O que fazer em Haarlem: dica de bate-volta a partir de Amsterdam, na Holanda
O que fazer em Haarlem

O que fazer em Haarlem: dica de bate-volta a partir de Amsterdam, na Holanda

Situada a apenas 20 km de Amsterdam, a pequena e charmosa Haarlem é uma daquelas cidades ideais para passeios de 1 dia, as famosas viagens de “bate-volta”. O fato de possuir uma estação de trem – a Haarlem Centraal – no coração de seu centro histórico, a menos de 20 minutos a partir de Amsterdam, torna tudo ainda mais prático. Tem até muita gente que opta por ficar hospedado em Haarlem para fugir dos preços astronômicos dos hotéis em Amsterdam. Nós mesmos temos a dica do Boutiquehotel Staats, um excelente hotel bem pertinho da estação de Haarlem. Mas além da proximidade, Haarlem tem muito a oferecer para uma tarde ou até mesmo um dia inteiro. Quer saber o que fazer em Haarlem?

Bom, primeiro é preciso dizer que Haarlem fica nas margens de um rio, o Spaarne. Isso já garante belas pontes e passeios de barco. Em se tratando de Holanda, você também deve estar esperando conhecer os famosos moinhos de vento tão característicos, certo? Em Haarlem, o moinho De Adriaan construído em 1778 tem papel de destaque nas paisagens encantadoras da cidade. Se ainda der a sorte de pegar a temporada das tulipas, vai entender porque a cidade tem o apelido de ‘Bloemenstad’ (cidade das flores).

Haarlem também é famosa por ser uma cidade de história e cultura notáveis. Seu centro histórico conta com edifícios, monumentos e construções que remontam a quase 800 anos, com igrejas imponentes como a Grote de St. Bavokerk e museus que dedicados a arte local como o Frans Hals Museum.

Quando o assunto é “compras”, Haarlem se destaca na região. Dizem que até os moradores de Amsterdam costumam dar um pulinho em Haarlem de tempos em tempos para explorar as famosas ‘De Gouden Straatjes‘ ou “Ruas de Ouro”, um conjunto de 7 ruas repletas de lojas bem autênticas e com muitos produtos artesanais.

Para completar os atrativos, Haarlem possui uma cena gastronômica pulsante que mescla bem o tradicional e o moderno, indo desde bistrôs como o Toujours, passando por cafés elegantes e clássicos como o Hofje Zonder Zorgen até chegar na premiada cervejaria local que funciona em uma antiga Igreja de Haarlen: a Jopenkerk (leia também nosso post completo sobre onde comer em Haarlem).

A seguir esse artigo apresenta um roteiro detalhado com todas as dicas sobre o que fazer em Haarlem: seja em um bate-volta a partir de Amsterdam, seja em um dia inteiro para quem decidir se hospedar por lá. Divirtam-se! 🙂

Haarlem Centraal | Estação de trem

A melhor forma de visitar Haarlem é utilizando o trem, e nesse caso a chegada se dará pela Haarlem Central. A estação é muito bem localizada em relação ao centro histórico da cidade e suas principais atrações. Isso significa economia e facilidade já que o que fazer em Haarlem em termos de atividades seja possível de fazer a pé. Além disso, o trecho de trem a partir de Amsterdam leva menos de 20 minutos – são vários horários ao longo do dia, todos incluídos no Amsterdam & Region Travel Ticket ou nos passes de trem da Eurail.

Haarlem Centraal | Estação de trem | Foto by ©Marcelmulder68
Haarlem Centraal | Estação de trem | Foto by ©Marcelmulder68

A primeira ferrovia da Holanda foi justamente a que liga Amsterdam a Haarlem. Construída em 1839, a Haarlem Central está portanto entre as mais antigas estações de trem do país. O edifício em estilo Art Nouveau tem seu interior decorado com azulejos, vitrais, esculturas em madeira e ferro forjado ornamental. Por fora, a clássica fachada revestida por tijolinhos típicos da arquitetura dessa região. De tão bonita, a Haarlem Central chegou a ser utilizada como cenário para vários filmes rodados na estação.

Caminhar pela beira do rio Spaarne | O que fazer em Haarlem

Poucos minutos de caminhada separam a estação de Haarlem das margens do rio Spaarne. Por isso é por lá que sugerimos o início do passeio pela cidade. Na beira do rio as belas paisagens são uma constante. Como não se encantar com as fachadas das casas, as pontes, os barcos ancorados ou as bicicletas devidamente estacionadas ajudando a compor um cenário de cartão postal?

Para quem planeja ficar por mais tempo em Haarlem, existem empresas que oferecem passeios em barcos de turismo com duração de 1 hora. Ou ainda a possibilidade alugar um veleiro e você mesmo navegar pelas águas calmas do rio. Mas em um roteiro de bate-volta, a sugestão é caminhar livremente pela região.

Jansbrug

Nos arredores da ponte Jansbrug foi paixão à primeira vista! Emolduradas pelos buquês de flores, as paisagens de Haarlem vistas pela Jansbrug ficam ainda mais bonitas.

Molen De Adriaan: o moinho de Haarlem

Se a Holanda é famosa por seus moinhos de vento, Haarlem tem um belo representante. Construído em 1778 sobre uma antiga torre de defesa, o Molen De Adriaan tem papel de destaque no visual da cidade devido à sua localização cênica no rio Spaarne e sua grande altura.

Quem observa o moinho De Adriaan reinar imponente hoje em dia não imagina que a torre de madeira foi completamente destruída por um incêndio em 1932. Somente 70 anos depois ele foi inteiramente reconstruído – fruto do esforço dos próprios moradores locais. Mais um motivo para não desperdiçar a chance de curtir a presença do “velho” moinho ao longo de boa parte da caminhada pelas margens do rio.

Moinho em Haarlem: Molen De Adriaan
Moinho em Haarlem: Molen De Adriaan

É possível ainda fazer uma visita guiada ao interior dos três andares do moinho, mas não pareceu ser nada imperdível e optamos por deixar de fora do roteiro de bate-volta.

Amsterdamse Poort

Seguindo pela margem do rio chegamos ao Amsterdamse Poort, um antigo portão de Haarlem – o único que resta dos doze portões originais da cidade. Construído no início do século XV, o portão marca o que seria o final da antiga rota de Amsterdã para Haarlem.

Com suas torres e estrutura em arcos, o portão lembra um pequeno castelo da Idade Média e nos remete a Haarlem de outros tempos. Não é possível visitar o interior da atração ou de suas torres, mas o portão segue aberto para seus visitantes atravessarem por baixo como nos velhos tempos da Haarlem Medieval.

Gravestenenbrug

A Gravestenenbrug é mais uma das muitas pontes sobre o rio Spaarne. A curiosidade é que essa é uma ponte levadiça – ou seja, que é erguida para a passagem de barcos. Destinada exclusivamente para pedestres, a ponte faz a ligação entre a margem do rio e o coração do centro histórico de Haarlem: a praça Grote Markt. Um belo ponto para fazer fotos de Haarlem.

Teylers Museum | O que fazer em Haarlem

Quase em frente a Gravestenenbrug está o imponente edifício do Teylers Museum. Nenhum dos museus de Haarlem está na lista de atrações “imperdíveis”, mas se você é daqueles que não perde um bom museu, o Teylers é o mais importante da cidade ao lado do Frans Hals Museum (na Grote Markt). Para um roteiro de um dia na cidade, recomendamos que você escolha apenas um dos dois museus para visitar por conta do tempo.

O museu existe desde 1784 e tem no seu acervo pinturas, desenhos, fósseis, minerais, instrumentos e livros relacionados a arte e ciência. Nós optamos por conhecer apenas por fora e seguir caminhando até a Grote Markt.

Grote Markt | O que fazer em Haarlem

Nas cidades holandesas, normalmente as praças de nome “Grote Markt” (Grande Mercado) estão entre as mais importantes. Em Haarlem isso não é diferente, e a Grote Markt continua sendo o grande ponto de encontro dos moradores da cidade. Na verdade, às segundas e sábados a praça ainda faz jus ao nome e abriga o principal mercado público de Haarlem (Zaterdagmarkt Haarlem) onde são vendidos todos os tipos de produtos – de pães e tortas artesanais até flores e plantas, passando por roupas, sapatos e acessórios em geral.

Zaterdagmarkt Haarlem
Zaterdagmarkt Haarlem

Claro que a importância da praça vai muito além dessa feira de rua. A Grote Markt concentra alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, o que faz dessa uma das regiões mais divertidas e movimentadas de Haarlem. É também na praça que está o VVV Haarlem, a sede do órgão oficial do Turismo de Haarlem. Nós sempre sugerimos dar uma passadinha nessas lojas para coletar informações atualizadas sobre as cidades.

Mas na Grote Markt todos os olhos ficam voltados para uma das maiores joias da cidade: a Grote of St. Bavokerk, ou Igreja de São Bavão, a principal igreja de Haarlem.

Grote of St. Bavokerk (Igreja de São Bavão)

De estilo gótico, a belíssima Grote of St. Bavokerk, ou Igreja de São Bavão (em português) chama a atenção de longe por conta de sua proeminente torre de madeira coberta de chumbo com cerca de 78 metros de altura. Sua construção levou cerca de 150 anos (entre 1370 a 1520), e ainda hoje ela é a maior igreja da cidade de Haarlem.

O interior da igreja é inteiramente decorado com obras de arte e tem como principal destaque seu órgão (o famoso Müller Organ), que já foi tocado inclusive por Mozart! Para entrar é cobrada uma taxa de €2,50 por pessoa. É possível ainda agendar visitas guiadas com cerca de 1 hora de duração (€6,00 por pessoa). Para um roteiro de 1 dia em Haarlem, o sugerido é fazer apenas a visita por conta própria.

Grote of St. Bavokerk
Endereço:
Grote Markt 22
Horário de funcionamento: 10:00 às 17:00 (segunda à sábado)

Stadhuis Haarlem (Prefeitura)

Ainda na Grote Markt bem próximo a igreja está outro edifício importante da praça: o Stadhuis Haarlem (prefeitura). Originalmente, a prefeitura era apenas a frente do edifício, e o claustro traseiro pertencia à uma irmandade dominicana. Após a Reforma Protestante todo o complexo passou a fazer parte da prefeitura. Não é possível visitar o interior do edifício.

Bela prefeitura medieval de Haarlem | Foto: © holland.com
Bela prefeitura medieval de Haarlem | Foto: © holland.com

Frans Hals Museum

Nos arredores da Grote Markt fica localizado outro importante museu de Haarlem: o Frans Hals Museum. Fundado em 1862, o museu funciona atualmente em dois endereços distintos – um deles nos arredores da Grote Markt.

O que é mais legal desse museu é que seu acervo é em grande parte dedicado à obra do artista Frans Hals, que apesar de ter nascido na Antuérpia, viveu boa parte da sua vida em Haarlem. Isso faz com que esse seja um museu único, muito ligado à história da própria cidade.

Entre as obras de arte dos séculos XVI e XVII, destaque para a pinturaThe Officers of the St Adrian Militia Company in 1633 de Frans Hals, considerada uma das principais atrações do Museu.

The Officers of the St Adrian Militia Company in 1633
The Officers of the St Adrian Militia Company in 1633 de Frans Hals

Compras em Haarlem | O que fazer em Haarlem

Se fazer compras estiver nos seus planos de viagem, Haarlem não irá te decepcionar. Dizem que até os moradores de Amsterdam costumam dar um pulinho em Haarlem de tempos em tempos por conta de variedade de lojas e dos bons preços.

Grote Houtstraat (rua de compras)

Para quem prefere lojas maiores, de departamento ou de grandes marcas internacionais, a rua Grote Houtstraat será a melhor opção na cidade. A rua é bem extensa e desce da Grote Markt cortando a cidade em direção ao sul de Haarlem.

De Gouden Straatjes (as “Ruas de Ouro”)

Entretanto, um dos diferenciais do comércio de Haarlem está nas lojas autênticas de produção autoral e artesanal. Lojas que você só vai encontrar em Haarlem. Se esse for mais o seu estilo, então você precisa separar um tempinho para explorar as ‘De Gouden Straatjes‘ ou “Ruas de Ouro”. Elas são um conjunto de 7 ruas pitorescas no centro histórico de Haarlem repletas de lojas independentes que vão desde estúdios de artesanato e lojas conceituais até lojas exclusivas de design e vintage. Ideal para quem procura por produtos originais e únicos.

De Gouden Straatjes (As 7 ruas douradas de Haarlem)
– Warmoesstraat
– Zijlstraat
– Koningstraat
– Anegang
– Schagchelstraat
– Kleine Houtstraat
– Gierstraat

Nieuwe Kerk

Para quem fez o itinerário de compras e chegou até a parte mais ao sul do centro histórico de Haarlem, aproveite para conhecer também a Nieuwe Kerk. A Igreja de 1649 foi a primeira totalmente de pedra a ser construída após a Reforma Protestante. O edifício como um todo é bem bonito e conta com detalhes interessantes na fachada, especialmente nos brasões acima dos portões.

Nieuwe Kerk
Nieuwe Kerk

Infelizmente na ocasião de nossa visita o interior da Igreja estava fechado para reformas. Fica na lista de o que fazer em Haarlem em uma próxima viagem. 😉

Jopenkerk Haarlem

Que tal mais uma Igreja para encerrar o roteiro por Haarlem? Mesmo que você já esteja cansado de visitar as igrejas da cidade, a Jopenkerk certamente irá te surpreender! Na verdade, essa é uma antiga Igreja que foi transformada em cervejaria e bar próprio da marca Jopen. Em se tratando da cena gastronômica de Haarlem, a Jopenkerk é sem dúvidas um local imperdível. Se por fora a fachada é de uma igreja convencional, por dentro o cenário é transformado pelos imensos tanques de armazenamento da cervejaria e pelo vai-e-vem dos garçons com suas bandejas repletas de copos de cerveja.

A história do local é no mínimo curiosa. Desde a Idade Média, Haarlem sempre foi uma cidade com uma rica história cervejeira. No século XV, por exemplo, a cerveja Haarlem Koyt era a mais popular do norte da Bélgica (região famosa pela produção de boas cervejas). Entre 1620 e 1640 haviam cerca de 50 cervejarias ativas em Haarlem.

Em 1995, para comemorar o aniversário de 750 anos da cidade de Haarlem, a primeira cerveja Jopen foi fabricada de acordo com uma antiga receita da cidade, original de 1501: o ‘Jopen Hoppenbier’. Deu tão certo que os fabricantes da cerveja foram autorizados a abrir sua própria cervejaria ‘Jopenkerk’ no centro de Haarlem. 

Além de mais de uma dezenas de estilos de cerveja produzidas no local, a Jopenkerk também funciona como restaurante, oferecendo pratos típicos da culinária local. Definitivamente, a melhor forma de encerrar a noite em Haarlem.

Jopenkerk Haarlem
Endereço: Gedempte Voldersgracht 2, 2011 WD Haarlem, Holanda
Horário: aberto todos os dias das 10h às 01h.
www.jopenkerk.nl/haarlem/
+ Leia o post completo sobre a Jopenkerk Haarlem

Se gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Haarlem, deixe seu comentário pra gente! 🙂


Onde ficar em Haarlem

Agora que você já sabe o que fazer em Haarlem, se você optar por passar uma ou mais noites na cidade, o Boutiquehotel Staats é nossa dica de onde ficar em Haarlem. Hotel confortável e aconchegante, bem localizado em com um excelente buffet de café da manhã. Para encontrar esse e outros hotéis na cidade pelos melhores preços, consulte o mapa abaixo:

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Haarlem

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais