Busca
Busca
Divvino Marais em Paris

Divvino Marais: cursos em português e harmonização com vinhos franceses em Paris

Desde que a gente começou a contar nossas histórias de viagem aqui no Viajar é Demais, a pergunta que mais recebemos até hoje é: “vocês tem alguma dica de curso ou harmonização com vinhos em Paris?”. Os vinhos franceses estão reconhecidamente entre os melhores do mundo, e ter uma experiência dessas em Paris é um sonho para muita gente.

Normalmente indicávamos alguns “bar à vin” ou caves tipicamente parisienses que já visitamos – ótimos, por sinal. Mas aí logo na sequência vinha a segunda pergunta: “e curso em português, vocês conhecem algum?”. A maioria das pessoas que viaja para Paris não fala francês ou inglês fluente. Além disso, vinho é um assunto muito abstrato, que envolve aromas, sabores, sensações, e realmente não é tão simples compreender todas as informações de um universo como esse em outro idioma.

Curso ou harmonização de vinhos em Paris que seja ministrado em português? A gente sinceramente achava que nunca teria uma resposta positiva para essa pergunta, até que descobrimos a Divvino Paris.

Divvino Marais em Paris
Divvino Marais em Paris

Leia também:
– O que fazer em Paris: roteiro completo de 5 dias
– Onde comer em Paris: dicas de restaurantes
– Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis

Divvino Paris: loja de vinhos de sommelier brasileira em Paris

Imagine você ser mulher e estrangeira em um país como a França, e querer “se meter” em um segmento na sua maioria dominado por homens como o dos enólogos e sommeliers de vinhos? Pois essas são somente as credenciais iniciais de Marina Giuberti, capixaba radicada na Europa há mais de 15 anos e que desde 2013 tem a sua própria loja de vinhos em Paris: a Divvino. Aliás, não só uma loja, mas duas! A primeira Divvino continua no endereço original, no 11º arrondissement (Divvino Charonne). E a mais recente – a que visitamos – funciona no coração de um dos nossos bairros favoritos de Paris: o Marais.

Claro que nada disso viria sem muito esforço e dedicação. Para ter uma ideia, a Marina é simplesmente a única brasileira a ter o título de ‘Brevet Professionnel de l’Etat de Sommelerie (BEP)’, um dos certificados mais importantes da área. Aliado a isso, a vasta experiência trabalhando em caves e enotecas mundo afora (e até como chef de cozinha) trouxe o aprendizado necessário para o sucesso de sua loja própria.

A sommelier Marina Giuberti | Essa foto de Divvino Marais é cortesia do TripAdvisor

Loja de vinhos, cursos, eventos e ‘wine flights’

Em seus dois endereços, a Divvino Paris funciona como cave/loja de vinhos com rótulos majoritariamente franceses, selecionados em extenso trabalho de curadoria com produtores locais. No total, a carta conta com mais de 1200 diferentes vinhos, grande parte deles orgânicos, naturais ou biodinâmicos. Mas há também rótulos clássicos das grandes regiões vinicultoras da França, como Bourgogne, Bordeaux, Rhône, Vale do Loire, Alsácia, entre outras.

Mais de 1200 rótulos de vinhos, em sua maioria franceses
Mais de 1200 rótulos de vinhos, em sua maioria franceses

Mas a Divvino não é “apenas” uma loja de vinhos. Lá também são oferecidos cursos, degustações, harmonizações, e existe até a possibilidade de utilizar parte do espaço para eventos privados. Mas a melhor parte para nós, brasileiros, é que tudo isso pode ser em português! Na agenda do site oficial você consegue ver as datas previstas para os próximos cursos em português, tirar as suas dúvidas e deixar reservado para o período da sua viagem. \o/

Em relação aos cursos, além da facilidade do idioma, a maior sacada da Divvino talvez esteja no formato proposto para os de maior frequência: os “Wine Flights”. Esqueça a ideia de aulas de vinho chatas, padronizadas, esnobes… Os Wine Flights da Divvino Paris são cursos de menor duração, informais, flexíveis – e com isso, também são mais em conta. 😉

Wine Flights: harmonizações rápidas e menos formais de acordo com o conhecimento de cada cliente
Wine Flights: cursos rápidos com degustações ou harmonizações, informais e de acordo com o seu conhecimento

Na prática, os Wine Flights funcionam como seções de degustação e/ou harmonização de clima leve, divertidas e focadas muito mais na troca de experiências e em construir conhecimento a partir da bagagem de cada participante. Independente do seu nível de conhecimento sobre o tema – se um especialista em vinhos ou um simples apreciador – participar de um Wine Flight vai ampliar seu conhecimento sobre vinhos franceses e te divertir – tudo ao mesmo tempo.

Quando estivemos por lá haviam 4 categorias de “Wine Flight”, começando a partir de €30 por pessoa: “Tour de France”, “Terroirs”, “Prestige” e “Prestige Plus”. Todos são com vinhos franceses, e o preço varia em função da qualidade dos vinhos e da quantidade de taças que será servida por pessoa. Os 3 primeiros Wine Flight’s dão direito a 4 taças de vinhos diferentes, enquanto o último dá direito a 6 taças. Todos são acompanhados por cesta de pães frescos e água a vontade. Para a harmonização, é possível solicitar algumas das melhores iguarias francesas como queijos, terrines, caviar e charcuteries para você ter a experiência completa (os preços variam de acordo com o que for escolhido pelo cliente).

Em nossa visita a Divvino Marais experimentamos justamente um desses Wine Flights e vamos contar exatamente como foi, com todos os detalhes. 🙂

Wine Flight Prestige: nossa experiência na Divvino Marais

Chegamos no número 16 da Rue Elzévir por volta das 19h, horário que havíamos agendado desde o Brasil para o nosso Wine Flight na Divvino Marais. Vale destacar que fomos em um mês de agosto, auge do verão europeu e portanto ainda estava dia claro nesse horário – como eu amo o verão europeu! 🙂

Do lado de fora você já é convidado a entrar pela fachada típica de uma autêntica enoteca parisiense. As luminárias do lado de fora, a vitrine envidraçada por onde se vê o interior da loja e sua iluminação aconchegante, com garrafas de vinho presas ao teto e ardósias escritas em giz compondo o cenário ideal para beber um bom vinho.

Fachada da Divvino Paris no Marais
Fachada da Divvino Paris no Marais

Na entrada quem nos recebeu foi o Emiliano, marido da Marina que também é um dos responsáveis pela loja e fala português muito bem – mesmo sendo italiano. Apesar de “virtualmente” termos feito todo o contato e a reserva diretamente com a Marina – que além de tudo é uma simpatia! – infelizmente acabamos não nos encontrando pessoalmente com ela. Agosto é mês de férias em toda a França, e ela veio curtir as dela no Brasil enquanto a gente fez o caminho inverso e foi pra Europa.

Emiliano nos levou pra fazer um pequeno ‘tour’ pela loja enquanto o sommelier que iria nos atender preparava tudo. Abaixo da loja propriamente dita há um subsolo ainda mais amplo, onde originalmente funcionava uma cave histórica do século XVI. Com paredes em pedra, o espaço é utilizado para o armazenamento de alguns dos vinhos mais valiosos e raros, além de ser usado para eventos (com reserva prévia).

Cave histórica no subsolo da Divvino Marais em Paris
Cave histórica no subsolo da Divvino Marais em Paris

Quando subimos, já estava tudo preparado no balcão alto com vista para a rua. Nossa tábua de queijos e as taças já estavam a postos para o início do Wine Flight. Escolhemos o “Prestige”, que seria uma opção intermediária – a melhor entre as opções que davam direito a 4 taças de 4 diferentes vinhos.

Wine Flight Prestige, na Divvino Paris
Wine Flight Prestige, na Divvino Paris

A sequência dos vinhos foi a seguinte:

1. Marc Kreydenweiss – Kritt Pinot Blanc 2016

Marc Kreydenweiss - Kritt Pinot Blanc 2016
Marc Kreydenweiss – Kritt Pinot Blanc 2016

Vinho branco da região da Alsácia (fronteira com a Alemanha), região que temos um carinho todo especial. Um vinho de coloração limão pálido, muito fresco, bem jovem, seco e refrescante, com notas de maçã e mel.

2. Domaine de Lauzières – Equinoxe Rosé 2017

Domaine de Lauzières - Equinoxe Rosé 2017
Domaine de Lauzières – Equinoxe Rosé 2017

Vinho da comuna de Les Baux de Provence. Coloração bonita (rosé não muito brilhante), com notas cítricas e sabor frutado, puxado para frutas vermelhas e algumas especiarias.

3. Les Vins de Lavie: Mondeuse 2016 (tinto)

Les Vins de Lavie: Mondeuse 2016 (tinto)
Les Vins de Lavie: Mondeuse 2016 (tinto)

Vinho bio e natural da vinícola Les Vins de Lavie, uma jovem propriedade localizada no coração do terroir do vinho Bugey. As uvas são cultivadas respeitando o solo e o meio ambiente. De coloração rubi escuro, o vinho traz no aroma e no sabor amora-preta e mirtilo.

4. Clos du Jaugueyron – Haut-Medoc 2014 (tinto)

Clos du Jaugueyron - Haut-Medoc 2014 (tinto)
Clos du Jaugueyron – Haut-Medoc 2014 (tinto)

Para fechar, um vinho da clássica região de Bordeaux. Bem agradável, leve e suave. Frutado e refrescante na medida certa. Não deixa sabor residual significativo.

Enquanto nos deliciávamos com os queijos e vinhos selecionados, a loja continuava em funcionamento. Pudemos acompanhar o movimento de clientes regulares (em sua maioria franceses), os famosos “habitués”. Cada um que entrava saía de lá com pelo menos 2 ou 3 garrafas. É sempre bom ver o reconhecimento da clientela local, e constatar mais uma vez que, com exceção do idioma ser o português, a Divvino oferece uma experiência verdadeiramente parisiense.

O Wine Flight completo dura cerca de 1 hora e flui de maneira bastante descontraída. A cada vinho, Thomas nos contava um pouco da história da vinícola e da região em que foi produzido, além de explicar a melhor forma de degustar e harmonizar para tentar identificar notas, sabores e aromas característicos. Até mesmo a escolha dos vinhos é feita junto com o participante, de acordo com o conhecimento e os interesses de cada um. Por exemplo, se você tem curiosidade em experimentar os vinhos de uma determinada região, é só pedir que a harmonização segue esse caminho.

O mais legal do Wine Flight é não ser um curso formatado com informações técnicas cansativas, cheio de formalidades. É uma conversa, uma troca de informações. Não importa se você é um profundo conhecedor de vinhos e ‘terroirs’ ou se é alguém que simplesmente curte beber vinhos, a experiência vai funcionar bem do mesmo jeito. E com a possibilidade de ser em português, o idioma deixa de ser uma barreira. Experiência imperdível para quem curte vinhos em Paris.

Divvino Marais - foto com o Thomas, que ministrou o nosso Wine Flight
Divvino Marais – foto com o Thomas, que ministrou o nosso Wine Flight

Divvino Marais 
www.divvino.com
Endereço: 16 Rue Elzevir, 75003 Paris, França
Telefone: +33 9 83 74 25 04


Hotéis em Paris: onde se hospedar na capital francesa

Se você ainda não decidiu onde ficar em Paris, confere essas dicas dos melhores hotéis onde já ficamos hospedados em nossas viagens por Paris:

Britannique
Chavanel
Déclic Hotel
Le Marianne
Le Narcisse Blanc
Le Pavillon des Lettres
Le Relais Saint Germain
Paris Bastille Boutet MGallery by Sofitel
West End

Leia também o nosso artigo completo com dicas dos melhores bairros onde se hospedar em Paris:

Onde se hospedar em Paris: Dicas de hotéis e das melhores regiões para ficar em Paris

E na hora de reservar seu hotel em Paris, não deixe de fazer pelo Booking, o maior e mais confiável site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Se preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.

+ Pesquisar hotéis com desconto na Hoteis.com

Ônibus de turismo em Paris: Big Bus Tours

A Big Bus Tours Paris é a maior operadora de ônibus hop-on hop-off em Paris. Adquira o seu ticket diretamente no site da Big Bus Paris para ter 10% de desconto no valor! Os bilhetes comprados online podem ser utilizados dentro de 6 meses após a data da compra.

+ Compre agora seu ticket para o Big Bus Tours Paris

Atividades em Paris

Essas são as principais atividades que recomendamos em Paris e nos arredores da cidade:

Arco do Triunfo
Giverny e Jardins de Monet
Museu do Louvre (em breve)
Musée D’Orsay (em breve)
Palácio de Versalhes
Paris Museum Pass
Sainte Chapelle
Tour Eiffel (em breve)

Para essas e outras atividades em Paris, utilize a Get Your Guide para fazer sua compra antecipada com total segurança:

Free Tours em Paris: opções de tour guiado e gratuito na cidade

Confira a seguir algumas opções de tour guiado e gratuito em Paris. Basta escolher o free tour desejado e fazer a reserva pelos links abaixo:

Seguro viagem na França

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, a gente recomenda utilizar o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:

Seguro Viagem: França
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 20/dia*
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 27/dia*
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR) R$ 14/dia*

E a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo! Basta clicar aqui ou no banner e utilizar o cupom.

Viaje de Trem pela França

Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela França? Dá uma olhada no Eurail France Pass, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a França!

+ Consulte preços de passagens e passes de trem na França com a Eurail

Aluguel de carro na França

Para quem prefere viajar de carro pela França, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!  

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

1 comentário

Menu