Busca
Busca
Restaurant Polidor

Cremerie Restaurant Polidor, uma deliciosa viagem ao passado em Paris

Reconhecida pela excelência gastronômica – representada tanto pela alta gastronomia dos restaurantes estrelados quanto pelos bistrôs e brasseries de comida farta e afetiva – Paris é capaz de nos surpreender com suas “joias” escondidas pelas ruas da cidade. Uma dessas joias é a Cremerie Restaurant Polidor, um restaurante que conserva a mesma estrutura, decoração e estilo de servir desde a sua inauguração em 1845. Uma joia nem tão escondida assim, afinal, o local foi utilizado como locação para cenas do filme “Meia-noite em Paris” (Midnight in Paris, 2011) de Woody Allen.

Localizado no coração do bairro de Saint-Germain, o Polidor é uma excelente opção para o almoço depois de flanar pelas ruas e praças de um dos bairros mais charmosos e carismáticos de Paris.

Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Paris: roteiro completo de 5 dias
– Onde comer em Paris: dicas de restaurantes
– Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis

Cremerie Restaurant Polidor

Ao subir a Rue Monsieur le Prince, à medida que você vai se aproximando do número 41, percebe que está embarcando numa espécie de viagem ao passado. Ao chegar até a porta e admirar a fachada, essa sensação fica ainda mais forte. E ao entrar pela porta, nesse momento você tem a certeza de ter atravessado um portal, uma fenda no tempo para uma Paris de outros tempos.

Restaurant Polidor: salão principal
Restaurant Polidor: salão principal

Ao olhar ao redor, passeando pelas paredes e pela decoração, você tem a impressão de que de fato voltou para o final do século XIX – quando o local foi inaugurado. O piso, o teto, as madeiras, tudo ainda é preservado como no original. Inclusive o banheiro – dedicamos um parágrafo todo dedicado à ele no fim desse artigo. 🙂

Restaurant Polidor: detalhes do ambiente super antigo
Restaurant Polidor: detalhes do ambiente super antigo

Voltando as paredes, é de impressionar as pinturas retrôs indicando os nomes de pratos clássicos e especialidades da casa. No quadro negro escrito à mão estão as opções de pratos do dia, que podem variar de acordo com os ingredientes disponíveis, sempre tudo muito fresco e de acordo com a sazonalidade da colheita de cada alimento.

Restaurante Polidor: detalhe das paredes pintadas
Restaurante Polidor: detalhe das paredes pintadas

O local costuma ficar bem movimentado todos os dias. Por isso, é possível que você tenha que dividir as mesas grandes com outros clientes, algo comum na Europa. Mas não se preocupe que isso é super tranquilo e muitas vezes gera uma troca divertida de informações. No nosso caso, chegamos depois da hora de maior movimento e ficamos com uma mesa só para nós.

O que pedir na Cremerie Restaurant Polidor

Se estiver com fome suficiente, a melhor opção é o menu completo que dá direito a entrada, prato e sobremesa chamado de ‘Menu Polidor’ (22€ por pessoa, com bebidas à parte). As opções do que pedir em cada passo do menu podem variar ligeiramente em função dos pratos do dia, mas vamos descrever como referência quais foram as nossas escolhas.

Como entradas, escolhemos o Saumon fumè – carpaccio de salmão defumado e a Salade de Crevettes – salada de camarão ao curry. Ambos estavam bem frescos, tempero no ponto e foram devidamente devorados. Foi uma ótima forma de começar a refeição, depois de uma manhã inteira caminhando.

Restaurant Polidor: entradinhas
Restaurant Polidor: entradinhas

Já para os pratos principais, seguimos a sugestão da simpática atendente. O Guto foi em um dos pratos do dia – gigot d’agreau flageolets –  que era um corte de cordeiro acompanhado flageolets (um tipo de feijão). Já o meu prato principal foi um Pavè extra au poivre – um suculento e generoso corte de carne ao molho de pimenta acompanhado de batatas fritas. Esse não tem erro, é um clássico francês! A gaúcha aqui ficou bem faceira com o tamanho do filé! 🙂

Restaurant Polidor: pratos principais e o vinho que escolhemos
Restaurant Polidor: pratos principais e o vinho que escolhemos

Além de bem servidos, os pratos estavam saborosíssimos. Não temos absolutamente nada para nos queixar dos pratos: tempero, ponto da carne, combinação de sabores, tudo estava muito bom. Para acompanhar, como deu pra ver na foto, optamos por um vinho tinto E. Guigal Crozes Hermitage 2013, da região de Côtes du Rhône. Super encorpado e bem gostoso. Harmonização magnífica com os pratos de carne que pedimos.

Já a sobremesa mereceu até vídeo. Então vocês já devem imaginar que não dá pra sair de lá sem experimentar a igualmente clássica Tarte Tatin, uma das sobremesas símbolo de Paris e da França. Essa do Polidor em especial vinha acompanhada de creme de leite fresco da Normandia, de consistência e sabor incrível. A tarte tatin ou a torta de maçã com creme fresco foi a escolha do Guto (óbvio!) e a minha foi o Fraises crème fraiche ou chantilly, ou uma simples taça de morangos com chantilly. Aliás, “simples” não, era quase um “balde” de tão grande! E estava deliciosa, claro! Morango com chantilly não tem como ser ruim! 😀

Restaurant Polidor: sobremesa
Restaurant Polidor: sobremesa

Avaliação final: Cremerie Restaurant Polidor

Um dos restaurantes mais antigos da cidade, que de tão clássico, foi escolhido para cenas do filme Midnight in Paris (2011) de Woody Allen. Mas a merecida fama vai muito além do glamour do cinema e do resgate ao passado. A comida farta e afetiva, simples e ao mesmo tempo com um toque de sofisticação fazem a experiência como um todo valer muito à pena! Sem contar o excelente custo-benefício dos pratos. A opção do menu completo com preço fixo é uma excelente forma de experimentar os passos de uma típica refeição ao estilo parisiense. Vale o agradecimento às sugestões e ao atendimento da garçonete, a simpática senhora que nos atendeu e fez questão de tirar essa foto nossa. A cara da felicidade após uma experiência autêntica e maravilhosa!

Restaurante Polidor
Restaurante Polidor

Nota sobre o banheiro

Lembra que lá no início mencionamos que o banheiro ainda era “original”? Então, não se assuste ao chegar ao banheiro. Também não faça como eu que voltei e perguntei novamente onde ficava. A simpática senhora percebeu minha confusão e me explicou que era lá mesmo e que o banheiro era assim, antigo. Alguns dizem que esse é o “banheiro turco”, mas independente do nome ou da categoria, depois de observar não é difícil de entender como usar. Se julgar que isso é um problema, lembre-se de planejar uma ida ao banheiro em outro lugar, antes de visitar o restaurante. 🙂

Restaurante Polidor: banheiro ainda é o antigo
Restaurante Polidor: banheiro ainda é o antigo

Cremerie Restaurant Polidor
41 Rue Monsieur le Prince, 75006 Paris, França
www.polidor.com
facebook.com/pages/Polidor/105480136152622


Já reservou seu hotel em Paris?

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Paris?

Booking.com Booking.com

Reserve agora passeios e atrações em Paris

Você conhece o ônibus vermelho de turismo de Paris? Saiba tudo sobre o Big Bus Tours Paris

A Big Bus Tours Paris é a maior operadora da modalidade de passeios turísticos abertos em todo o mundo, aquela do ônibus vermelho. O serviço de ônibus hop-on hop-off é modelo que permite ao passageiro embarcar e desembarcar a vontade durante o período de validade do seu ticket. A rota clássica do Big Bus Paris passa pelas principais atrações de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. São 10 pontos para embarque e desembarque de passageiros.

A forma mais prática é adquirir o seu ticket diretamente no site da Big Bus Paris. Comprando pelo nosso link, você ainda terá direito a 10% de desconto no valor e todo o conforto e comodidade de já viajar com tudo planejado. Mesmo se você não souber o dia exato em que pretende utilizar os serviços da Big Bus Paris, não tem problema! O mais legal é que todos os bilhetes comprados online são “abertos”, o que significa que você poderá utilizar dentro de 6 meses após a data da compra.

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Seguro Viagem
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

1 comentário

Menu