Busca
Busca
L’Ardoise du XV

L’Ardoise du XV, bistrô gastronômico no 15º arrondissement de Paris

Em dia de visita a Torre Eiffel, aproveitamos o tempo livre do final de tarde para explorar as ruas do 15º arrondissement de Paris. Apesar de estar muito próxima de uma das principais atrações da cidade, essa não é uma região muito visitada pelos turistas. Ao invés de grandes atrações ou lojas de grifes, ruas residenciais e a vida parisiense “como ela é” vão surgindo à medida que nos afastamos da “Dama de Ferro” e caminhamos em direção ao coração do bairro. Foi nessas andanças que descobrimos o “L’Ardoise du XV“, bistrô gastronômico de bairro, frequentado pelos locais e que se mostrou uma escolha muito acertada para o nosso jantar.

L’Ardoise du XV - Fachada e a proximidade da Torre Eiffel
L’Ardoise du XV – Fachada e a proximidade da Torre Eiffel

L’Ardoise du XV: bistrô gastronômico

Chegamos no restaurante de esquina com o dia ainda claro (no verão o sol vai até as 21h00), e logo de cara a fachada elegante nos chamou a atenção. Por dentro, não muito diferente disso, a decoração em estilo clean, com cores claras em um ambiente muito bem iluminado, resultando em uma atmosfera super agradável e aconchegante.

L’Ardoise du XV - detalhes do ambiente
L’Ardoise du XV – detalhes do ambiente

Fomos recebidos pelo simpático casal de jovens atendentes que se revezaram no atendimento de todas as mesas ao longo da noite. Para entender  como funcionava o restaurante, eles nos contaram um pouco sobre a proposta do lugar. O L’Ardoise du XV segue a linha de trabalhar sempre com ingredientes frescos e pratos adequados (e adaptados) a cada estação do ano. A ideia é oferecer opções enxutas porém equilibradas, na forma de pratos que flertam com a alta gastronômica em sua apresentação e preparo, mas que se mantém dentro de um orçamento acessível. Tudo que a gente queria, não é mesmo? 🙂

Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Paris: roteiro completo de 5 dias
– Onde comer em Paris: dicas de restaurantes
– Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis

Nossa experiência no L’Ardoise du XV

Após a explicação sobre o conceito do lugar, ficamos ansiosos por conhecer o cardápio e saber quais seriam as opções do dia. Nesse momento, a primeira surpresa: ao invés de um cardápio de papel convencional, nosso atendente trouxe um quadro negro onde estavam descritas em giz todas as opções do dia.

L’Ardoise du XV - quadro negro com menu do dia escrito a giz
L’Ardoise du XV – quadro negro com menu do dia escrito a giz

Isso acontece justamente pelo fato do menu poder ser modificado com frequência, já que a preocupação é que tudo seja feito sempre com os ingredientes o mais frescos possíveis. Inclusive ao longo de uma mesma noite alguns pratos podem simplesmente acabar ou sofrer pequenas modificações em função do que há disponível.

Como fomos no verão, o cardápio era povoado de opções adequadas para essa época do ano (seja por conta dos próprios ingredientes utilizados, seja pelas receitas mais leves e frescas). Um exemplo disso são os “girolles“, uma espécie de cogumelo típica dessa estação e que logo identificamos entre as opções do menu. Para quem estiver curioso sobre qual menu vai encontrar antes de ir ao L’Ardoise du XV, uma dica é consultar o menu e os pratos do cardápio pelo site oficial: http://www.lardoiseduxv.fr/en-ce-moment-a-lardoise

Falando em cardápio, a noite o restaurante oferece um menu fixo composto por entrada + prato principal + sobremesa pelo convidativo valor de 36€ por pessoa. Enquanto escolhíamos com calma, abrimos a noite com um aperitivo típico a base de Aperol e uma terrine feita na casa com torradas para acompanhar.

L’Ardoise du XV - aperitivo típico a base de Aperol + terrine feita na casa com torradas
L’Ardoise du XV – aperitivo típico a base de Aperol + terrine feita na casa com torradas

Entradas do L’Ardoise du XV

Para as entradas, a Chai pediu algo bem fresco, o Carpaccio de Saumon Label Rouge, zeste de citron vert, ou seja, carpaccio de salmão. Eu resolvi experimentar algo que ainda não conhecia: Oeuf cocotte aux girolles, que eram ovos cozidos lentamente em baixa temperatura, servidos com cogumelos ‘girolles’ (em creme e em natura). Esse processo de cozimento mantém o ovo com uma consistência líquida, e a mistura com o creme de cogumelos gera um sabor incrível e bem diferente. Gostei bastante da pedida.

L’Ardoise du XV - entradas
L’Ardoise du XV – entradas

L’Ardoise du XV: Pratos principais

Se nas entradas a experiência já começou superando as expectativas, dá pra dizer que os pratos principais consolidaram a noite como uma das grandes experiências gastronômicas de nossa viagem a Paris.

Meu pedido foi algo aparentemente simples: Entrecôte de Boeuf, sauce marchard de vin, ou seja, um corte de carne acompanhado de purê de batatas e um molho reduzido de vinho. Eu adoro ser surpreendido por pratos teoricamente simples (como um filé com purê de batata) mas que trazem um paladar e uma perfeição na execução raros de se encontrar em qualquer lugar.

Para começar, a carne estava simplesmente ESPETACULAR, servida no ponto exato que solicitei. Das melhores que já comi não só na França, mas na vida. Lembrou as melhores experiências com carnes que tivemos nas viagens para a Argentina. Corte generoso, suculento, entremeado com uma camada de gordura na proporção correta, macia e saborosa, esplendidamente bem temperado.

Já o prato da Chai foi algo completamente diferente do meu pedido: Dos de cabillaud à la plancha, coco de Paimpol, pequillos, chorizo et basilic, ou seja, uma belo bacalhau fresco servido com ‘Coco de Paimpol’. Sabem o que é isso? Pois é, a gente também não sabia e seguindo a sugestão da casa, resolvemos experimentar. Coco de Paimpol é um grão da família do feijão, que só é produzido na comuna francesa de Paimpol (daí o nome) e justamente durante o período do verão. Oportunidade única de provar algo tão específico e ao mesmo tempo tão local. Lembra um pouco o nosso feijão de corda pelo fato de não engrossar o caldo. A combinação de sabores também estava deliciosa.

Para acompanhar, pedimos 2 taças de vinho da casa (branco e tinto).

L’Ardoise du XV - pratos principais e respectivos vinhos para harmonizar
L’Ardoise du XV – pratos principais e respectivos vinhos para harmonizar

L’Ardoise du XV: Sobremesas

De sobremesa, as pedidas foram o Macaron aux framboises et crémeux vanille e a Millefeuille à la vanille de Tahiti, dois símbolos da pâtisserie francesa. Ambos extremamente leves, com uma massa suave que se desfazia a cada mordida. O café expresso dava o toque final. <3

L’Ardoise du XV - sobremesas e café
L’Ardoise du XV – sobremesas e café

Avaliação Final: L’Ardoise du XV

Chegamos um pouco mais cedo do que o horário padrão de jantar, e aos poucos percebemos que todas as mesas foram sendo ocupadas. Vimos bastante gente com reserva, então para quem não pretende chegar cedo, recomendamos que você faça o mesmo. O público era em sua maioria formado de moradores locais, o que para nós sempre é um sinal de comprovação da qualidade do local. A clientela fiel é mais do que justificada pela excelente qualidade do atendimento e da gastronomia local. Tivemos uma experiência completa plenamente satisfatória do início ao fim. Sem dúvidas, uma excelente opção com ótimo custo-benefício para quem se hospeda pela região ou para o dia da visita a Torre Eiffel.

L’Ardoise du XV
Endereço: 70 Rue Sébastien Mercier, 75015 Paris, França
Telefone: +33 1 45 78 91 38
http://www.lardoiseduxv.fr/


Já reservou seu hotel em Paris?

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Paris?

Booking.com Booking.com

Reserve agora passeios e atrações em Paris

Você conhece o ônibus vermelho de turismo de Paris? Saiba tudo sobre o Big Bus Tours Paris

A Big Bus Tours Paris é a maior operadora da modalidade de passeios turísticos abertos em todo o mundo, aquela do ônibus vermelho. O serviço de ônibus hop-on hop-off é modelo que permite ao passageiro embarcar e desembarcar a vontade durante o período de validade do seu ticket. A rota clássica do Big Bus Paris passa pelas principais atrações de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. São 10 pontos para embarque e desembarque de passageiros.

A forma mais prática é adquirir o seu ticket diretamente no site da Big Bus Paris. Comprando pelo nosso link, você ainda terá direito a 10% de desconto no valor e todo o conforto e comodidade de já viajar com tudo planejado. Mesmo se você não souber o dia exato em que pretende utilizar os serviços da Big Bus Paris, não tem problema! O mais legal é que todos os bilhetes comprados online são “abertos”, o que significa que você poderá utilizar dentro de 6 meses após a data da compra.

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Seguro Viagem
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

1 comentário

Menu