17 de abril de 2019

La Nuit aux Invalides: a história da França contada em luz e som

Viagens para países europeus costumam ser bem diferentes umas das outras, dependendo da época do ano escolhida. No verão, onde os dias ficam claros por muito mais tempo e as temperaturas são mais agradáveis para se estar ao livre, é muito comum acontecerem feiras, eventos e espetáculos a céu aberto. Um tipo de atração bem tradicional das cidades europeias são os espetáculos de som e luz que se utilizam da arquitetura de construções ou monumentos históricos como “tela” para uma narrativa bastante imersiva para os espectadores. Em nossas viagens pela França já assistimos a alguns espetáculos desse tipo em Paris, Strasbourg e Beaune.

Logo na nossa primeira noite em Paris, assistimos ao encantador espetáculo “La Nuit Aux Invalides” (em tradução livre, “A noite no Palácio dos Inválidos”).

La Nuit Aux Invalides

O espetáculo acontece anualmente em Paris no período do verão (em 2017 foi de 6 de julho até 2 de setembro, e em 2019 acontece de 12 de julho a 30 de agosto). Assim que a noite chega (o que nessa época do ano significa “a partir das 21h/21h30”), os projetores de luz são acesos na esplanada do “Invalides” e ficam a postos para o início oficial do espetáculo, que acontece pontualmente as 22h00 (de quarta a sábado) e tem duração de 50 minutos.

Informações do espetáculo “La Nuit aux Invalides” (2018)

Importante também destacar o local onde acontece o espetáculo, que por si só já é fascinante. O “Invalides” (Palácio dos Inválidos) é um monumento parisiense que precisa ser visitado independente da época do ano. Construído em 1670 para dar abrigo aos inválidos dos exércitos de Luís XIV (daí o nome), o palácio impressiona por sua arquitetura e sua enorme cúpula dourada que pode ser vista ao longe de diversas partes da cidade-luz. Atualmente, além de abrigar alguns museus e uma igreja, o “Invalides” recebe milhares de visitantes diariamente para visitar a tumba de Napoleão Bonaparte.

Nada melhor do que um lugar icônico como esses para um espetáculo de som, luz e imersão contando os principais momentos da história francesa.

Como foi a “nossa” noite nos Invalides

Chegamos bem em cima da hora, faltando uns 5 minutos para o início do espetáculo. Tinha bastante gente chegando nesse momento, mas a entrada fluía tranquilamente. Como já tínhamos o acesso, foi só se apresentar (é possível comprar na hora, mas o preço é mais alto do que comprando antecipado e pode enfrentar uma fila).

Ainda de fora da esplanada dos Invalides já era possível ver as luzes chamando a atenção para o local. Assim que de fato entramos na esplanada, ficamos alguns segundos maravilhados com a beleza do lugar, que iluminado a noite consegue ficar ainda mais espetacular

La Nuit aux Invalides
La Nuit aux Invalides: chegada ao local

Na parte interna havia algumas cadeiras de plástico do lado direito, mas a maior parte da esplanada era destinada para as pessoas assistirem sentadas no chão mesmo. Sabendo disso, muita gente levou toalhas ou cangas para colocar no chão e se sentar. Nós não estávamos tão “preparados” mas mesmo assim não pensamos duas vezes: sentamos direto no chão, numa boa. É a melhor forma de curtir o espetáculo como os parisienses. 🙂

Enquanto as últimas pessoas ainda entravam, o som anunciava que o espetáculo iria começar. O “La Nuit aux Invalides” segue uma narrativa cronológica, começando num ritmo mais lento e indo em um crescente que tem seus ápices nos momentos em que retrata as revoluções e guerras (revolução francesa, queda da bastilha e grandes guerras mundiais).

La Nuit aux Invalides
La Nuit aux Invalides

Em um determinado momento começou a cair uma leve chuva, bem fininha. Num primeiro momento, achamos que poderia atrapalhar o espetáculo, mas o que parecia ser um problema acabou por deixar a atmosfera do local ainda mais encantadora. As pessoas (inclusive nós) começaram a sacar seus guarda-chuvas, e a luz dos projetores se encarregava de deixar os vultos e silhuetas com um “que” de poesia. Além disso, a fina camada de chuva provocava efeitos ainda mais impressionantes nas projeções, e durante o pequeno tempo em que caiu, só serviu para deixar todos ainda mais concentrados na narrativa.

La Nuit aux Invalides
La Nuit aux Invalides: nem a chuva espantou a platéia

Em vários momentos a projeção se utiliza das paredes laterais da esplanada, fazendo com que o espectador “procure” aonde está acontecendo a ação principal. Em outros, a projeção se utiliza de detalhes da própria arquitetura do local (janelas, colunas, estátuas), nos deixando confusos sobre o que era real e o que era resultado da iluminação que vinha dos 25 projetores utilizados durante todo o espetáculo.

La Nuit aux Invalides
La Nuit aux Invalides: projeção inclusive nas laterais do prédio

Ah, um detalhe bem importante: o espetáculo é todo narrado em francês, e eu diria que 99% de quem estava lá assistindo era local. Não é um espetáculo “turístico” no mau sentido da palavra, e esse foi um fator que fez a gente adorar ainda mais a experiência. 🙂  Para quem entende um pouquinho de francês, a narração é bastante compreensível. Mas mesmo para a Chai que não fala muita coisa de francês, o espetáculo impressiona e consegue provocar imersão, com seus momentos realmente impactantes, em uma ótima harmonização entre as projeções e a trilha sonora certeira.

La Nuit aux Invalides
La Nuit aux Invalides: alguns takes do espetáculo

Bom, não vou entregar mais detalhes da história para não ficar dando “spoilers” para ninguém e também porque o mais bacana de tudo é participar do espetáculo e ter todo o impacto visual e imersivo. Mas o que dá pra contar é que os 50 minutos passam voando, e o final bastante emocionante levanta aplausos da platéia. Mesmo nós que estávamos super cansados por ter viajado na noite anterior do Brasil para a França tivemos energia para assistir e curtir até o final. Um espetáculo realmente impactante do princípio ao fim. Espero poder assistir novamente no ano que vem!  🙂

Serviço:

La nuit aux invalides
Site oficial: http://lanuitauxinvalides.fr/spectacle/
Preço: a partir de 18,99€ por pessoa (compra antecipada pelo site oficial)

Já reservou seu hotel em Paris?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Paris e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

+ Clique aqui para encontrar seu hotel ideal em Paris, na França

Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Augusto

Augusto

Jornalista e professor, viajando sempre em busca de novas cervejas, de boa comida e das melhores promoções.

  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.