de Strasbourg
Mapa do roteiro do Batorama de Strasbourg

Grande Ile

A região da Grande Ile é declarada patrimônio mundial pela UNESCO, e concentra a parte mais turística da cidade. O passeio já começa margeando edifícios e construções de arquitetura do período medieval da cidade.

Batorama: passeio iniciar pela região conhecida como Petit-France
Batorama: passeio iniciar pela região conhecida como Petit-France

Um dos grandes destaques dessa primeira parte é a aproximação da linda região conhecida como Petite France. Nesse momento é necessário passar por uma eclusa: um pequeno canal que possibilita a descida ou a subida de embarcações e corrige a diferença de nivelamento entre os 2 trechos do rio. Escrevendo é difícil explicar, mas é bem interessante. Rsrs

Batorama: chegando na eclusa
Batorama: chegando na eclusa

Na sequência, um dos pontos altos do passeio: cruzar as Ponts Couverts (Pontes Cobertas) e a Barrage Vauban e admirá-las de um ponto de vista único.

Batorama: Ponts Couverts (Pontes Cobertas) e a Barrage Vauban
Batorama: Ponts Couverts (Pontes Cobertas) e a Barrage Vauban

Neustadt

A 2ª parte do passeio é pela Neustadt (Nova Cidade). Essa região foi toda construída durante a anexação da Alsácia pela Alemanha entre 1871 e 1918. A época, isso representou o aumento da área da cidade de Estrasburgo por três!

Os destaques são as construções influenciadas pelo urbanismo germânico, como o Palais du Rhin, a Ópera, a Biblioteca e o Palácio da Universidade.

Batorama: Neustadt
Batorama: Neustadt

Le Quartier Européen

O último trecho da cidade a ser explorado é o “Bairro Europeu”. Essa região é bem mais recente – após a Segunda Guerra Mundial, Estrasburgo foi escolhida como sede do Conselho da Europa. Por conta disso, destacam-se as construções de arquitetura muito mais moderna como o edifício de uma rede de televisão franco-alemã, o Parlamento Europeu, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e o Conselho da Europa.

Batorama: Le Quartier Européen
Batorama: Le Quartier Européen

Vale a pena o passeio de barco do Batorama em Estrasburgo?

A principal vantagem na nossa opinião foi a possibilidade de conhecer regiões fora da zona mais turística da cidade, e que provavelmente você não visitaria a pé (como a Neustadt e o Quartier Européen). Além disso, é sempre válida a possibilidade de visualizar e fotografar as lindas construções da região mais turística da cidade por um novo ângulo.

Toda a dinâmica do passeio é bem interessante, e a todo momento há algo para se observar. O tempo de 1h10 passa bem rapidamente, sem momentos de monotonia. Em relação ao preço, o valor de 14,50€ por pessoa não é exatamente “barato”, mas também não é nada impeditivo.

Particularmente a gente curtiu bastante o passeio no Batorama em Estrasburgo. Principalmente para quem já adquiriu o Strasbourg Pass, ou para quem não tem tanto tempo para explorar a pé a cidade, ou mesmo para quem simplesmente curte o charme de relaxar em um passeio de barco às margens de uma linda cidade, vale a pena. 🙂


* Nosso agradecimento ao OTSR (Office de Tourisme de Strasbourg et sa Région) por nos oferecer o Strasbourg Pass em nossa viagem.


Onde ficar em Estrasburgo (Strasbourg)?

A melhor localização para se hospedar em Estrasburgo é no centro histórico, na região da Grande Île. Essa é a zona que concentra a maior parte das atrações da cidade. Em geral, quanto mais próximo da Catedral de Estrasburgo, melhor será sua localização. É nessa parte da cidade que estão os melhores hotéis de Estrasburgo, incluindo os 3 que recomendamos pessoalmente:

Sofitel Strasbourg Grand Île: Hotel de luxo com ótima localização, 1º hotel da rede Sofitel no mundo.
Hannong Hotel: Charme e conforto em um hotel familiar na melhor localização de Estrasburgo.
Arok Hotel: Moderno e confortável, com bom custo-benefício em frente a estação de trem.

Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Estrasburgo?

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Estrasburgo

Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E que tal um tour guiado e gratuito por Estrasburgo? Essa é a proposta do Free Tour de Estrasburgo, um tour gratuito com cerca de 1h30 de duração que passa pelos principais pontos da cidade. Confira esse e outros tours por Estrasburgo:

Aluguel de carro em Estrasburgo ou na Alsácia

A nossa dica para quem pretende alugar carro em Estrasburgo ou em algum dos vilarejos da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Viaje de Trem pela França

Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover até Estrasburgo e por toda a França? Saiba como funciona o Eurail France Pass, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a França!

+ Consulte preços de passagens e passes de trem na França com a Eurail

Seguro viagem na França (obrigatório)

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

1 comentário

Menu