Busca
Busca
Le Grand Colbert

Le Grand Colbert: um restaurante clássico de Paris e das telas de cinema

Em uma de nossas noites em Paris decidimos escolher para o jantar um restaurante bem tradicional, uma autêntica brasserie francesa. Localizado no 2º arrondissement, bem pertinho do Palais Royal e do Museu do Louvre, o Le Grand Colbert é daqueles clássicos de Paris que nenhum apaixonado pela cozinha francesa pode deixar de visitar. Um estabelecimento centenário, que de tão charmoso já foi até locação de filme com Jack Nicholson, Diane Keaton e Keanu Reeves! Sim, o filme “Something´s gotta give” (2003) ou em português “Alguém tem que ceder” teve cenas rodadas por lá. No filme, o restaurante era o favorito da personagem de Diane Keaton. Tiramos até uma foto com a claquete original. <3

Por ser um clássico que já foi até cenário de Hollywood, você já deve imaginar que a decoração do ambiente no Le Grand Colbert deve ser incrível, né? De fato, a brasserie tem uma decoração bastante peculiar, que lhe confere um ar classudo, tradicional, ao mesmo tempo que mantém o requinte digno de um restaurante em um dos endereços mais nobres da cidade-luz.

Logo que entramos, ficou fácil entender o que motivava a personagem de Diane Keaton a frequentar tanto o lugar. Das luminárias, passando pelos objetos de decoração até a mobília (cujo ponto alto era o assento estofado de canto onde nos sentamos para o nosso jantar), tudo compõe uma atmosfera suntuosa, um resgate da Paris dos tempos de glória. Vale destacar ainda a beleza do piso original, com uma riqueza de desenhos e detalhes que impressiona, lhe conferindo um ar único e especial. Para quem é do Rio de Janeiro, a decoração remete bastante a outro clássico da cidade maravilhosa: a Confeitaria Colombo, com seu pé direito alto, paredes espelhadas e decoração sofisticada.

Le Grand Colbert: ambiente classudo, assento estofado e piso maravilhoso
Le Grand Colbert: ambiente classudo, assento estofado e piso maravilhoso

Logo que sentamos à mesa, o maître veio nos apresentar o menu e explicar como funcionava a casa. Também nos ofereceu os aperitivos: uma taça de espumante para cada um, além de azeitonas e batata chips para acompanhar. Um ótimo começo de noite. 😀

Le Grand Colbert: aperitivos
Le Grand Colbert: aperitivos

Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Paris: roteiro completo de 5 dias
– Onde comer em Paris: dicas de restaurantes
– Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis

O que pedir no Le Grand Colbert

Já havíamos pesquisado um pouco sobre o restaurante e visto fotos de alguns pratos que davam água na boca, mas foi super pegar as dicas com o garçom. Existem diversas opções de pratos, boa parte deles à base de frutos do mar. Optamos pela sugestão do “menu completo”: o Le Grand Colbert Menu inclui 3 passos (entrada, principal e sobremesa) + café por 45€ por pessoa. As opções que compõem o menu variam de acordo com a época do ano. Para acompanhar todo o jantar, pedimos um delicioso vinho Bordeaux Côtes de Blayes Château Maison Neuve 2014 (18€ a garrafa). Era uma das opções de melhor custo-benefício da carta, e convenhamos que vinho francês não tem como errar, né? 🙂 Dessa forma, nossas escolhas para os menus ficaram assim:

Entradas:
Patê de salmão com torradas (Pot de rillettes aux 2 saumons pain grillé) para o Guto e queijo de cabra tostado com salada (Croustillant de chèvre chaud sur salade de mesclun) para mim. O patê estava uma delícia: bem temperado, boa textura, harmonizando muito bem com a torradinha. O meu queijo de cabra veio pelando de quente e derretendo, daquele jeito delícia recém saído do forno.

Le Grand Colbert: entradas e vinho tinto
Le Grand Colbert: entradas e vinho tinto

Principais: 
O Guto se manteve nos peixes e escolheu um Salmão com crosta de gergelim acompanhado de vegetais. Eu fui de Carne com 7 horas de cozimento, acompanhado de purê da casa (Fondant de boeuf de 7h, purée maison). Os dois pratos estavam muito bons, com salmão bem tostadinho por fora e molhadinho por dentro. O meu bife com purê estava espetacular: tempero delicioso e cozimento perfeito, com aquele ar de comida afetiva executada à perfeição. O purê vinha servido naquelas panelinhas Le Creuset de ferro fundido que são uma graça! 😀

Le Grand Colbert: pratos principais
Le Grand Colbert: pratos principais

Sobremesa: 
Escolhemos duas clássicas da casa (e da França). Para mim, a pedida foi o Baba au Rhum (Baba au rhum Grand Colbert), que era uma das opções do Le Grand Colbert Menu. A outra eram os adorados profiteroles (Profiteroles au chocolat chaud) que o Guto tanto gosta. Esse último nem estava incluído nas sobremesas do menu que a gente pediu, mas o Guto falou tanto que era a sobremesa favorita dele e acabou convencendo o garçom. 🙂

Le Grand Colbert: sobremesa e café
Le Grand Colbert: sobremesa e café

Avaliação final: Le Grand Colbert

Para amantes da sétima arte, passar por uma experiência gastronômica em um local tão cheio de charme e glamour em Paris (e que já foi até cenário de filme) foi sensacional. Fora o contexto todo do ambiente e da relação com o filme, a comida e o atendimento foram irrepreensíveis. Todos que nos atenderam foram excelentes do início ao fim. Isso sem falar do custo benefício. Para um restaurante situado nessa região e com toda essa história, o valor do Le Grand Colbert Menu é bastante justo pela qualidade do que é oferecido e pela experiência como um todo. Tivemos uma excelente noite e ficamos literalmente até perto da hora de fechar o restaurante.

Le Grand Colbert
Endereço: 2 Rue Vivienne, 75002 Paris, França legrandcolbert.fr instagram.com/legrandcolbert


Já reservou seu hotel em Paris?

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Paris?

Booking.com Booking.com

Reserve agora passeios e atrações em Paris

Você conhece o ônibus vermelho de turismo de Paris? Saiba tudo sobre o Big Bus Tours Paris

A Big Bus Tours Paris é a maior operadora da modalidade de passeios turísticos abertos em todo o mundo, aquela do ônibus vermelho. O serviço de ônibus hop-on hop-off é modelo que permite ao passageiro embarcar e desembarcar a vontade durante o período de validade do seu ticket. A rota clássica do Big Bus Paris passa pelas principais atrações de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. São 10 pontos para embarque e desembarque de passageiros.

A forma mais prática é adquirir o seu ticket diretamente no site da Big Bus Paris. Comprando pelo nosso link, você ainda terá direito a 10% de desconto no valor e todo o conforto e comodidade de já viajar com tudo planejado. Mesmo se você não souber o dia exato em que pretende utilizar os serviços da Big Bus Paris, não tem problema! O mais legal é que todos os bilhetes comprados online são “abertos”, o que significa que você poderá utilizar dentro de 6 meses após a data da compra.

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Seguro Viagem
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

4 comentários

Menu