Onde ficar em Mechelen, na Bélgica: Martin’s Patershof, um hotel boutique em uma antiga igreja

Onde ficar em Mechelen, na Bélgica: Martin’s Patershof, um hotel boutique em uma antiga igreja

Mechelen é mais uma das cidades históricas da Bélgica relativamente subvalorizadas pelos viajantes. Assim como a vizinha Leuven (Lovaina), Mechelen quase sempre é deixada de lado nos roteiros de viagem. Quando muito, a cidade é colocada como opção de “bate e volta” a partir de Bruxelas (afinal, são apenas 30 minutos de trem entre as 2 cidades). Depois de passarmos 24 horas em Mechelen – e sentirmos falta de mais tempo na cidade – a dica é: reserve ao menos 1 noite por lá! Pode ter certeza que não será tempo jogado fora, afinal, Mechelen tem muito a oferecer! A começar pela imponente St. Rumbold Tower, a torre da catedral do século 15, com 97 metros de altura e mais de 500 degraus de altura. Subir até o topo levará cerca de 20 minutos – sem contar as pausas para descansar, rsrsrs. Lá do alto, é possível ver além de Mechelen cidades como Bruxelas, Antuérpia e Leuven.

Mechelen ainda é a “casa” de uma das mais tradicionais cervejas belgas, a Gouden Carolus. É possível visitar a cervejaria Het Anker e conhecer o processo quase artesanal de produção dessa maravilha de cerveja, uma das nossas favoritas da vida! Bares, cafés, restaurantes e um delicioso centro histórico vão demandar bem mais do que algumas poucas horas percorrendo as ruas de Mechelen.

Se você se convenceu a passar uma ou mais noites em Mechelen, a dica obviamente é se hospedar bem pertinho do centro histórico, onde tudo acontece e a parte histórica da cidade pode ser explorada a pé. Que tal se hospedar em uma antiga Igreja da cidade que foi totalmente reformada e transformada em um hotel boutique 4 estrelas? Gosta da ideia? Então confere como foi a nossa experiência no Hotel Martin’s Patershof em Mechelen, na Bélgica.

+ Leia também: O que fazer em Mechelen – Roteiro de 1 dia

Hotel Martin’s Patershof: a metamorfose da igreja em hotel boutique 4 estrelas

Hotel Martin’s Patershof - que tal se hospedar em uma igreja | Imagem: acervo do hotel
Hotel Martin’s Patershof – que tal se hospedar em uma igreja | Imagem: acervo do hotel

Se você é daqueles que curtem se hospedar em lugares cheios de história, dificilmente não vai se encantar a primeira vista pelo Hotel Martin’s Patershof de Mechelen. Pelo menos para nós, essa foi a primeira vez em que nos hospedamos em um hotel construído dentro da estrutura de uma antiga igreja. E o resultado final dessa ousada ideia é nada menos que incrível!

A começar pela fachada – por fora um desavisado acredita se tratar de uma Igreja – e pela forma como internamente se aproveitaram da estrutura típica de uma igreja. Se fazem presentes arcos e pilares, o pé-direito é bem alto, e vitrais e outros muitos detalhes frequentemente remetem ao tema da religião. Fica difícil distinguir o que é original do que foi construído posteriormente apenas como referência ao estilo proposto pelo hotel. Ao mesmo tempo – não sei se pela fusão com elementos decorativos sofisticados ou pelo atendimento cordial de toda a equipe – a sensação não é de “nossa, estou de fato em uma Igreja”. A atmosfera é bem leve, agradável, aconchegante.

Outro ponto super positivo do Hotel Martin’s Patershof é a sua localização. Situado na parte sul do centro histórico, o hotel fica a 2 quadras das margens do Rio Dyje, uma região repleta de boas opções gastronômicas. Subindo mais algumas quadras é possível chegar até a Grote Markt, a praça principal e coração da parte histórica de Mechelen.

Nossa experiência no Hotel Martin’s Patershof em Mechelen

Chegada ao hotel

Chegamos a Mechelen de trem, nosso meio de transporte oficial da viagem. Da estação principal de Mechelen até o Hotel Martin’s Patershof foram 15 minutos de caminhada (1,3 km). O calçamento é bom e facilita para quem viaja com malas com rodinhas, como era o nosso caso. Não chegamos a pesquisar outras opções, mas certamente é possível utilizar ônibus ou táxi para o trajeto.

Hotel Martin’s Patershof - Igreja histórica com lobby moderno
Hotel Martin’s Patershof – Igreja histórica com lobby moderno

Na chegada ao hotel, a fachada da Igreja histórica impressiona. Toda a área do lobby é muito ampla e de muito bom gosto. Chegamos por volta de 13h30, antes do horário previsto para o check in, mas nosso quarto já estava pronto! A ideia era subir, deixar as malas e correr para conhecer a cidade. Mas ao abrir a porta, nos deparamos com…

Nosso quarto no Hotel Martin’s Patershof

Sem brincadeira, poucas vezes ficamos tão impressionados ao conhecer um quarto de hotel como dessa vez no Martin’s Patershof. Que quarto, meus amigos! Ao abrir a porta, damos de cara com um dos vitrais internos e dois divãs em meio aos arcos e colunas que dão ares palacianos ao quarto. Além da decoração, o ambiente amplo e bem decorado chama a atenção. Nosso quarto especificamente era o 220 – mas pelo que vimos, todos possuem esse mesmo estilo, apesar de serem diferentes entre si.

Hotel Martin’s Patershof - nosso quarto
Hotel Martin’s Patershof – nosso quarto

Para nos dar as boas vindas, havia um mini urso de pelúcia de presente – símbolo da rede Martin’s de hotéis, além de uma caixa de chocolates Galler – belgas, é claro!

Hotel Martin’s Patershof - presentinhos
Hotel Martin’s Patershof – presentinhos

Em termos de estrutura e conforto, o quarto oferece tudo para uma ótima estadia. A cama king size era mais confortável que muitos hotéis 5 estrelas. Ar condicionado, frigobar, TV, cofre, armários, roupões e até um gadget para carregar múltiplos dispositivos USB.

Hotel Martin’s Patershof - roupeiro, frigobar, cafeteira Nespresso e todo conforto necessário
Hotel Martin’s Patershof – roupeiro, frigobar, cafeteira Nespresso e todo conforto necessário

Acredito que as fotos já falem por si. Para resumir o quanto achamos o quarto incrível, trocamos até o nosso jantar a noite por um picnic improvisado em cima da cama. <3

Hotel Martin’s Patershof - picnic no quarto
Hotel Martin’s Patershof – picnic no quarto

Se comparado ao restante do quarto, o banheiro é simples – o que não significa que não seja mais do que satisfatório. Com uma cara mais moderna e sem a pegada da decoração religiosa, o banheiro oferece banheira integrada com aquele chuveiro-duchinha bem ao padrão europeu, além de secador de cabelos. O kit de amenities é da marca própria da rede Martin’s, com sabonete, shampoo e condicionador de boa qualidade.

Hotel Martin’s Patershof - banheiro
Hotel Martin’s Patershof – banheiro

Café da Manhã

Outra experiência única do Hotel Martin’s Patershof é o seu café da manhã. Não apenas por ser muito completo – como aliás é um padrão de toda a rede Martin’s – mas por acontecer justamente em um salão com o altar da Igreja. Ao abrir as pesadas cortinas vermelhas, aqui sim você se sente literalmente entrando em uma Igreja de verdade, com todos os detalhes de decoração, quadros, objetos, etc. A diferença está nas mesas, nos hóspedes e, é claro, no variadíssimo buffet.

Hotel Martin’s Patershof - café da manhã na igreja
Hotel Martin’s Patershof – café da manhã na igreja

Em termos de originalidade, não temos lembrança de um salão para café da manhã tão peculiar quanto esse! 🙂 Se você não tiver o café da manhã incluso na sua diária, recomendamos fortemente que escolha um dia para experimentar o buffet do Martin’s Patershof. São frutas frescas, salada de frutas, geleias caseiras, iogurtes, cereais, pães, frios e queijos para todos os gostos.

Hotel Martin’s Patershof - muitas opções no café da manhã
Hotel Martin’s Patershof – muitas opções no café da manhã

Entre as opções quentes, ovos cozidos e mexidos, além de bacon, linguiças e até feijão branco.

Hotel Martin’s Patershof - opções quentes
Hotel Martin’s Patershof – opções quentes

Entre as bebidas, uma máquina com opções variadas de sucos, chás da marca Pure Leaf a disposição, além de máquina de café com opção de expresso, cappuccino, latte machiatto, etc.

Hotel Martin’s Patershof - cafés, sucos e iogurte
Hotel Martin’s Patershof – cafés, sucos e iogurte

Nosso destaque vai para um bolo coberto por frutas vermelhas ‘in natura’ que estava delicioso, além é claro dos mini potinhos com “pastas” para passar nos pães, como o “Sirop de Liège” – uma espécie de geleia/melado de frutas bem típico da Bélgica, Nutella e Speculoos!

Hotel Martin’s Patershof - bolo de frutas delicioso
Hotel Martin’s Patershof – bolo de frutas delicioso

O que mais o hotel oferece?

Além do café da manhã, utilizamos o serviço de internet wifi que funcionou bem em todos os ambientes, com conexão bastante satisfatória.

Quanto custa se hospedar no Hotel Martin’s Patershof?

Reserve agora mesmo sua estadia no Hotel Martin’s Patershof pelos melhores preços no site da Booking. Encontramos diárias para casal a partir de 94€. O café da manhã em geral é cobrado a parte ao custo de 22€ por pessoa.

+ Hotel Martin’s Patershof: encontre agora as melhores ofertas

Avaliação final

Um hotel dentro de uma antiga e histórica Igreja já seria motivo de sobra para escolher o Hotel Martin’s Patershof para suas noites em Mechelen. Se levar em conta toda a qualidade do serviço e do atendimento, o conforto, o belíssimo café da manhã e a localização, a relação custo-benefício é excelente. Será nossa opção sempre que voltarmos a Bélgica e a Mechelen. 🙂


Onde ficar em Mechelen?

Não deixe para a última hora! Que tal pesquisar agora por outros hotéis ou apartamentos em Mechelen? Faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Como chegar em Mechelen?

A melhor maneira de se deslocar pela Bélgica é o trem. A NMBS é a companhia de trem oficial do país, que tem uma ótima malha ferroviária, trens confortáveis e pontuais. A estação central de Mechelen fica bem próxima ao centro histórico da cidade (cerca de 10/15 minutos de caminhada).

Para quem vem de Bruxelas ou da Antuérpia, o trajeto de trem até Mechelen dura cerca de 30 minutos, e a frequência de trens é grande. Como esse é um trecho curto, dá até pra comprar só na hora da viagem (o preço é de cerca de 5,50€ por pessoa). Ou você pode utilizar o Benelux Pass da Rail Europe, como contamos nesse post sobre passes de trem pela Europa.

Outra opção muito boa para visitar Mechelen é alugar um carro. A Bélgica é um país pequeno e praticamente todas as cidades podem ser alcançadas de carro em poucas horas. A gente recomenda utilizar o site da Rentcars, o comparador de preços de aluguel de veículos mais popular da Europa.


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários
Viajar é Demais